Para entender a diferença entre B2B e B2C, você precisa saber o que essas siglas significam. Nesse artigo, nós te ajudaremos a entender isso e como escolher a melhor modalidade de negócio para você atuar.

A diferença de atuação entre os dois é para quem você vai vender: um deles é para empresas e o outro consumidor.

Isso não quer dizer que você deve empreender somente em um dos modelos de negócio. Porém, cada um terá um tipo de abordagem e, para ser assertivo nas vendas, necessita entendê-los isoladamente.

O que é B2B

B2B significa Business to Business (empresa para empresa). Como a própria tradução já diz, o contato é direto com pessoas jurídicas.

Normalmente, acontecem três tipos de operações nesse modelo de negócio:

  1. quando os produtos são vendidos para revenda
  2. os produtos comercializados viram insumos para outras indústrias
  3. quando o produto é vendido para o consumidor final por meio de um atacado.

Resumindo, essa é uma transação de vendas que o consumidor adquire e acaba revendendo o produto ou serviço.

Aqui estão três exemplos de negócios para você entender melhor:

  1. Quando uma marca de medicamentos vende para uma farmácia revender
  2. Quando um professor tem um curso e terceiriza a venda para outras pessoas
  3. Quando uma empresa de farinha vende o produto para uma padaria produzir os alimentos

O que é B2C

B2C significa Business to Consumer (empresa para consumidor). Aqui é quando a negociação é feita diretamente da empresa para o consumidor final.

Essa modalidade compreende todos os tipos de público e são as transações que acontecem no dia a dia. Ela abrange todos os segmentos de atuação do varejo.

Aqui estão três exemplos de negócios para você entender melhor:

  1. Quando almoça em um restaurante
  2. Quando precisa arrumar o carro em uma oficina
  3. Quando compra uma roupa em uma loja

Diferenças entre B2B e B2C

Tudo se resume em para quem se vende. Porém, existem algumas diferenças entre B2B e B2C na hora de atuar.

Elas estão ligadas ao público, negociação, relacionamento, ciclo de venda, entre outras. Confira, a seguir, as principais diferenças:

Relacionamento com o cliente e ciclo de vendas

O relacionamento com a modalidade B2B é muito mais sólido. Normalmente, são clientes de anos e anos, pois o material recebido interfere diretamente na qualidade do produto que as empresas vendem. Então, consequentemente, a tendência é comprar dos mesmos fornecedores.

Isso não quer dizer que com B2C esse relacionamento não possa acontecer. Só que, nesse caso, o mercado oferece muito mais opções de produtos e possibilidades de compras, o que pode fazer com que o consumidor final mude sua decisão facilmente.

Negociação

A hora de pagamento entre as modalidades também apresenta diferenças. No caso da B2B, até por essa relação duradoura, precisa de confiança e estudo sobre quem é a empresa que você está trabalhando.

Isso porque, normalmente, os compradores recebem o pedido antes e depois pagam, o que vai depender do combinado que geralmente se sucede de 15, 30 e 45 dias, por exemplo.

Já para o B2C, existem inúmeras formas de pagamento, como à vista, boleto, cartões de crédito e débito e meios de pagamento eletrônicos.

Público

O próprio modelo já traz a diferença de público e, consequentemente, a forma de atuar com ele também é real.

Para lidar com B2B, você precisa se conectar à influência dessa empresa no mercado, como gera a atuação dela. Ou seja, precisa ter informações como ações comerciais, modelo de negócio, fornecedores atuais e proposta de valor.

No caso do B2C, o entendimento maior precisa ser em você saber quem é o seu público-alvo e agir, sem contar que tem um contato mais direto com o cliente.

Marketing

O cenário de ações de marketing está cada vez mais acirrado entre os modelos. É fato que precisam criar campanhas para engajar os clientes.

Se tratando do ramo B2B, as ações não são vistas comumente. Elas são em forma de produzir um conteúdo relacionado ao produto/serviço, criar um workshop, participar de congressos da área.

Já com o público B2C, a criatividade é a chave para chamar atenção, pois o mercado é muito mais concorrido e pode se utilizar todo tipo de canal.

B2B ou B2C: qual o melhor

Ao ler as diferenças, você já percebe algumas vantagens e desvantagens em escolher cada um dos modelos de negócios.

Para definir o melhor, vai depender muito do objetivo que você quer trabalhar. Pensando em ajudar ainda mais, separamos algumas vantagens e desvantagens:

B2B

Vantagens

  • Vendas em escala maior
  • Relacionamento a longo prazo
  • Previsibilidade no ciclo de venda

Desvantagens

  • Clientes mais exigentes
  • Venda mais complexa porque precisa de um estudo maior
  • Área muito específica

B2C

Vantagens

  • Venda simplificada
  • Mercado mais amplo
  • Compras com cunho emocional

Desvantagens

  • Venda imprevisível
  • Relacionamento breve
  • Valor de venda menor

Agora você já sabe o que significa cada um desses conceitos, seu contato será com pessoas físicas ou jurídicas.

Principalmente profissionais da área do marketing e vendas devem estar afiados sobre o assunto para aumentar o retorno das metas.

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