Muitos empreendedores investem todo o dinheiro economizado por anos, dedicam tempo e energia na criação de um novo negócio e de repente… Alguém vai lá e copia sua marca! E pior: o empreendedor que suou a camisa por tanto tempo agora nem pode mais usar o nome de seu negócio, porque a outra pessoa registrou a marca no INPI - Instituto Nacional de Propriedade Intelectual. 

Ficou assustado com essa hipótese? Acontece até na novela, mas é vida real: existem muitos casos de empresas que perderam o direito de uso da marca porque outra empresa ou pessoa fizeram o devido registro da mesma. 

Antes de falar sobre a importância de se registrar a marca assim que o negócio for criado, preste atenção no que, de fato, é o tal registro de marca. Podemos dizer que o registro formaliza a proteção do negócio e propriedade sobre uma determinada marca (nome e símbolo) e é amparado pela lei 9.279/96 (Lei da Propriedade Industrial). 

O registro de uma marca deve ser protocolado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Mas atenção: ele é bem diferente do CNPJ! Com o certificado de registro em mãos, o empreendedor tem os direitos de uso da marca, como se tivesse a escritura de um imóvel.

A marca pode ser o maior patrimônio de sua empresa

Você sabe quanto vale a marca Coca-cola? Ou o Google? Ou até mesmo a marca mais valiosa do mundo, a Apple? Os números estão na casa dos bilhões. A marca está entre os mais importantes patrimônios de uma empresa. É como se fosse seu DNA, o referencial da qualidade daquele produto ou serviço. 

Se a marca da sua empresa ou até mesmo o domínio do seu site não estão registrados, estão vulneráveis a possíveis cópias, ações de pirataria ou uso indevido. Sem contar que se a Você já parou para pensar que qualquer um pode copiar a sua marca?

Sem contar que você pode estar usando - sem saber - uma marca que já existe. E se a marca já tiver sido registrada por outra pessoa, você terá que mudar a marca da sua empresa, o que pode gerar sérios prejuízos ao seu negócio, além de um trabalho de anos jogado fora. Por isso, não importa o tamanho da sua empresa, registrar sua marca é proteger seu patrimônio.

Possuir uma marca registrada traz inúmeros benefícios para o seu negócio, por isso selecionamos cinco deles, confira:

Benefício 01 - Evita cópias ou uso indevido

Imagine então lançar uma marca no mercado, dedicar todo seu tempo e trabalho e descobrir que está investindo em algo que não é seu? Se a marca da sua empresa não está registrada, você pode estar utilizando um nome que já tenha dono. 

E se isso acontecer, mesmo que você esteja utilizando a marca há bastante tempo, você não terá direito algum sobre ela, podendo ser processado e até pagar uma indenização por utilizar uma marca registrada indevidamente.

Ou seja: tem que registrar! Após o registro da sua marca, você garante o direito de uso exclusivo em todo o território nacional, no seu segmento de mercado.

Isso quer dizer que, por exemplo: se você tem uma pizzaria que se chama Pizza Hut, não poderá existir outra pizzaria com esse mesmo nome, impedindo que outras empresas utilizem sua marca sem autorização.



Cópia da grife Dolce & Gabbana 

Benefício 02 - Marca registrada ® passa credibilidade

Sabe aquele “errezinho” pequeno (®) que aparece ao lado das marcas e que passa uma grande segurança e confiabilidade? Então, aquele símbolo não é apenas para grandes empresas: a sua também pode possuir, exatamente como a Coca-cola, por exemplo.

Basta registrá-la e você poderá inserir o ® na sua marca. Além de agregar valor ao seu empreendimento, produto ou serviço, transmite credibilidade e indica a procedência e qualidade.

call to action para página de conversão checklist para registrar a marca

Benefício 03 - Sua marca é sua propriedade

Sua marca recebe um certificado de registro e ela passa a ser uma propriedade. Inclusive fica de herança, sabia?! Pois é, sua marca poderá permanecer em sua família para sempre, pois o registro é válido por 10 anos e pode ser renovado quando completar esse período, ou seja, basta renovar que ela sempre será sua.

Benefício 04 - Possibilidade de franquear

Se a sua marca registrada se consolidou no mercado, você pode pensar na possibilidade de franquear o seu negócio. Sim, somente quem já deu entrada no registro da marca é que pode franquear, expandindo e gerando ainda mais receita.



A marca O Boticário tem uma rede de franquias

Benefício 05 - Licenciar o uso da sua marca

Imagine que sua marca vire uma febre nacional. Se você possuir o registro, você pode licenciar para que outras empresas explorem o uso dela, criando diversos produtos com sua marca e aumentando ainda mais seus rendimentos sem deixar de ser o proprietário da marca.

Por exemplo, a Disney licencia o uso do Mickey Mouse, por isso você vê vários produtos do Mickey pelo mundo inteiro.

Esses são apenas 5 dos inúmeros benefícios e vantagens de possuir o registro da sua marca. Não corra o risco de perder o maior patrimônio da sua empresa, registre sua marca antes que alguém registre e você tenha que começar tudo do zero.

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