Está realmente difícil conseguir clientes para sua loja de roupas, na crise?
Talvez você já tenha ouvido ou lido conselhos por aí, como: “faça uma promoção para queimar o estoque e conseguir recursos para enfrentar a pandemia”.
Muitas lojas do setor de vestuário tiveram que fechar as portas para os clientes, e os estoques podem ter se acumulado. Mas você não pode considerar isso como sendo a única solução para os problemas de sua loja.
O que você realmente precisa se perguntar é: o que as lojas que não param de vender durante a crise REALMENTE estão fazendo?
O segredo é pensar, planejar e executar ações para continuar gerando receita e cumprindo com os compromissos financeiros importantes, como: aluguel comercial, contas e pagamento dos funcionários (se houver).
E aqui estão exatamente os passos que você precisa seguir para conseguir clientes em sua loja de roupas durante a crise.
Passo número 1: Você precisa criar promoções que realmente beneficiem os clientes.
Passo número 2: Você precisa estar presente no mundo digital e vender online.
Passo número 3: Você precisa dedicar algum tempo na divulgação do seu negócio.
Vamos falar detalhadamente sobre cada um dos passos. Bora começar?
Passo 1 - Crie promoções que realmente beneficiem os clientes
Para ter sucesso em uma promoção em sua loja, você precisa fazer com que o cliente sinta que realmente está comprando algo por um valor abaixo da média. Mas é claro que nesse equilíbrio dos pratos o seu negócio não pode ter prejuízo. Então confie em nossas dicas para criar e executar promoções que gerem valor para o cliente - e para você:
Ofereça desconto real nos produtos
Seu cliente também pode estar atravessando este período com dificuldades, portanto a dica é oferecer descontos que realmente façam a diferença no bolso de quem compra. Diminuir a margem de lucro nos produtos talvez seja necessário, afinal é melhor lucrar um pouco menos do que não vender nada, correto?
Descontos de 30%, 40%, 50% (ou mais) são uma fórmula eficaz para atrair novos e antigos clientes. É praticamente impossível encontrar uma pessoa que não seja atraída por um bom desconto (ouvimos Black Friday?), portanto capriche na promoção e gere mais vendas durante a pandemia.
Uma outra ideia é promover combos de produtos do tipo “compre 1, leve 2”. Este tipo de promoção funciona bem para os lojistas que querem limpar o estoque. São pequenas ações como esta que ajudam seu negócio a enfrentar a crise, conseguir clientes e equilibrar as finanças.
Crie um cartão fidelidade para os próximos três meses
Quando os clientes passam a fazer parte de um grupo especial, eles têm uma sensação de pertencimento, algo fundamental para ativar os gatilhos de compra. Uma ideia é criar um cartão fidelidade e fazer seus clientes se sentirem “VIPs”.
Este tipo de ação traz vantagens também àqueles clientes fiéis, já que podem experimentar uma sensação de recompensa, pois o cartão preenchido pode render um benefício extra.
A cada seis compras, por exemplo, você pode oferecer um brinde ou um desconto na próxima compra. Como estamos enfrentando um período atípico, por conta da pandemia do coronavírus, estabeleça o tempo de duração do cartão para que o consumidor não demore a comprar novamente - sugerimos 3 meses, mas isso fica a seu critério.
Também é importante estipular regras claras para o funcionamento do cartão fidelidade, para não correr o risco de interpretação equivocada por parte do consumidor. E não esqueça de facilitar a entrega do brinde para cada cliente que completar a cartela.
O site Canva, especializado em design de materiais úteis para qualquer tipo de negócio, disponibiliza alguns modelos prontos e editáveis (gratuitos) para cartão fidelidade, como este aqui, específico para loja de vestuário. Aproveite e crie o seu!
Agora vamos para o próximo passo que vai ajudar a acelerar suas vendas no setor de vestuário em tempos de crise. Continue aqui.
Passo 2 - Marque presença no mundo digital e comece a vender online
Depois que a pandemia se instaurou no mundo, muitas pessoas passaram a realizar compras online, no intuito de evitar aglomerações em ambientes públicos. Estima-se que mais de 70% dos brasileiros se renderam a esse hábito. Se você ainda não tem um e-commerce (loja virtual), uma sugestão é utilizar uma plataforma pronta para a venda de produtos. Veja alguns exemplos:
Shopify - plataforma online onde você pode criar sua loja virtual de forma acessível e com vários modelos de layout (visual) prontos à disposição. Todas as lojas criadas são otimizadas para telas de celular e tablet. Uma das vantagens que a plataforma oferece é a conexão com o Facebook e o Instagram, permitindo anúncios segmentados para o seu público-alvo.
Wix - plataforma para lojas online onde você pode criar a sua de forma intuitiva, mesmo não tendo experiência em desenvolvimento de sites. O site disponibiliza várias formas de pagamento pelos consumidores.
Nuvemshop - plataforma com mais de 40 modelos disponíveis para personalizar sua loja virtual, permitindo integração com os correios e outras empresas de envio de mercadorias.
Pela internet é possível conseguir clientes vendendo praticamente qualquer coisa. Um outra opção é apostar nos Marketplaces. Vamos entender a seguir.
Cadastre sua loja em Marketplaces
Muito conhecidos pelo consumidores, os Marketplaces são portais de compra e venda de produtos que podem ser comparados a shoppings, e permitem que os lojistas criem um perfil que vira uma espécie de loja virtual para vender os itens.
E como começar a vender nos principais Marketplaces nacionais? O primeiro passo é preencher o cadastro em quantos portais você quiser. Veja uma lista dos mais conhecidos:
- Amazon
- Americanas
- Carrefour
- Colombo
- Dafiti
- Leroy Merlin
- Madeira Madeira
- Magazine Luiza
- Mercado Livre
- Netshoes/Zattini
- Novo Mundo
- Ricardo Eletro
- Shoptime
- Submarino
- Via Varejo (Extra, Pontofrio, Casas Bahia)
Alguns Marketplaces exigem, além do cadastro no site, alguns documentos legais. A documentação necessária pode variar, mas em geral é preciso:
- CNPJ
- Comprovante de Inscrição Estadual
- Declaração do regime de tributação
- Alvará de funcionamento do estabelecimento
- e-CNPJ / Certificado A1
Assim que finalizar o cadastro, você já pode enviar os dados dos seus produtos e começar a operação de vendas no Marketplace. A cada venda, você se responsabiliza pela entrega e, também, por trocas e devoluções. O Marketplace repassa mensalmente o valor referente às vendas, e recolhe uma taxa de comissão que varia conforme a plataforma.
Pronto para o próximo passo? Bora lá!
Passo 3 - Dedique algum tempo na divulgação do seu negócio
A divulgação é a alma do negócio, não é mesmo? Hoje em dia as redes sociais - especialmente o Instagram são canais perfeitos para conseguir clientes novos e fidelizar os que já existem. Acompanhe as dicas.
Aposte no Instagram para vender mais
O Instagram é a rede social do momento, e serve como uma vitrine para os seus produtos. Antes de qualquer coisa, transforme o perfil de sua loja em uma conta comercial. Basta abrir as configurações, clicar em “conta” e selecionar a opção “mudar para conta profissional”.
Tendo esse perfil comercial no Instagram você poderá conhecer melhor os seguidores do negócio, acompanhar o desempenho das publicações e criar promoções direcionadas aos clientes.
A frequência de postagens é um dos fatores que podem tornar o seu perfil relevante e alcançar cada vez mais público. O ideal é que você organize um planejamento de conteúdo, definindo o que será divulgado, de que forma e com qual frequência.
#Dica Consolide
Se você já tiver seu site, é possível colocar no perfil um link para redirecionar os seguidores para a página oficial da loja.
Capriche nas fotos dos produtos (elas importam, sim!)
Tirar boas fotos não é frescura, afinal está mais vivo do que nunca aquele ditado de que “a primeira impressão é a que fica”. Em se tratando de Instagram, podemos dizer que as imagens são a matéria-prima desta rede social, já que seu objetivo é justamente o compartilhamento de fotos.
Mas não se preocupe, não é preciso investir em equipamento fotográfico profissional. Se o seu smartphone tiver uma câmera de qualidade, ele pode cumprir bem o papel de tirar boas fotos.
Pense em compor um cenário com fundo adequado, mas tome o cuidado para que a imagem não fique muito “poluída” - muitos elementos podem chamar mais atenção do que o próprio produto.
A palavra de ordem é: harmonia. Pesquise lojas concorrentes e outras marcas que você admira e salve inspirações para produzir suas fotos. Na maioria das vezes, fotos mais minimalistas, com fundo discreto, causam melhor impressão no feed do Instagram. Veja o exemplo abaixo.
Explore todos os recursos do Instagram
Até 2021, os vídeos responderão por 82% do tráfego de internet mundial. Não, você não leu errado. 8 em cada 10 conteúdos postados terão esse formato. E por que então não entrar com o pé direito nessa tendência?
O Instagram permite que você faça stories (vídeos curtos de até 15 segundos) e vídeos do IG TV (mais longos). Use estes recursos a favor de seu negócio.
Faça vídeos mostrando as novidades, conversando com clientes e explorando os bastidores de sua loja. Além disso, use a abuse das Lives, onde você entra ao vivo para conversar com seus seguidores, mostrar os produtos que chegaram e comunicar informações sobre o funcionamento de seu negócio.
Utilize os stories também para interagir com seus clientes, fazendo enquetes, abrindo espaço para perguntas, marcando clientes. Essa é uma das formas de manter um bom relacionamento com o público. Não esqueça de responder a todos os comentários nas fotos – principalmente aqueles com dúvidas em relação ao negócio. Também procure usar hashtags que ajudam o algoritmo do Instagram a propagar o seu perfil.
Sempre deixe claro o preço do produto
Uma das coisas mais importantes que você deve ter em mente na hora de divulgar seus produtos: deixar claro o preço deles. O Instagram permite que o lojista coloque os preços nos produtos divulgados no feed, trazendo agilidade para efetuar a venda. Ao clicar na foto, o cliente é direcionado à página de compra.
Expôr o preço do produto é particularmente importante por que, se o seguidor se interessar por um produto, ele pode imediatamente comprá-lo. Simples assim. Uma outra ideia é colocar os valores na legenda da foto.
Faça parcerias com influenciadores digitais
O marketing de influência pode ser explorado para alavancar suas vendas. Você sabia que 91% dos jovens da geração millennial acessa novos conteúdos em sites e redes sociais, tendo contato direto com os influenciadores digitais?
Para negócios menores, é possível apostar nos chamados microinfluenciadores, que atuam em nichos, influenciam um número menor de pessoas e atingem a um determinado público - que pode ser o seu.
Geralmente os microinfluenciadores contam com menos de 25.000 seguidores (por isso ganham esse nome), mas têm um público bastante ativo nas redes sociais. Saiba que quanto maior o número de seguidores, menor a taxa de curtidas e engajamento. Isso significa que quanto menos seguidores um perfil contabiliza, mais curtidas e comentários ele tem, proporcionalmente. Bingo!
Você pode entrar em contato com influenciadores que tem afinidade com seu público e tipo de negócio e propôr uma permuta, que pode acontecer de duas formas:
- o influenciador faz a divulgação de sua loja, em troca de produtos.
- sua loja envia produtos para o influenciador, sem uma contrapartida garantida. Ou seja, eles recebem o produto, mas falam da marca se quiserem.
Outra forma de fazer parceria com influenciadores é através da afiliação: o influenciador recebe um link ou código do site de seu negócio - em geral e-commerce - para divulgar e receber um percentual por cada venda fechada. Com esse modelo, é possível acompanhar os dados e o nível de engajamento do público com a sua marca.
Invista em anúncios no Instagram
Uma das maneiras de ter mais alcance de público dentro do Instagram é por meio dos anúncios pagos. Essa prática é excelente para que sua marca chegue às pessoas que ainda não a conhecem (ou não a acompanham).
Para criar anúncios no Instagram, você precisa ter uma página no Facebook vinculada ao perfil. Acesse a página Gerenciador de Negócios do Facebook e crie sua conta. Depois, siga os seguintes passos:
- Acesse o perfil do seu Facebook e clique no botão Criar anúncios
- Escolha o objetivo da sua campanha focando nos resultados que deseja alcançar e, principalmente, no seu alvo
- Faça a segmentação do público que deseja atingir (localização, idade, gênero, idioma) e lembre-se: quanto mais específico para o seu segmento, melhor
- Em Plataforma, selecione a rede social do anúncio: Instagram
- Informe o orçamento e escolha o formato do anúncio
- Enfim coloque a campanha para rodar no período determinado
Acompanhe os resultados e métricas
O Instagram oferece relatórios nas contas comerciais com informações sobre atividades, engajamento, conteúdo e público. Conhecer a faixa etária, dados de localização e gênero dos seguidores que se envolvem com a sua marca é bem importante para produzir melhores conteúdos e segmentar melhor os anúncios.
Para entender o comportamento de sua audiência, vale também ficar de olho no desempenho dos stories a partir das métricas do Instagram Insights.
Planeje seu futuro como lojista
Os impactos do coronavírus podem desestabilizar a economia, e é muito importante que os pequenos empreendedores estejam preparados para a imprevisibilidade. Você não está sozinho nessa. É perfeitamente compreensível para todos o que estamos passando.
Se você estiver atravessando dificuldades, uma das soluções é negociar com os seus fornecedores alguns prazos de pagamento. Se possuir dívidas com banco, busque estender os prazos, mas também adequar o valor pago por mês conforme o seu faturamento. Se não for extremamente necessário para manter o seu negócio vivo, não realize nenhum tipo de dívida.
Por outro lado, você também pode usar esse período de crise para analisar o mercado, desde concorrentes a clientes, para entender o que pode melhorar, e para consolidar sua presença online, tão importante nos dias atuais. Aproveite para se capacitar, com cursos online para empreendedores, e se desenvolver como profissional e gestor.
Caso precise de ajuda, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco, pois esse é um momento de ajuda mútua e nós, da Consolide, desejamos que a sua marca passe por tudo isso da melhor forma possível.
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