Está difícil conseguir clientes na crise? Aqui estão as dicas para vender mais em sua Loja de Roupas!

No atual cenário, é preciso considerar o fluxo de caixa para manter uma empresa ativa. Acompanhe algumas ações para acelerar as vendas em sua loja.

Por Denise Giordano 13 min. de leitura

Está realmente difícil conseguir clientes para sua loja de roupas, na crise? 

Talvez você já tenha ouvido ou lido conselhos por aí, como: “faça uma promoção para queimar o estoque e conseguir recursos para enfrentar a pandemia”. 

Muitas lojas do setor de vestuário tiveram que fechar as portas para os clientes, e os estoques podem ter se acumulado. Mas você não pode considerar isso como sendo a única solução para os problemas de sua loja. 

O que você realmente precisa se perguntar é: o que as lojas que não param de vender durante a crise REALMENTE estão fazendo?

O segredo é pensar, planejar e executar ações para continuar gerando receita e cumprindo com os compromissos financeiros importantes, como: aluguel comercial, contas e  pagamento dos funcionários (se houver).  

E aqui estão exatamente os passos que você precisa seguir para conseguir clientes em sua loja de roupas durante a crise.

Passo número 1: Você precisa criar promoções que realmente beneficiem os clientes.

Passo número 2: Você precisa estar presente no mundo digital e vender online.

Passo número 3: Você precisa dedicar algum tempo na divulgação do seu negócio.

Vamos falar detalhadamente sobre cada um dos passos. Bora começar?

Passo 1 - Crie promoções que realmente beneficiem os clientes

Para ter sucesso em uma promoção em sua loja, você precisa fazer com que o cliente sinta que realmente está comprando algo por um valor abaixo da média. Mas é claro que nesse equilíbrio dos pratos o seu negócio não pode ter prejuízo. Então confie em nossas dicas para criar e executar promoções que gerem valor para o cliente - e para você:

Ofereça desconto real nos produtos

Seu cliente também pode estar atravessando este período com dificuldades, portanto a dica é oferecer descontos que realmente façam a diferença no bolso de quem compra. Diminuir a margem de lucro nos produtos talvez seja necessário, afinal é melhor lucrar um pouco menos do que não vender nada, correto?

Descontos de 30%, 40%, 50% (ou mais) são uma fórmula eficaz para atrair novos e antigos clientes. É praticamente impossível encontrar uma pessoa que não seja atraída por um bom desconto (ouvimos Black Friday?), portanto capriche na promoção e gere mais  vendas durante a pandemia. 

Uma outra ideia é promover combos de produtos do tipo “compre 1, leve 2”. Este tipo de promoção funciona bem para os lojistas que querem limpar o estoque. São pequenas ações como esta que ajudam seu negócio a enfrentar a crise, conseguir clientes e equilibrar as finanças. 

vitrine de loja com desconto

Crie um cartão fidelidade para os próximos três meses

Quando os clientes passam a fazer parte de um grupo especial, eles têm uma sensação de pertencimento, algo fundamental para ativar os gatilhos de compra. Uma ideia é criar um cartão fidelidade e fazer seus clientes se sentirem “VIPs”.

Este tipo de ação traz vantagens também àqueles clientes fiéis, já que podem experimentar uma sensação de recompensa, pois o cartão preenchido pode render um benefício extra.

A cada seis compras, por exemplo, você pode oferecer um brinde ou um desconto na próxima compra. Como estamos enfrentando um período atípico, por conta da pandemia do coronavírus, estabeleça o tempo de duração do cartão para que o consumidor não demore a comprar novamente - sugerimos 3 meses, mas isso fica a seu critério. 

Também é importante estipular regras claras para o funcionamento do cartão fidelidade, para não correr o risco de interpretação equivocada por parte do consumidor. E não esqueça de facilitar a entrega do brinde para cada cliente que completar a cartela. 

O site Canva, especializado em design de materiais úteis para qualquer tipo de negócio, disponibiliza alguns modelos prontos e editáveis (gratuitos) para cartão fidelidade, como este aqui, específico para loja de vestuário. Aproveite e crie o seu!

Agora vamos para o próximo passo que vai ajudar a acelerar suas vendas no setor de vestuário em tempos de crise. Continue aqui.

Passo 2 - Marque presença no mundo digital e comece a vender online

Depois que a pandemia se instaurou no mundo, muitas pessoas passaram a realizar compras online, no intuito de evitar aglomerações em ambientes públicos. Estima-se que mais de 70% dos brasileiros se renderam a esse hábito. Se você ainda não tem um e-commerce (loja virtual), uma sugestão é utilizar uma plataforma pronta para a venda de produtos. Veja alguns exemplos:

Shopify - plataforma online onde você pode criar sua loja virtual de forma acessível e com vários modelos de layout (visual) prontos à disposição. Todas as lojas criadas são otimizadas para telas de celular e tablet. Uma das vantagens que a plataforma oferece é a conexão com o Facebook e o Instagram, permitindo anúncios segmentados para o seu público-alvo.

Wix - plataforma para lojas online onde você pode criar a sua de forma intuitiva, mesmo não tendo experiência em desenvolvimento de sites. O site disponibiliza várias formas de  pagamento pelos consumidores. 

Nuvemshop - plataforma com mais de 40 modelos disponíveis para personalizar sua loja virtual, permitindo integração com os correios e outras empresas de envio de mercadorias. 

Pela internet é possível conseguir clientes vendendo praticamente qualquer coisa. Um outra opção é apostar nos Marketplaces. Vamos entender a seguir.

Cadastre sua loja em Marketplaces

Muito conhecidos pelo consumidores, os Marketplaces são portais de compra e venda de produtos que podem ser comparados a shoppings, e permitem que os lojistas criem um perfil que vira uma espécie de loja virtual para vender os itens. 

site de venda de produtos

E como começar a vender nos principais Marketplaces nacionais? O primeiro passo é preencher o cadastro em quantos portais você quiser. Veja uma lista dos mais conhecidos:

Alguns Marketplaces exigem, além do cadastro no site, alguns documentos legais. A documentação necessária pode variar, mas em geral é preciso:

  • CNPJ
  • Comprovante de Inscrição Estadual
  • Declaração do regime de tributação
  • Alvará de funcionamento do estabelecimento 
  • e-CNPJ / Certificado A1

Assim que finalizar o cadastro, você já pode enviar os dados dos seus produtos e começar a operação de vendas no Marketplace. A cada venda, você se responsabiliza pela entrega e, também, por trocas e devoluções. O Marketplace repassa mensalmente o valor referente às vendas, e recolhe uma taxa de comissão que varia conforme a plataforma.

Pronto para o próximo passo? Bora lá!

Passo 3 - Dedique algum tempo na divulgação do seu negócio

A divulgação é a alma do negócio, não é mesmo? Hoje em dia as redes sociais - especialmente o Instagram são canais perfeitos para conseguir clientes novos e fidelizar os que já existem. Acompanhe as dicas.

Aposte no Instagram para vender mais

O Instagram é a rede social do momento, e serve como uma vitrine para os seus produtos. Antes de qualquer coisa, transforme o perfil de sua loja em uma conta comercial. Basta abrir as configurações, clicar em “conta” e selecionar a opção “mudar para conta profissional”. 

Tendo esse perfil comercial no Instagram você poderá conhecer melhor os seguidores do negócio, acompanhar o desempenho das publicações e criar promoções direcionadas aos clientes.

A frequência de postagens é um dos fatores que podem tornar o seu perfil relevante e alcançar cada vez mais público. O ideal é que você organize um planejamento de conteúdo, definindo o que será divulgado, de que forma e com qual frequência.

#Dica Consolide 

Se você já tiver seu site, é possível colocar no perfil um link para redirecionar os seguidores para a página oficial da loja. 

Capriche nas fotos dos produtos (elas importam, sim!)

Tirar boas fotos não é frescura, afinal está mais vivo do que nunca aquele ditado de que “a primeira impressão é a que fica”. Em se tratando de Instagram, podemos dizer que as imagens são a matéria-prima desta rede social, já que seu objetivo é justamente o compartilhamento de fotos. 

Mas não se preocupe, não é preciso investir em equipamento fotográfico profissional. Se o seu smartphone tiver uma câmera de qualidade, ele pode cumprir bem o papel de tirar boas fotos. 

Pense em compor um cenário com fundo adequado, mas tome o cuidado para que a imagem não fique muito “poluída” - muitos elementos podem chamar mais atenção do que o próprio produto. 

A palavra de ordem é: harmonia. Pesquise lojas concorrentes e outras marcas que você admira e salve inspirações para produzir suas fotos. Na maioria das vezes, fotos mais minimalistas, com fundo discreto, causam melhor impressão no feed do Instagram. Veja o exemplo abaixo. 

Explore todos os recursos do Instagram

Até 2021, os vídeos responderão por 82% do tráfego de internet mundial. Não, você não leu errado. 8 em cada 10 conteúdos postados terão esse formato. E por que então não entrar com o pé direito nessa tendência? 

O Instagram permite que você faça stories (vídeos curtos de até 15 segundos) e vídeos do IG TV (mais longos). Use estes recursos a favor de seu negócio. 

Faça vídeos mostrando as novidades, conversando com clientes e explorando os bastidores de sua loja. Além disso, use a abuse das Lives, onde você entra ao vivo para conversar com seus seguidores, mostrar os produtos que chegaram e comunicar informações sobre o funcionamento de seu negócio. 

Utilize os stories também para interagir com seus clientes, fazendo enquetes, abrindo espaço para perguntas, marcando clientes. Essa é uma das formas de manter um bom relacionamento com o público. Não esqueça de responder a todos os comentários nas fotos – principalmente aqueles com dúvidas em relação ao negócio. Também procure usar hashtags que ajudam o algoritmo do Instagram a propagar o seu perfil.

Sempre deixe claro o preço do produto

Uma das coisas mais importantes que você deve ter em mente na hora de divulgar seus produtos: deixar claro o preço deles. O Instagram permite que o lojista coloque os preços nos produtos divulgados no feed, trazendo agilidade para efetuar a venda. Ao clicar na foto, o cliente é direcionado à página de compra.

Expôr o preço do produto é particularmente importante por que, se o seguidor se interessar por um produto, ele pode imediatamente comprá-lo. Simples assim. Uma outra ideia é colocar os valores na legenda da foto. 

Faça parcerias com influenciadores digitais

O marketing de influência pode ser explorado para alavancar suas vendas. Você sabia que 91% dos jovens da geração millennial acessa novos conteúdos em sites e redes sociais, tendo  contato direto com os influenciadores digitais?  

Para negócios menores, é possível apostar nos chamados microinfluenciadores, que atuam em nichos, influenciam um número menor de pessoas e atingem a um determinado público - que pode ser o seu. 

Geralmente os microinfluenciadores contam com menos de 25.000 seguidores (por isso ganham esse nome), mas têm um público bastante ativo nas redes sociais. Saiba que quanto maior o número de seguidores, menor a taxa de curtidas e engajamento. Isso significa que quanto menos seguidores um perfil contabiliza, mais curtidas e comentários ele tem, proporcionalmente. Bingo!

Você pode entrar em contato com influenciadores que tem afinidade com seu público e tipo de negócio e propôr uma permuta, que pode acontecer de duas formas:

  • o influenciador faz a divulgação de sua loja, em troca de produtos.
  • sua loja envia produtos para o influenciador, sem uma contrapartida garantida. Ou seja, eles recebem o produto, mas falam da marca se quiserem. 

Outra forma de fazer parceria com influenciadores é através da afiliação: o influenciador recebe um link ou código do site de seu negócio - em geral e-commerce - para divulgar e receber um percentual por cada venda fechada. Com esse modelo, é possível acompanhar os dados e o nível de engajamento do público com a sua marca. 

Invista em anúncios no Instagram

Uma das maneiras de ter mais alcance de público dentro do Instagram é por meio dos anúncios pagos. Essa prática é excelente para que sua marca chegue às pessoas que ainda não a conhecem (ou não a acompanham).

Para criar anúncios no Instagram, você precisa ter uma página no Facebook vinculada ao perfil. Acesse a página Gerenciador de Negócios do Facebook e crie sua conta. Depois, siga os seguintes passos:

  • Acesse o perfil do seu Facebook e clique no botão Criar anúncios
  • Escolha o objetivo da sua campanha focando nos resultados que deseja alcançar e, principalmente, no seu alvo
  • Faça a segmentação do público que deseja atingir (localização, idade, gênero, idioma) e lembre-se: quanto mais específico para o seu segmento, melhor
  • Em Plataforma, selecione a rede social do anúncio: Instagram
  • Informe o orçamento e escolha o formato do anúncio
  • Enfim coloque a campanha para rodar no período determinado

 

Acompanhe os resultados e métricas

O Instagram oferece relatórios nas contas comerciais com informações sobre atividades, engajamento, conteúdo e público. Conhecer a faixa etária, dados de localização e gênero dos seguidores que se envolvem com a sua marca é bem importante para produzir melhores conteúdos e segmentar melhor os anúncios.

Para entender o comportamento de sua audiência, vale também ficar de olho no desempenho dos stories a partir das métricas do Instagram Insights.

Planeje seu futuro como lojista

Os impactos do coronavírus podem desestabilizar a economia, e é muito importante que os pequenos empreendedores estejam preparados para a imprevisibilidade. Você não está sozinho nessa. É perfeitamente compreensível para todos o que estamos passando. 

Se você estiver atravessando dificuldades, uma das soluções é negociar com os seus fornecedores alguns prazos de pagamento. Se possuir dívidas com banco, busque estender os prazos, mas também adequar o valor pago por mês conforme o seu faturamento. Se não for extremamente necessário para manter o seu negócio vivo, não realize nenhum tipo de dívida. 

Por outro lado, você também pode usar esse período de crise para analisar o mercado, desde concorrentes a clientes, para entender o que pode melhorar, e para consolidar sua presença online, tão importante nos dias atuais. Aproveite para se capacitar, com cursos online para empreendedores, e se desenvolver como profissional e gestor.

Caso precise de ajuda, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco, pois esse é um momento de ajuda mútua e nós, da Consolide, desejamos que a sua marca passe por tudo isso da melhor forma possível. 

Estamos #FazendoaNossaParte e oferecendo uma consultoria jurídica para você tirar todas as suas dúvidas. Sem cadastro, sem preenchimento de formulários. Simples e rápido, pelo WhatsApp.

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