Que os brasileiros deixam as compras para a “última hora” não é novidade. E, se levarmos em consideração os dados do ano passado, o Dia das Crianças em 2019 não deve ser muito diferente.

Em 2018, houve um aumento de 7,71% nas vendas no comércio com duas semanas antes do dia das crianças em comparação a 2017, segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Este foi o segundo ano consecutivo que as vendas no período se mostraram promissoras para o comércio.

 
(Fonte: CNDL e SPC Brasil/ ano 2018)

A expectativa é que até o Dia das Crianças em 2019 o segmento de varejo movimente aproximadamente R$10,3 bilhões em todo o Brasil, segundo dados publicados no site da CNDL. Com a aproximação das data, o desafio do empresário é intensificar ações para aumentar o faturamento nesta época.

Preparamos este post para ajudar você nestes últimos dias antes da data para alavancar as vendas até o Dia das Crianças em 2019.

Dicas para aumentar as vendas na última semana

É claro que não existe nenhuma receita mágica, mas existem algumas técnicas que você pode colocar em prática para melhorar seus resultados até o dia 12.

Vamos a elas!

#Dica 1: Intensifique as divulgações

Você já deve ter criado promoções exclusivas para a data ou ter produtos especiais na sua loja, certo? Então que tal aproveitar a última semana antes da data comemorativa e intensificar as divulgações das novidades! Caso você não tenha uma promoção ou outra ação de Dia das Crianças, corre que ainda dá tempo.

Utilize as Mídias Digitais

Utilize as redes sociais a seu favor. Poste todos os dias uma ou duas novidades e/ou promoções que a sua empresa preparou para o Dia das Crianças.

As postagens não precisam ser super elaboradas, mas como já dizia o filósofo chinês Confúcio “uma imagem vale mais que mil palavras”. Então, abuse no uso de imagens bonitas e atrativas. Se possível, coloque a sua logomarca pequenininha e preço ou desconto na imagem.

Para isso, você pode usar uma ferramenta online chamada Canva, super fácil de usar que dá 30 dias de uso grátis.

Capriche também no texto, mas não exagere no tamanho. Seja objetivo. Traga informações relevantes sobre a promoção, preço e produto e revise o texto antes de postar para garantir uma redação sem erros de português.

Alguns exemplos de posts promocionais do Dia das Crianças para você se inspirar
Alguns exemplos de posts promocionais do Dia das Crianças de 2019 para você se inspirar

Ahhh, e se a sua empresa não tiver rede social, tudo bem. Publique as novidades no seu perfil pessoal e faça uma campanha com seus funcionários estimulando-os a compartilharem nas mídias deles. Isso ajuda a ter uma boa visibilidade orgânica (sem custo com anúncio) para a sua marca.

#Dica Consolide
Se você ainda não tem uma rede social para a sua empresa, está perdendo um canal interessante. Então pare de perder tempo e, depois do corre-corre do dia 12, aproveite para criar um perfil e divulgar aos seus clientes. Isso pode ajudar você a alavancar as vendas em 2020. Pense nisso!

Faça anúncio nas redes sociais

A boa notícia é que você não precisa de um especialista para isso. Você mesmo pode impulsionar suas publicações no Facebook e Instagram.

Ao investir um valor e impulsionar os posts, você consegue impactar pessoas que fazem e não parte da sua rede de conexões, conseguindo atrair mais pessoas para a sua loja física e/ou virtual.

Outra grande vantagem de fazer anúncios online é a possibilidade de investir um valor pequeno e conseguir resultados interessantes em visualizações e compartilhamentos. Caso você tenha uma loja virtual, pode inclusive medir as visitas vindas das redes e/ou as compras a partir deste canal.

Já se a sua loja é física, uma alternativa é lançar um código promocional nos posts. Assim, as pessoas que apresentarem o código no momento da compra, ganham um brinde especial ou um desconto. E você consegue medir o Retorno Sobre o Investimento (ROI) das campanhas.

Utilize o Google a seu favor

Além do Facebook e Instagram, outra ferramenta interessante é o Google Ads (também conhecido como Google Adwords). O Google hoje é o principal buscador utilizado na internet e ter um link da sua empresa na primeira página de pesquisas é um grande diferencial.

Porém, diferente das redes sociais, anunciar nesta ferramenta não é tão intuitiva. Vai demandar um pouco mais de estudo, então contar com o apoio de um amigo ou mesmo contratar um freelancer para agilizar a divulgação por este canal pode ser uma boa ideia.

Apesar da complexidade na utilização, é uma ferramenta de alto impacto em termos de resultados, o que torna impossível falar de ações digitais e não trazer o Google Ads como um canal relevante para a sua estratégia.

A boa notícia é que você não precisa ter um site para anunciar no Google! A ferramenta permite a você utilizar diferentes formas, uma delas é divulgar um telefone. Aproveite! Abaixo compartilho com você um vídeo que dá um panorama geral de como a ferramenta funciona.



Abuse (mas só um pouco) do Whatsapp

O Whatsapp é uma excelente ferramenta e pode te ajudar muito na divulgação das promoções e novidades no Dia das Crianças em 2019. Porém, deve ser utilizada com sabedoria e parcimônia, afinal, ninguém quer receber o tempo todo propaganda no celular.

Aqui a primeira dica é: coloque-se no lugar do seu cliente. Assim, você consegue ser efetivo nas comunicações, sem ser invasivo. E claro, vale lembrar né, você não vai mandar tuuuuudo o que tem na loja por Whatsapp, escolha boas promoções ou itens diferenciados. Assim você é mais assertivo.

Importante: pergunte sempre se o seu cliente tem interesse em receber promoções por este canal e evite enviar mais de duas comunicações por semana.

Para esta divulgação, você pode criar as imagens e textos e pedir para o seu time de vendedores compartilharem com os contatos. Outra possibilidade, é criar uma lista de transmissão com todos os contatos dos seus clientes.

Ao utilizar a lista de transmissão, os clientes recebem a mensagem e respondem exclusivamente para você. Vale destacar que apenas irão receber as mensagem os contatos que têm o seu número adicionado no telefone. Quem não tiver o seu registro, não recebe a mensagem.

#Dica 2: Prepare ações com antecedência

Para garantir o máximo de aproveitamento, o ideal é sempre se planejar. As datas comemorativas trazem sempre boas perspectivas de venda, por isso, mapeá-las no calendário e criar ações e promoções específicas para cada uma das datas é essencial para atingir melhores resultados.

As próximas datas que irão exigir planejamento é o Dia das Bruxas (30 de outubro) e o Natal (25 de dezembro). Para garantir que os próximos eventos tragam bom retorno, depois do Dia das Crianças você pode começar a pensar nestas datas e montar seu planejamento.

Lembre-se de desenhar suas ações com foco no seu cliente. Afinal, é necessário atrair o público certo para a sua loja. Não adianta atirar para todos os lados e trazer pouco resultado.

 
Planeje suas ações com foco no seu público-alvo para alcançar mais resultados

Capriche na decoração da loja física e/ou personalize a sua loja online com símbolos e cores característicos de cada evento. Trabalhe para causar a melhor experiência no seu cliente, assim ele vai lembrar de você nas próximas compras.

Aproveite as dicas de divulgação online para você atrair mais visitantes e vender mais. Foque nos seus diferenciais, em promoções exclusivas e abuse de novidades que seus concorrentes ainda não tenham.

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Estas são algumas das ações que sua empresa pode colocar em prática nestes últimos dias antes do dia 12 e potencializar ainda mais os resultados, aumentando o faturamento. Mas mesmo que você não consiga implementar todas as sugestões, vale guardar este post para promover as ações e promoções da sua empresa ao longo do ano.

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