marcas nomes de pessoas

Criar um nome que seja original para um produto ou um negócio novo exige pesquisas e nem sempre é uma tarefa fácil. Há até agências especializadas em naming, ou nomeação, o ato de criar um nome para uma marca. Mas há marcas mundialmente conhecidas que nem tiveram esse trabalho todo: apenas têm o nome de seus fundadores.

Você pode estar pensando: que falta de originalidade! No entanto, essas marcas conquistaram um sucesso extraordinário - talvez por conta do nome que deu super certo, né? Aliás, uma pesquisa da Fuqua School of Business da Duke University, na Carolina do Norte, indica que dar o próprio nome para uma empresa pode até aumentar os lucros. 

De acordo com a pesquisa, as empresas analisadas que levavam o nome de seu fundador ou maior acionista apresentavam resultados melhores do que as demais.

26 marcas que são nomes de pessoas

Conheça, então, 26 marcas famosas que, na verdade, são nomes ou sobrenomes de pessoas.

marcas nomes de pessoas colgate

1. Colgate

O imigrante inglês William Colgate tinha um pequeno negócio em 1804, em Nova Iorque, que vendia sabonetes e velas. Ele nem sonhava que sua marca Colgate se tornaria um império do segmento de higiene bucal.

marcas nomes de pessoa kelloggs

2. Kellogg's

No final do século XIX, os irmãos John Harvey e Will Keith Kellogg desenvolveram uma mistura de cereais para o café da manhã. Hoje, a Kellogg's é uma gigante fabricante de cereais presente na mesa de milhares de pessoas pelo mundo todo.

marcas nomes de pessoa pg

3. Procter & Gamble

William Procter e James Gamble também deram nome a uma das empresas globais da área de higiene e beleza. A americana Procter & Gamble surgiu em 1837 e, até hoje, é uma das marcas mais conhecidas no ramo.

marcas nomes de pessoa mcdonalds

4. McDonald's

As definições de fast food foram atualizadas com sucesso na década de 1940, quando Maurice “Mac” e Richard “Dick” McDonald criaram seu restaurante. Anos depois, Raymond Kroc comprou os direitos do nome “McDonald's” e instalou franquias por todos os Estados Unidos. 

marcas nomes de pessoa ferrari

5. Ferrari

O piloto de corrida Enzo Ferrari - que desistiu da carreira como cantor de ópera - foi o fundador de uma das marcas mais cultuadas no mundo todo. Quem já não sonhou com uma Ferrari? Um dos lemas do criador dos veículos vermelhos é não vender carros, e sim sonhos.

marcas nomes de pessoa ca

6. C&A

A rede de lojas de departamento C&A também leva o nome de seus fundadores. Em 1841, os irmãos Clemens e August Brenniskmeyer fundaram a C&A (iniciais dos seus nomes), sem imaginar que a marca se tornaria uma das redes de fast fashion (consumo rápido de moda) mais famosas do mundo.

marcas nomes de pessoa adidas7. Adidas

Essa é curiosa e aposto que você não sabia! O nome da marca Adidas vem do seu fundador, Adolf Dassler, que começou a fabricar calçados esportivos quando retornou de uma batalha na 1ª Guerra Mundial. Adidas é simplesmente uma junção do seu apelido, Adi, e as três primeiras letras de seu sobrenome, Das.

marcas nomes de pessoa gillette

8. Gillette

No final do século XIX, King Camp Gillette estava se barbeando e teve um insight que mudou a sua vida. Ele percebeu que precisava apenas da ponta da lâmina e, assim, criou um sistema de barbear com lâminas descartáveis que tornou o nome Gilette sinônimo do produto.

marcas nomes de pessoa disney9. Disney

O criador dos personagens Mickey e Minnie, Walt Disney, fundou um estúdio chamado Disney Brothers Cartoons Studios em 1920. Dois anos depois, a empresa passou a se chamar apenas Walt Disney Studios e começou a licenciar a marca Disney para uma série de produtos.

marcas nomes de pessoa nestle 10. Nestlé

Henri Nestlé foi um farmacêutico alemão que realizou várias pesquisas sobre desnutrição infantil. Então, em 1866, ele lançou um produto que existe até hoje: a Farinha Láctea Nestlé. Foi assim que surgiu esta marca, que hoje é uma gigante do setor alimentício.

marcas nomes de pessoa siemens11. Siemens

Werner Von Siemens era um jovem engenheiro e inventor e foi ele um dos fundadores da Siemens em 1847. Hoje, é uma empresa mundial que comercializa produtos eletrônicos, eletrodomésticos, sistemas de comunicação e geração de energia.

marcas nomes de pessoa hd12. Harley Davidson

William Harley e Arthur Davidson eram amigos - sim, Harley e Davidson são duas pessoas! Em 1901, eles queriam criar um tipo de bicicleta para competição, mas acabaram criando uma marca lendária de motocicletas, cobiçada por motociclistas em todo o planeta. 

marcas nomes de pessoa ford13. Ford

Henry Ford fundou a Ford Motor Company em 1903 e é considerado um dos pioneiros da indústria automobilística. Ele revolucionou a fabricação de automóveis com a introdução da linha de montagem e a produção em massa, tornando os carros mais acessíveis para o público.

marcas nomes de pessoa chanel

14. Chanel

Em 1910, a visionária estilista Gabrielle "Coco" Chanel abriu a primeira loja com a marca que tem seu sobrenome e se tornou uma das figuras mais influentes da moda do século XX. Até hoje, a marca é conhecida por seu estilo clássico e elegante, incluindo suas icônicas bolsas matelassê e perfumes.

marcas nomes de pessoa porsche15. Porsche

A Porsche é uma montadora de carros de luxo fundada pelo engenheiro austríaco Ferdinand Porsche em 1931. Atualmente, a Porsche é uma das marcas de automóveis mais prestigiosas e cobiçadas do mundo, famosa por seus carros esportivos de alta performance e design distintivo.

marcas nomes de pessoa versace16. Versace

A renomada marca italiana foi fundada por Gianni Versace em 1978. Hoje, a Versace é uma das marcas de moda mais influentes e reconhecida mundialmente por suas roupas extravagantes, estampas ousadas e acessórios luxuosos.

marcas nomes de pessoa honda

17. Honda

Quando o engenheiro japonês Soichiro Honda fundou a Honda Motor Co. Ltd., em 1948, não imaginava que a marca com seu sobrenome seria uma das principais fabricantes de motocicletas e automóveis do mundo. Hoje, a Honda é um símbolo de excelência japonesa na indústria automotiva.

marcas nomes de pessoa gucci

18. Gucci

Uma das marcas de moda mais valiosas e influentes do mundo também leva o nome de seu fundador. Em 1921, Guccio Gucci fundou a marca Gucci, hoje reconhecida por sua moda de luxo, incluindo bolsas, sapatos e acessórios de alta qualidade.

marcas nomes de pessoa boeing

19. Boeing

A Boeing Company foi fundada em 1916 por William Boeing, um empreendedor e aviador americano. A empresa se tornou uma das principais fabricantes de aeronaves comerciais e militares, desempenhando um papel importante na história da aviação.

marcas nomes de pessoa levis

20. Levi's

Em 1853, Levi Strauss começou a criar calças de trabalho resistentes, as “blue jeans”, e fundou a marca Levi's. Ao longo dos anos, a marca ganhou uma reputação de alta qualidade e seus jeans se tornaram um símbolo da cultura americana e um ícone da moda casual.

marcas nomes de pessoa hersheys

21. Hershey's

A marca de chocolates Hershey's leva o nome de seu fundador, Milton S. Hershey, um empresário americano. Ele fundou a empresa em 1894 e é conhecido por sua visão empreendedora na produção de chocolates acessíveis ao grande público nos Estados Unidos.

marcas nomes de pessoa dg

22. Dolce & Gabbana

A casa de moda que une luxo, sensualidade e estilo italiano foi fundada por Domenico Dolce e Stefano Gabbana em 1985. Hoje, a marca com o sobrenome de seus criadores é conhecida mundialmente por suas roupas extravagantes, óculos de sol e perfumes.

marcas nomes de pessoa tiffany

23. Tiffany & Co.

Charles Lewis Tiffany fundou a Tiffany & Co. em 1837, criando uma marca que se tornou ícone da joalheria e do design de alta qualidade. Atualmente, a marca é conhecida por suas joias de luxo, peças de prata e embalagens azuis, que se tornaram sinônimo de elegância e sofisticação.

marcas nomes de pessoa jj

24. Johnson & Johnson

Robert Wood Johnson I, James Wood Johnson e Edward Mead Johnson fundaram a Johnson & Johnson em 1886. Hoje, a empresa é uma das maiores do mundo na área de produtos farmacêuticos, cuidados com a saúde e produtos de higiene pessoal.

marcas nomes de pessoa burberry

25. Burberry

Fundada por Thomas Burberry em 1856, a marca que tem o sobrenome de seu criador se tornou uma referência na moda e no design de luxo, reconhecida por seu icônico padrão de xadrez. Ao longo dos anos, a Burberry manteve sua essência britânica e o compromisso com a qualidade em seus produtos de elegância discreta e estilo atemporal.

marcas nomes de pessoa guarana jesus26. Exemplo brasileiro: Guaraná Jesus

O guaraná mais famoso do estado do Maranhão, cor de rosa-choque e apreciado por fãs do Brasil inteiro, leva o nome de seu criador. Sim, Jesus Norberto Gomes foi um farmacêutico de São Luiz que criou o refrigerante à base de guaraná em 1927. Hoje uma marca pertence à Coca-Cola e já virou um ícone pop em vários lugares do país. 

Registro de marca com nome de pessoa

Você sabia que todas as marcas citadas acima são registradas? Uma marca só é considerada registrada no Brasil quando o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) concede o Certificado de Registro da Marca, que garante a exclusividade sobre a marca no segmento de atuação, em todo o território nacional.

O registro de marca é fundamental para qualquer tipo de empresa, pois a protege contra cópias e agrega profissionalismo e credibilidade ao produto ou serviço prestado.

E, de acordo com a Lei de Propriedade Industrial (LPI - 92.79/96), é possível registrar uma marca com seu nome, para garantir que nenhuma outra pessoa utilize a marca no Brasil. Mas não é algo tão simples quanto parece. 

Para tirar todas as suas dúvidas, solicite agora uma consultoria sobre registro de marca gratuita com a Consolide.