Figura de duas mãos representando o número 6 com os dedos levantados e o símbolo de registro de marca atrás

Um dos principais motivos para registrar a sua marca é conseguir a garantia de proteção que o CNPJ e o registro do nome fantasia não oferecem. Esse pode ser um grande choque para muitos empreendedores, principalmente para aqueles que estão no início da jornada, mas definitivamente não são as únicas razões para você se preocupar.

Então, preste atenção: a marca está entre os mais importantes patrimônios de uma empresa. É por meio dela que o consumidor saberá diferenciar o seu negócio dos demais e criar laços de identificação, e, com o tempo, a sua poderá se tornar uma referência de qualidade…

Mas só se você registrá-la!

Neste artigo, vou mostrar todas as maiores razões para você agir o mais rápido possível!

Qual a importância do registro de marca?

Sem o registro de marca, você não tem nenhum direito sobre o nome ou logotipo que escolheu para o seu negócio, ou seja, qualquer pessoa física ou empresa pode utilizá-los, e, no pior dos casos, alguém pode realizar o registro deles no seu lugar, e você não terá mais nada.

Imagine a situação: seus clientes ficam confusos ao perceber que a sua empresa precisou trocar de nome e logotipo em todas as redes sociais, sites e canais de comunicação. O posicionamento da empresa é prejudicado, e a confiança dos consumidores diminui drasticamente. Tudo por que alguém pegou a sua propriedade sem sequer pedir autorização! Aqui entra a importância do registro de marca.

Talvez você tenha visto que o Facebook pode perder a marca Meta (empresa dona dos aplicativos Facebook, Instagram e WhatsApp) no Brasil, viu? Esse pode ser um bom exemplo do por que se preocupar urgentemente, a começar pela consulta de marca e não somente com o registro propriamente dito!

Quando é necessário registrar uma marca?

O registro de marca deve ser feito logo no início da vida da sua empresa, às vezes até antes da abertura da pessoa jurídica! Isso porque as etapas do processo de registro são relativamente burocráticas e levam um tempinho, mas não desanime: estou aqui com a intenção de ajudar.

Além de criar a sua empresa, formalizar seu CNPJ e registrar seu nome fantasia, conte com uma empresa especializada em registro de marcas, como a Consolide, para encaminhar seu pedido ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que analisará o documento de acordo com a Lei de Propriedade Industrial e com as demais demarcações administrativas do órgão.

Aliás, aproveitando a oportunidade, dá uma olhada nos seis motivos para você correr para clicar no link aí de cima e começar seu processo!

6 razões para registrar uma marca

Desde a expansão mundial até a proteção contra uso indevido, os motivos que levam um proprietário preocupado a registrar sua marca são vários, mas listei os principais abaixo.

1. Expansão segura em território nacional e internacional

A marca registrada garante à empresa o direito de seu uso exclusivo em todo o território brasileiro, com a possibilidade de expansão para mais de 120 países – por conta da participação do Brasil no Protocolo de Madri – em sua área de atuação econômica.

Então, caso o produto ou serviço vendido tenha grandes retornos e seja cada vez mais reconhecido pelo público, o empreendedor terá a segurança jurídica de explorar e usufruir novos mercados, inclusive para além das fronteiras.

2. Exclusividade de uso da marca no seu segmento

Este é o principal ponto sobre o qual falo desde o início do artigo: exclusividade de atuação. Com uma marca registrada, sua empresa possui os direitos relacionados ao nome, logotipo e tudo que compõe a marca, que, por sua vez, fica preservada para ser associada apenas à identidade do seu negócio, sem a possibilidade de outra pessoa ou empresa ter acesso.

Vale lembrar que essa exclusividade, no entanto, se restringe somente ao seu campo de atuação e à classe na qual você fez o registro.

3. Proteção contra uso indevido

Pelos direitos de exclusividade, a marca também é protegida da utilização por terceiros, preservando, assim, a sua identidade e presença no mercado. Nesse sentido, caso haja algum dano envolvendo o uso indevido do nome, a empresa poderá acionar a Justiça em busca de direito de reparação civil e exigir uma indenização.

4. Credibilidade no mercado

Uma marca registrada se transforma em um ativo valioso para o seu empreendimento, afinal, empresas que possuem registro são percebidas como mais confiáveis e bem estabelecidas, o que contribui para a perpetuação de uma relação favorável com os consumidores e a construção de uma reputação solidificada no mercado.

5. Valorização da marca

Registrar sua empresa é um investimento que rende bons frutos: o valuation – ou valor de mercado – cresce em relação a concorrentes que não possuem o famoso símbolo ® e, aos poucos, as chances de ela se tornar uma love brand aumentam imensamente.

Já pensou em poder vender produtos, serviços ou o próprio negócio por um preço maior só por causa da certificação?

6. Possibilidade de abertura de franquias

Além dos royalties pela utilização da marca serem uma excelente forma de remuneração, uma empresa em crescimento – com registro! – se torna imediatamente confiável para qualquer interessado e consegue ampliação através de franquias de um jeito muito mais fácil e seguro.

O processo conduz ao desenvolvimento e à gestão assertiva do seu negócio, possibilitando que novas oportunidades surjam e sejam conquistadas através da marca consolidada.

Ainda assim, não custa reforçar que realizá-lo 100% sozinho(a) pode se mostrar uma tarefa muito complicada e custosa, afinal, se qualquer coisa der errado durante as etapas necessárias, é você quem arca com o prejuízo.

Quer dormir tranquilo(a)? Entre em contato comigo pelo Instagram da Consolide ou pelo botão no canto superior direito da sua tela e faça o registro evitando complicações e garantindo o bom resultado que a sua empresa precisa.