registrar marca 2021

Toda marca tem como sua maior segurança o registro feito junto ao INPI (Instituto Nacional Da Propriedade Industrial), mas por que essa necessidade cresce ainda mais conforme o tempo vai passando?  

Vou te explicar de forma clara por que você deve proteger sua marca o mais breve possível!  

Hoje em dia tudo está mais fácil e cômodo, para que ir até o local fazer sua compra se você pode pedir sentado no seu sofá e funciona do mesmo jeito? 

A tecnologia facilitou muito para o consumidor, e o COVID fez com que grande parte dos empreendedores utilizassem o meio digital para manter seu negócio ativo, mas, onde o registro da marca entra nessa história? Vamos explicar.

1. Os consumidores procuram marcas na internet

Bom, quando você quer comprar determinado produto ou contratar um serviço, a primeira coisa a ser feita é a busca na internet, encontrar o que você pretende adquirir e o principal, onde você pode fazer sua compra com segurança. 

E os quesitos são sempre os mesmos: avaliações de quem já comprou, CNPJ da empresa, custo benefício e é claro, se o empreendedor tem sua marca registrada, aquele R dentro de um círculo do lado de seu logotipo! Logo, se ele não se preocupar com seu próprio empreendimento, porque se preocuparia com seus clientes? 

Então sabemos que o registro gera muita credibilidade independente do seu negócio.  

2. Os consumidores precisam saber se aquela marca de fato existe

Com tantas pessoas trabalhando de forma digital é mais do que comum você procurar sua loja preferida em redes sociais ou no Google e ter que ficar conferindo se aquela de fato é a loja que você busca, e isso acontece por um único motivo, o dono dela não fez seu registro junto ao INPI, pois uma marca registrada concede a seu titular direito ao uso exclusivo em todo território nacional. 

Experimente colocar na busca da sua rede social “coca-cola, adidas, nike” ou até o nome de uma marca que você conhece que tem seu registro. Você só vai encontrar as lojas oficiais, e se por acaso encontrar uma que não seja genuína, acredite, logo ela não estará mais ali. 

Você sabe por que isso acontece?  

Quem tem uma marca registrada tem muitas consequências! O dono da marca pode até processar quem está usando ela de forma indevida sem o consentimento do seu titular, e é cabível de multa indenizatória por uso indevido de marca registrada, a lei interpreta isso como “Crime de concorrência desleal” sendo esse intencionado ou não. 

Acredito que ninguém gostaria de receber uma notificação extrajudicial assim, né?  

3. Os empreendedores não querem perder o investimento

 Se você é um empreendedor e tem uma marca, certamente você passou algum tempo idealizando-a, pensando nos detalhes, nas cores, se o nome iria pegar e também se era compatível com seu negócio, correto? Mas o que te garante que ninguém fez o mesmo?  

Talvez com um formato diferente e talvez com uma logomarca totalmente distinta da sua, porém até uma marca foneticamente semelhante à sua pode impedir que você tenha seu registro e com tantas pessoas buscando pelo assunto, os nomes disponíveis estão ficando escassos, então te aconselho a não perder tempo e procurar uma empresa especialista em registro de marca para fazer sua pesquisa de viabilidade.  

Com os motivos descritos acima, uma coisa acontece inevitavelmente, mais e mais empreendedores estão buscando registrar sua marca, e esse número só aumenta. Para comprovar essa informação vou te informar alguns dados da própria Consolide, tudo bem que hoje somos a maior empresa de registro de marcas do Brasil, maaaaaas…

Já registramos a marca de 15 mil empreendedores de norte a sul do país, de 2017 até agora. 

Isto é, cada vez mais os empreendedores buscam proteger seus negócios. E então, você vai ficar do lado de quem protege sua marca e tira essa preocupação da cabeça, ou você vai ficar na segunda parte das pessoas, que precisam trocar o nome da sua marca por que alguém já registrou ela? Eu escolheria a primeira opção!