Em Londres, no Reino Unido, durante o mês de dezembro as vitrines das grandes lojas de departamento viram atração turística. Na cidade da Rainha Elisabeth, a magia do Natal toma conta das ruas e todo o comércio prepara decoração especial para a época. Cada loja apresenta uma vitrine temática, com cenários, iluminação especial e até pequenos espetáculos para atrair o público.

A Harrods, uma das maiores lojas de departamento do mundo, tem uma vitrine tão bonita que as pessoas passam horas admirando as luzes, os efeitos, os bonecos e as histórias contadas através do vidro.

No Brasil, também é uma data muito importante para o comércio. Por aqui, a tradição é dar e receber presentes nesta época do ano, e por isso as vendas no Natal disparam. Os brasileiros recebem o 13º salário, um benefício que não existe em todos os lugares do mundo, o que ajuda a aumentar o volume de vendas.


Dicas para aumentar as vendas no Natal:

#1 - Ofereça descontos solidários

#2 - Facilite as condições de pagamento

#3 - Divulgue sua loja nas redes sociais

#4 - Capriche nos embrulhos criativos

#5 - Bom atendimento é lei

#6 - Crie uma vitrine incrível

#7 - Monte uma playlist para alegrar o ambiene


Comece agora mesmo a vender para o Natal

Não, você não leu errado. Embora falte mais de um mês para esta data tão esperada, a hora de começar a vender é agora. Muita gente compra os presentes antecipadamente, justamente para fugir da correria louca do final do ano. Além disso, as preocupações com a ceia de Natal e as reuniões familiares serão constantes na semana que antecede a noite de 24 de dezembro – ou seja, as pessoas podem comprar os presentes bem antes.

Aliás, tem lojista que aproveita a Black Friday – no dia 29 de novembro – para fazer uma ação conjunta. A Black Friday já é uma oportunidade para vender presentes de natal, já que muitos produtos entram em promoção e são um atrativo para o público. Bora planejar as ações para vender mais no Natal?

Dicas para vender mais neste Natal

O bom velhinho ainda não nem deu o ar da graça, afinal ainda estamos longe do dia 25 de dezembro, mas temos um presentão para você.

#1 - Libere o Papai Noel que existe em você: ofereça descontos solidários

O Natal é uma época do ano em que as pessoas se tornam mais solidárias. Aproveite esse período para promover ações em prol de pessoas carentes, criando descontos solidários. Por exemplo: se o cliente doar um brinquedo ou um quilo de alimento, ganha 10% de desconto na compra de qualquer produto.

Essas campanhas geram engajamento e são uma oportunidade de criar uma imagem super positiva para o seu negócio.

#2 - “Quer pagar quanto?”- Facilite as condições de pagamento

O período que antecede o Natal pressupõe gastos maiores para as famílias, e na hora de comprar presentes a facilidade no pagamento é um critério fundamental para os consumidores.

Segundo o SPC Brasil, 52 milhões de brasileiros usam o cartão de crédito como forma de pagamento e 47% dos usuários parcele suas compras ao menos 1 vez ao mês. Aposte nisso para turbinar suas vendas de natal. Exemplo: “Compre agora e comece a pagar no ano que vem”.

#3 - Quem não é visto não é lembrado! Divulgue sua loja nas redes sociais

Você já deve saber que o marketing digital é um poderoso aliado para aumentar as vendas de qualquer setor de comércio. Mas se você não tem muito tempo ou dinheiro para investir, utilize pelo menos as redes sociais (Facebook e Instagram, principalmente). Elas são ferramentas importantes para divulgação de sua loja.

No período natalino, produza conteúdos com essa temática. Mesmo que o seu público não seja infantil, utilize os recursos lúdicos, como o Papai Noel, renas, trenó, árvore. Não faça publicações apenas voltadas à venda de produtos. Informe seus clientes sobre as novidades relacionadas ao seu negócio e mostre também o dia a dia na sua loja: decoração de Natal, vitrine, novos produtos.

#4 – As aparências não enganam: capriche nos embrulhos

Os presentes que ficarão embaixo da árvore de natal com certeza são parte de toda a magia do Natal para as famílias. Essa é a época do ano em que os pacotes e embrulhos não podem ficar em segundo plano – afinal, praticamente todo mundo vai dar e ganhar presentes.

Compre papel de presente ou embalagens suficientes para todo seu estoque. Se for necessário, realize um treinamento com seus colaboradores para que eles aprendam a fazer laços de fitas bonitos.

E se possível, elabore pacotes diferentes, que chamem a atenção inclusive para o nome de sua loja. Quem não gosta de ser lembrado por um presente inesquecível?

Ah, aposte também nos vale-presentes. Muita gente fica indecisa na hora de comprar os presentes para amigos e familiares, portanto uma boa ideia é oferecer cartões com diferentes valores para o cliente escolher. Ele paga o valor impresso no cartão e depois o contemplado pode trocar na loja por um produto de valor igual ou maior, pagando a diferença.

Com essa ideia, você pode até ganhar um cliente novo: o presenteado, que inevitavelmente terá que ir até a sua loja para escolher um produto.

#5 – Bom atendimento é lei!

Não adianta nada a loja estar impecavelmente decorada para o Natal, os produtos serem ótimos e a campanha nas redes sociais ser perfeita: se o atendimento for ruim... bye bye para o cliente.

Prepare sua equipe para um volume maior de vendas. Faça treinamentos e procure motivá-los com bônus e gratificações. Talvez seja necessário contratar temporariamente alguns funcionários. Contratações para a data podem ser muito positivas para o seu comércio, já que você pode até perder vendas se não tiver o número de funcionários suficiente.

Mas cuidado: evite contratar colaboradores inexperientes alguns dias antes das ações promocionais, visando economizar com salário. O Sebrae aconselha evitar mais dois erros na hora de fazer contratações temporárias:

#Erro1 - Contratar alguém indicado por pessoa conhecida somente porque é gente boa, honesta e trabalhadora, porém sem analisar o perfil adequado para a função.

#Erro2 - Contratar pessoas que, posteriormente, você possa ter dificuldades de demitir, tais como parentes e amigos.

#6 – Crie uma vitrine incrível

A fachada e a vitrine funcionam como um cartão de visitas para sua loja, pois podem despertar a atenção de um possível cliente que passa na rua (ou no corredor da galeria/shopping center).

O cenário de sua vitrine tem que ser adaptado ao estilo da loja, ao espaço disponível e ao tipo de produto que será exposto. Lembre-se: o produto é o elemento que precisa estar em evidência.

É muito comum reaproveitar artigos de decoração de Natal de um ano para o outro. Mas tenha cuidado para não usar aqueles que estiverem desbotados, amassados, rasgados ou avariados de alguma maneira.

Promoções, descontos e condições de pagamentos visíveis na vitrine podem atrair mais consumidores. Na hora de expor os produtos, evite colocar itens demais, dificultando a visualização e poluindo a vitrine. Destaque aqueles produtos que você acha que despertam mais interesse do público.

Dentro da loja, a decoração e a disposição dos produtos devem corresponder ao estilo da vitrine. Tente criar uma ligação emocional com seus clientes, colocando elementos que lembram a celebração em família, já que esta data simboliza o afeto.

Organize os móveis (estantes, prateleiras, gôndolas e balcões) de forma que facilite a circulação das pessoas. Mas atenção: espaços amplos demais podem passar a impressão de loja vazia.

#Extra1 - Os produtos que você quer chamar mais a atenção podem ser expostos ao nível dos olhos do consumidor. Objetos mais pesados nas partes inferiores e os mais leves nas partes superiores: isso evita acidentes. Outra dica é agrupar os itens semelhantes e de mesma categoria, evitando colocar juntas as mercadorias que não têm afinidade entre si.

#Extra2 - Atente para a limpeza do espaço, deixe disponível ao público o banheiro – se possível com fraldário – além de oferecer água e bancos para descanso. Esse pequenos cuidados podem ser decisivos para que o cliente finalize a compra em seu estabelecimento.

#7 – Monte uma playlist para alegrar o ambiente

A música ambiente é mais um capítulo para estar atento na hora de organizar sua loja para o período natalino. É claro que nessa época do ano, as músicas com temática de Natal são as mais adequadas. Aperte o play no Jingle Bells e deixe a atmosfera natalina tomar conta da loja!

Importante: consulte o ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) para saber como pagar o direito autoral pelo uso de música ambiente – www.ecad.org.br

E você, o que está preparando para o Natal em sua loja? Conte para a gente nos comentários!