Contar com o apoio de uma empresa de registro de marca é a garantia do preenchimento correto dos formulários, ter ferramentas para acompanhar semanalmente o processo e deter o conhecimento para atuar frente às intercorrências. Ainda reduz as possibilidade de um indeferimento, pois garante o cumprimento das regras da LPI (Lei de Propriedade Industrial).

Você conhece bem a expressão: de médico e louco todo mundo tem um pouco? Então, ela é capaz de resumir o porquê contar com um serviço especializado ou não. Afinal, se você está com dor, pode se automedicar (o que não recomendamos) ou procurar um profissional, que vai te examinar e dar a medicação certa. Assim você fica bom mais rápido.

Essa analogia resume bem a importância de contar com uma empresa no registro de marca, isso porque ao fazer sozinho pode levar a um pedido indeferido,  e precisar gastar duas vezes para ser o dono da sua marca. Dados do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) - órgão responsável por conceder o registro de marca no Brasil - confirmam isso.

Pelo menos 98% dos pedidos de registo de marca feitos sem apoio de um especialista são arquivados, porque não cumpriram os prazos obrigatórios ou foram preenchidos de forma errada. Neste caso, para requerer a propriedade da marca, é necessário entrar com um novo pedido.

SIIIIIIIIIIIIM!!!!

Então, para não correr este risco, entenda como uma assessoria de registro de marca pode te ajudar e quais problemas ajuda você a resolver.

O que é registro de marca?

Registro de marca é o processo que certifica uma pessoa ou empresa como  proprietária de um nome e/ou logo - de produto e/ou serviço - e dá direito de utilizá-los com exclusividade no Brasil. Solicitado no INPI, o registro protege o titular caso um terceiro utilize a marca sem autorização.

Uma marca sem registro não tem dono. Sendo assim, qualquer pessoa/empresa  no Brasil pode utilizar sem ônus o nome e a logo de uma empresa ou profissional liberal, desde que esta marca não tenha o registro®. Por outro lado, ao utilizar uma marca registrada sem a autorização do dono, pode levar a um processo indenizatório e o valor a ser pago é de 5% sobre o faturamento bruto dos últimos 5 anos. 

Exemplo: 

Ao final de 5 anos a empresa registrou um faturamento de R$1.000.000,00, a multa a ser paga é de $50.000,00. Pense nisso!

Registro de marca sozinho ou com especialista

Um dos grandes dilemas dos empreendedores é decidir sobre registrar sozinho ou com apoio de uma empresa especializada. Para escolher a melhor opção para o seu negócio, é preciso conhecer as vantagens e desvantagens de cada uma.

Sozinho
Com assessoria
Vantagens Vantagens
Menor Custo. Atuação ágil em caso de intercorrência.
Conhecimento em todas as etapas. Estrutura para acompanhar o processo semanalmente.
Desvantagens Orientação em todo o processo.
Possível pagamento de taxas erradas. Maior chance de ter o registro deferido.
Seleção incorreta da marca. Desvantagens
Pedido em desacordo com a Legislação. Custos de deslocamento (quando sem operação online).
Processo encerrado por perda de prazos. Quando assessoria não é especializada em registro de marcas.


Por que contratar uma assessoria de registro de marca?

Porque a assessoria no registro de marca garante o preenchimento correto dos formulários, possui ferramentas para acompanhar semanalmente o processo e detém o conhecimento para atuar frente às intercorrências (oposição, etc.). Ainda reduz as possibilidade de um indeferimento, pois garante o cumprimento das regras da LPI (Lei de Propriedade Industrial - 9279/96).

Ao contar com o trabalho especializado, tem-se orientação e consultoria em todo o processo, aumento significativo das chances de ter o registro confirmado. Além disso, pode reduzir o tempo de espera.

Isso porque o tempo para julgar um pedido é de até 12 meses e qualquer erro pode levar ao encerramento do processo, bem como a necessidade da abertura de um novo, as vezes dobrando o tempo e o custo para ter a proteção da marca.

Como escolher uma empresa especializada?

Busque uma empresa que ofereça:

    1. Assessoria especializada;
    2. Escopo detalhado do serviço;
    3. Valor fixo;
    4. Profissionais qualificados;
    5. Atendimento online;
    6. Analise comentários nas redes sociais e Reclame Aqui.

Assessoria Especializada

Ao contar com uma empresa perita no assunto, você conta com consultoria e orientação em todo o processo, evita sustos e problemas devido a um processo inconsistente, terceiriza o acompanhamento semanal do processo com alguém que possui ferramentas para isso e fica tranquilo para focar no que importa: seu negócio.

Vale destacar que no mercado existem muitos profissionais que oferecem o serviço de registro de marca, porém, não são especializados no assunto. Fique atento! Antes de contratar, avalie se a assessoria possui todas as ferramentas e conhecimentos para garantir o seu sucesso.

 

Escopo detalhado do serviço

Conte com parceiros que atuam com transparência, expliquem exatamente como é o processo e o que pode ocorrer em cada etapa e diga  EXATAMENTE os detalhes do serviço a ser realizado. Cuidado, não ter isso pode trazer dor de cabeça e aumentar significativamente o custo do seu processo, portanto, peça as especificações e todos os detalhes, do início ao fim de um processo.

Valor fixo

Agora que você já sabe que é importante ter todo o escopo do serviço detalhado, verifique os custos. Busque empresas que ofereçam o serviço, do início ao fim, por um custo fixo. Cuidado com as “pegadinhas” e situações mal explicadas, é aí que mora o perigo. 

Custos adicionais ao processo só quando é necessário alguma ação que está fora do que foi negociado, aí é preciso entender o que aconteceu, qual a melhor forma de resolver e se realmente é necessário fazer este investimento adicional. 

Profissionais qualificados

Conte com uma empresa que possui profissionais altamente qualificados para cuidar do seu processo e especializados na área jurídica. Assim você garante que o seu pedido tem as melhores análises, minimizando riscos com falta de documentos, processos mal elaborados ou em desacordo com a LPI. O seu negócio merece o melhor.

Atendimento Online

Ao contar com uma empresa especializada com atendimento 100% online, além de você economizar custos com viagens e impressão de documentos, faz tudo de onde estiver. Com um celular e internet, é possível conhecer o processo, escopo do serviço e ler e assinar um contrato digital, protegendo você e o seu negócio. 

Analise comentários nas Redes Sociais e Reclame Aqui

Conheça a experiências de outras pessoas com o especialista em registro de marca que você pensa em contratar. Ao acessar as redes sociais da empresa/profissional, busque por comentários e recomendações do serviço. Veja o grau de satisfação destas pessoas com o atendimento, transparência no processo, esclarecimento de dúvidas e satisfação do serviço prestado. 

Lembre-se também de visitar o Reclame Aqui. Verifique se empresa possui comentários negativos e se eles foram respondidos ou não. A não resposta já mostra o descaso da assessoria com o cliente. Ligue o sinal do alerta! E se não possuir reclamação? Geralmente é um bom sinal. Mas tire a “prova real”, como dizem na matemática, conferindo os comentários nas redes sociais.

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Quando contratamos um serviço especializado logo imagina-se que ele vai poupar muita dor de cabeça, certo? Mas nem sempre isso acontece, por isso, é essencial escolher bem e comparar a proposta de diferentes empresas. Cuidado, não foque apenas no preço, ele pode “esconder” alguma pegadinha. Analise todas as variáveis para garantir uma boa contratação.

Mas independente do que escolher, fazer sozinho ou com assessoria, registre a sua marca. Ela é importante demais para o seu negócio para ficar desprotegida. 

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