É fato que os profissionais buscam cada vez mais os ambientes agradáveis onde possam não apenas “trabalhar”, mas de fato se sentirem em casa e serem reconhecidos por suas atividades. 

Se o objetivo é construir uma identidade com essas qualidades e oferecer esse ambiente onde as pessoas podem crescer e se desenvolver, é necessária uma atenção redobrada dos gestores. Identificar a necessidade de estruturar a cultura organizacional de uma empresa pode ser aquele empurrãozinho importante para crescer.

Hoje, vamos falar um pouco sobre o que é cultura organizacional, sua aplicação dentro das organizações e alguns benefícios que nos incentivam a começar hoje mesmo a mudança nos valores de uma empresa. Continue aqui.

O que é cultura

Muitas pessoas entendem “cultura” como algo relacionado ao conhecimento ou educação de alguém. A verdade é que, por exemplo, uma tribo indígena que vive no meio de uma floresta terá sua própria cultura, da mesma forma que um grupo de pessoas que estuda em uma universidade conceituada.

Isso porque precisamos entender cultura como toda e qualquer expressão de valores, costumes, hábitos, crenças e expectativas que envolvem as nossas relações sociais diárias.

Em outras palavras, cultura será tudo aquilo que um grupo de pessoas divide entre si e que faz com que estas pessoas se vejam como um grupo, como algo muito maior do que elas mesmas.

Assim, fica fácil entender que em todos os ambientes em que convivemos, uma cultura será criada a partir das nossas relações. Nas empresas ela também vai se desenvolver, mesmo que não exista um cuidado com isso. E como existirá influência dela na atuação de todos, o ideal é que seja monitorada de perto pelos gestores, a fim de que o clima dessa organização seja sempre positivo. 

O que é cultura organizacional

Fazendo um comparativo, podemos imaginar que o interior de uma organização é como um grande ser vivo, que possui uma diversidade de órgãos e tecidos funcionando em conjunto. Veríamos cada um deles trabalhando:  a estrutura, a tecnologia, as pessoas e a estratégia.

Considerando ainda que esse ser vivo seja um humano como nós, notaríamos que seu coração e sistema circulatório é formado por seus colaboradores.

Essa é a visão de importância que o empreendedor precisa ter com aqueles que compõem seu time: pois de todas as estruturas das quais a empresa é formada, acreditamos que as pessoas sejam as mais complicadas e ao mesmo tempo, aquelas de que ela mais precisa.

Seguindo este raciocínio, é fácil perceber que as relações, atitudes, decisões, visões de mundo, ou seja, a cultura positiva presente nas relações destes funcionários que trabalham na empresa, é essencial para que esse grande ser humano possa sobreviver. 

Não é fácil colocar todas estas pessoas de origens diferentes a trabalhar para um mesmo propósito. E sabemos que um ambiente marcado por competições e desentendimentos não fará o “sistema circulatório” funcionar tranquilamente. 

Para colocar tudo no lugar, o empreendedor precisa identificar (se não souber) quais foram os valores que ele entendeu como mais importantes ao iniciar seu projeto - o que sempre foi fundamental para ele desde o começo.

Seria a honestidade? Talvez a liberdade ou a comunicação? Sobre o assunto, Edgar Schein, psicólogo social que se tornou uma das referências no tema, entende que a cultura organizacional está para a empresa como o caráter está para as pessoas. Logo, conhecer que valores são responsáveis por dar o norte à empresa é conhecer de verdade o que toda essa organização se propõe a fazer - ou seja, conhecer o seu caráter.

Como identificar a cultura organizacional de uma empresa

Saber quais são aqueles valores primários da criação da empresa e se eles são colocados em prática, identificar aquilo que está indo bem e pode ser implantado nos outros setores da organização, são os primeiros passos para mapear o clima na empresa e saber onde agir.

A preparação dos gestores também deve ser prioridade, já que serão eles os responsáveis por levar a cultura para dentro de suas equipes e principalmente, identificar as “ovelhas que se perderam do rebanho” as trazendo de volta.

Aliás, compreender o motivo pelos quais as pessoas “se perdem” dos valores, pode ajudar muito a corrigir problemas e criar um ambiente agradável. É muito importante abrir um espaço onde as pessoas possam falar abertamente (e sem medo de pisar no calo de alguém) sobre as questões mais problemáticas que percebem no dia-a-dia. 

Reuniões constantes, encontros para trocas de ideias, a criação de um grupo específico para investigar a cultura… Todas são ações muito importantes e que podem gerar benefícios a longo prazo.

Uma outra dica é: pesquisar! Nunca se sabe o suficiente sobre como lidar com pessoas. Veja as dicas abaixo:

  • Analisar como as melhores empresas do segmento lidam com suas questões de RH (já que elas certamente passam por desafios semelhantes); 
  • Criar pesquisas para os colaboradores e clientes para saber como está a percepção deles com relação a empresa;
  • Buscar talentos responsáveis exclusivamente pela cultura organizacional da empresa.

Como vimos, os colaboradores são o coração pulsante do grande ser humano que é a empresa. O empreendedor, como todo bom médico, precisa estar atento para as queixas que surgirem deste paciente. 

Esse é um trabalho “de formiguinha” que não termina - ele precisa se tornar parte da rotina normal de qualquer negócio, já que as pessoas como recurso principal em uma instituição, precisam receber cuidados e atenção para alcançarem seus potenciais.

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