Ilustração de uma mulher abraçando um coração com dois símbolos de registro de marca voando pela imagem

Para tornar uma marca amada e fazer dela uma love brand – nome dado às empresas com clientes que também são fãs e defensores dela –, você precisa criar valores que sejam reconhecidos pelas pessoas, fazer ações promocionais que falem com o público-alvo e se posicionar no mercado de forma clara e 100% autêntica.

Diversas marcas caíram no gosto das pessoas ao redor do mundo com ações de longo prazo que as fizeram ser amadas pela clientela, e a sua também pode chegar nesse nível!

Saiba, na leitura a seguir, tudo o que é indispensável para que sua marca seja reconhecida como uma love brand.

O que é love branding?

Love branding é o nome dado para as técnicas de marketing usadas para criar love brands, ou seja, empresas que ultrapassam a relação comum entre CNPJ e cliente e se tornam essenciais e amadas pelos consumidores.

É dessa forma que são criados os famosos “advogados da marca”, pessoas que defendem uma empresa a qualquer custo e que, quando se reúnem, formam uma comunidade de marca.

Tome você mesmo(a) como exemplo: certamente, você tem um restaurante preferido, um supermercado que você frequenta mais ou mesmo uma loja onde prefere fazer as compras na sua cidade.

Ainda que menores ou mais regionais, esses tipos de negócio também são considerados love brands se tiverem fãs como você defendendo e optando pela marca em detrimento a outras!

Chegar nesse patamar – nesse nível de paixão! – vai ser essencial para conquistar uma boa parcela de mercado e garantir que sua empresa esteja sempre competitiva e crescendo e na mente das pessoas, dentre diversas outras vantagens.

Quais são as vantagens do love branding?

Ter clientes que olham o valor do produto em si e não apenas o preço, contar com defensores e propagadores da marca, conquistar seguidores mais fiéis e ter facilidade de atrair talentos para a empresa são as principais vantagens do love branding.

Os clientes verão valor acima do preço

Se sua marca é uma love brand, os clientes terão mais confiança nos produtos e serviços que você tem a oferecer, o que agregará mais valor para o que está sendo vendido, mesmo que o preço em si seja maior que o da concorrência.

Lembrando que o preço é o dinheiro que deve ser pago para comprar alguma coisa, enquanto valor é um sentimento atribuído ao produto ou serviço por cada comprador – e não pode ser estimado. Por exemplo, uma pessoa pode estar disposta a pagar um preço maior em um item por ver maior valor nas vantagens disponibilizadas por ele.

Você terá propagadores da sua marca

Os clientes são a melhor publicidade não paga que você pode ter, já que, muitas vezes, uma recomendação fala mais alto na mente de outros possíveis consumidores do que uma propaganda. E seus advogados da marca serão os primeiros a indicar sua empresa para outras pessoas!

Você terá clientes mais fiéis

Uma love brand tem a garantia de que praticamente tudo o que for lançado no mercado pela empresa será bem visto pelos clientes mais fiéis, desde que os lançamentos estejam alinhados aos princípios e posicionamento da marca.

A empresa atrairá mais talentos

Sua empresa será tão amada e terá tantos fãs que as pessoas vão não só comprar, como também querer trabalhar com você! E o lado bom de ser uma love brand é que os candidatos já saberão qual é a cultura da empresa e podem se adequar a ela mais facilmente.

Quer aproveitar todos esses benefícios e colocar a mão na massa para fazer a sua empresa se tornar uma love brand? Segue o fio!

O que faz uma marca ser amada?

Para uma marca ser amada, ela precisa seguir algumas ações que vão ajudá-la a chegar no patamar de love brand.

  • Valores claros: tudo o que a marca faz e divulga precisa estar de acordo com suas crenças para que todos tenham isso na mente, um bom exemplo é a Boticário, que é uma empresa que move seu negócio por meio de práticas que colaboram para a preservação do meio-ambiente.
  • Público-alvo bem definido: quem fala com todo mundo, acaba falando com ninguém. Saber quem é o seu público de interesse ajuda a criar uma identidade mais autêntica, gerar conexões mais fortes e pensar num marketing assertivo que, certamente, vai trazer um resultado melhor do que uma campanha genérica.
  • Ações que reforcem os valores da marca: se uma das bandeiras do seu negócio é ajudar a cuidar do planeta, vale a pena investir em ações contra o desmatamento, criar produtos sustentáveis ou feitos a partir de material reciclável, por exemplo.
  • Monitoramentos constantes: estar de olho na reação das pessoas a posicionamentos e lançamento de produtos ou serviços – seus ou de concorrentes – é outra ótima forma de saber como direcionar as comunicações mais assertivas para o seu público-alvo e fazer ajustes nas campanhas seguintes.
  • Falar a “língua” das pessoas: lembra do que você leu sobre público-alvo? Se comunicar da forma que seus clientes ideais se comunicam, mesmo que seja com gírias, traz personalidade ao negócio e personifica sua marca, facilitando a identificação.
  • Disponibilizar mais do que o produto oferece: focar na experiência do cliente é essencial. Se você oferece um produto, faça com que a caixa, por si só, já seja impactante. Se trabalha com serviços, faça com que os cllientes contem com um atendimento impecável e profissionais carismáticos e acolhedores.
  • Registro: já pensou em construir uma comunidade final e, de um dia para o outro, perder o direito de usar o nome do seu negócio? As maiores love brands do mundo – que você conhecerá no próximo tópico – não correm o risco de perdê-las porque são registradas nos órgãos protetores, como o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) no Brasil, daí a importância de cuidar da sua marca e zelar por ela!

Isso tudo precisa ser trabalhado com calma e com tempo para que as pessoas possam desenvolver um sentimento afetivo pela marca, mas, uma vez tendo a galera do seu lado, pode sorrir, porque a lealdade tem tudo para ser super benéfica para o seu negócio.

E quando o cliente desenvolve esse sentimento afetivo com a marca?

Depende. O trabalho de branding – gestão da marca – é contínuo, nunca para. Por conta disso, esse é um processo que, geralmente, leva alguns anos para acontecer, mas, quando uma empresa chega ao patamar de love brand, ela costuma se fixar nessa posição por décadas!

É questão de paciência e acompanhamento constante das tendências e interesses do público. Absolutamente tudo o que uma empresa fizer precisa ser pensado na satisfação do cliente final.

Agora, antes de você ir, que tal alguns exemplos de love brands que estão em alta e que podem ser inspiradoras?

Marcas mais amadas do mundo: 10 exemplos para se inspirar

Disney, Netflix e Amazon são algumas das marcas mais amadas do mundo inteiro. Confira suas histórias e descubra como elas conseguiram chegar nesse patamar!

1. Disney

 

A Disney foi fundada em 1923 pelos irmãos Walt Disney e Roy Oliver Disney, com foco em animações, mas acabou expandindo seus negócios ao longo dos anos para diversos outros produtos licenciados.

A gigante do entretenimento sempre baseou seus conteúdos e produtos em uma única coisa: magia. Por meio desse conceito, conseguiu conquistar uma legião de fãs que sonham com a magia das coisas e que podem ver isso se tornar “real” através dos parques, animações, filmes e outros produtos da marca.

2. Coca-Cola

 

A empresa, que começou a vender um xarope para o estômago em maio de 1886, é, hoje, conhecida como o refrigerante mais famoso do mundo e amada pelo “gosto de felicidade” que vem marcando na cabeça dos consumidores ao longo dos anos.

3. Netflix

 

Nascida em 1997 com a ideia de fornecer o aluguel de DVDs por correio, atualmente, a Netflix se tornou o maior serviço de streaming no mundo, já disponível em 190 países e em mais de 30 línguas diferentes.

Os principais fatores que fizeram a plataforma crescer e conquistar o coração dos fãs foram suas apostas em histórias originais e únicas e seu modo de agir nas redes sociais, principalmente no X – antigo Twitter –, se comunicando de forma despojada e como se fosse uma amiga conversando com a sua galera.

4. Apple

 

A Apple surgiu em abril de 1976 com os jovens Steve Wozniak, Steve Jobs e Ronald Wayne, que tinham como objetivo começar a produzir e vender o primeiro computador Apple I. De lá para cá, se tornou uma potência mundial e uma referência no mundo da tecnologia.

O oferecimento de soluções com design robusto e tecnologia de ponta contribuíram para que a marca se posicionasse no mercado como um símbolo de status social e de pertencimento a um grupo seleto nos dias de hoje, principalmente por conta do iPhone, o telefone que é carro-chefe da companhia.

5. Harley-Davidson

 

A história da empresa começou em 1903 com os irmãos Arthur e Walter Davidson e William S. Harley em Wisconsin. A equipe montou sua primeira moto em um local com apenas 3 m² e trouxe diversas inovações para o setor de motocicletas.

Seguindo a mesma ideia de vender um benefício intangível do produto, a Harley-Davidson propaga a sensação de liberdade trazida pelas suas motos, além de um design característico que contribuiu para o surgimento de um grupo de pessoas que simpatizam com o mesmo gosto.

6. Nike

 

A Nike iniciou suas operações em 1964, nos Estados Unidos, mas só ganhou fama com sua expansão em 1978, quando começou as operações na América do Sul e Europa e passou a fazer investimentos em marketing esportivo.

A marca se destacou e se tornou amada por seus esforços em criar tecnologias de ergonomia e bioimpedância para o desenvolvimento de novos produtos, tornando-se uma referência quando o assunto é calçado de qualidade para prática de atividades físicas e cotidianas.

7. Lego

 

O Grupo Lego foi fundado na Dinamarca, em 1932, na pequena oficina onde o carpinteiro Ole Kirk Kristiansen produzia seus brinquedos de madeira. Com o passar dos anos, a empresa conquistou seu espaço no mercado e, hoje, já possui operações em mais de 40 países.

Foi ao incentivar que seus clientes usassem a imaginação para criar qualquer coisa que estivesse em suas mentes com as peças produzidas pela companhia que a Lego passou a ser uma marca bem vista pela clientela, além das suas diversas parcerias estratégicas com outras franquias queridas do grande público.

8. Amazon

 

Criada em 1994 por Jeff Bezos, a Amazon era uma loja digital de livros inicialmente, mas não demorou muito para oferecer diversos outros produtos em seu e-commerce.

Um dos grandes diferenciais da marca é o fato de ter diversos produtos à disposição e entregas extremamente rápidas em relação ao restante do mercado. Com tudo isso unido, era impossível a gigante do varejo não cair nas graças do público.

9. PlayStation

 

Em 1995, surgiu o primeiro PlayStation, um console de mesa fabricado com o objetivo de trazer mais possibilidades de gameplay para os jogadores por meio do seu leitor de disco e controle inovador para a época em que foi lançado.

Hoje, a empresa é amada pelos gamers por trazer jogos exclusivos e originais, focados em narrativas fantásticas, além, é claro, das diversas tecnologias implementadas pela empresa em seus consoles com o passar do tempo.

10. Nintendo

 

Concorrente direta da Playstation, a Nintendo foi fundada em 1889 como uma fabricante de jogos de cartas, mas a criadora de jogos clássicos, como Super Mario Bros e Donkey Kong, passou a ser amada por ser sinônimo de jogos casuais, divertidos e que unem toda a família para jogar no sofá.

Todas essas empresas levaram um bom tempo para se tornarem love brands, mas, em contrapartida, são nomes consagrados no mercado mundial e extremamente estáveis atualmente. Com paciência, seu negócio pode ser o próximo da lista!