Registrar sua marca é de extrema importância para garantir domínio e segurança sobre ela, assim como criar identidade e credibilidade duradoura para com o público. O procedimento de registro protege legalmente sua marca e pode ser realizado de forma independente ou com ajuda de especialistas.

O empreendedorismo no Brasil cresce a cada ano. Mais de 70 % dos jovens brasileiros sonham em ter o próprio negócio, mas o país é considerado um dos mais burocráticos do mundo. Para abrir uma empresa, o brasileiro leva mais de 100 dias, enquanto que em países desenvolvidos, a média não passa de cinco. 

Ainda assim, são muitos negócios abertos no país. E cada negócio desses representa uma marca. Embora muitos empreendedores não saibam, as marcas que não são devidamente registradas podem ser copiadas,  e as empresas ficam desprotegidas, correndo riscos financeiros e judiciais. 

Mas de que forma o empresário deve registrar sua marca? É isso que veremos adiante. 

O que é o Registro de uma Marca

O Registro de Marca é o que garante a sua propriedade, com uso exclusivo em todo o território nacional, impedindo que qualquer outra empresa use o mesmo nome e/ou símbolo. 

Você já deve ter visto um R de “marca registrada” ao lado de logotipos famosos como o da Coca-cola, né? Então, essa é uma marca registrada. No Brasil, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é o órgão responsável por processar, julgar e conceder o registro de marcas.

Fazer o registro de uma marca não é o mesmo que ter um CNPJ ou a empresa cadastrada na Junta Comercial do seu estado. A única forma de proteger a marca é realizando o registro no INPI, independentemente do tamanho da empresa (MEI, ME, EPP, etc.)

Registrar sua marca é um luxo ou uma necessidade?

Registrar sua marca é, definitivamente, uma segurança. Afinal, alguém mal intencionado pode copiar a sua marca, registrá-la, e você pode perder o direito de uso da mesma. Você pode também estar usando o nome de uma marca que já existe e nem saber disso! 

Se houver outra empresa com o mesmo nome registrado, você pode ser notificado judicialmente e vai ter que trocar de marca. Imagine a dor de cabeça que isso pode trazer!

Então você precisa registrar a sua marca antes que alguém faça isso por você. Ou seja, o registro de sua marca é mais do que uma necessidade. Você tem duas opções: registrar por conta ou contratar especialistas para entrar com o pedido de registro no INPI e acompanhar o processo.

Por que contar com ajuda de especialistas para registrar sua marca

Conseguir fazer um negócio crescer demanda tempo e estratégia. Muitas vezes o empreendedor não tem tempo para cuidar de processos burocráticos ou complicados. E registrar uma marca requer conhecimento legal e tempo para realizar todos os trâmites exigidos. 

Então, ter uma empresa especializada que faça o registro para você é um grande benefício, além de ser uma segurança de que tudo correrá dentro do programado, sem surpresas no futuro. Ou seja, registrar sua marca com especialistas no processo pode ser um alívio para suas preocupações.

Além disso, a perda de qualquer prazo acarreta no arquivamento do processo, sendo necessário dar entrada em um novo pedido no INPI, pagar as taxas novamente e passar por todo o procedimento. Isso significa que, se você fizer o pedido de forma incorreta, pode perder dinheiro, tempo e energia. 

Ao terceirizar o serviço, a  empresa fica responsável por todo o processo, desde a pesquisa de viabilidade de registro até o pagamento das taxas, acompanhando frequentemente o andamento do pedido até a chegada do certificado de propriedade da marca. 

registrar sua marca

Como registrar sua marca com a Consolide?

Registrar sua marca conosco é muito fácil e o melhor: online! Afinal, nenhum empresário tem tempo a perder, não é mesmo?! Você pode solicitar o nosso contato através do formulário no site e, em poucos instantes, terá o retorno de um dos nossos especialistas para sanar todas as dúvidas.

Após ter todos os seus pontos esclarecidos, podemos começar os trâmites para a viabilização do registro com advogados especialistas em Propriedade Industrial. Assim, sem segredo ou mistério e com muito tempo poupado. Aliás, este é apenas um dos benefícios de registrar sua marca com a Consolide.

Aqui, nós prezamos pela transparência e agilidade no atendimento para garantir a satisfação de todos os nossos clientes. Além disso, conquistamos a confiança e credibilidade no ramo através de muito tempo de atuação eficaz na àrea de Propriedade Industrial em conjunto com o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

E custa muito caro?

Pequenas empresas têm desconto de 60% nos pedidos de registro no INPI! Com os nossos serviços ficam incluídos os custos com taxas, análise de viabilidade da marca e honorários. Você contrata um serviço com a garantia de que todas as atividades especificadas em contrato não vão custar nada a mais do que foi combinado.

O melhor é que você paga apenas depois que a Consolide der entrada no processo no INPI e repassar o número do processo para acompanhamento. Em todas as etapas, desde o primeiro telefonema até o envio do certificado de propriedade de registro de marca, você não precisa se preocupar com mais nada.

E como é tudo feito online, você pode ler o contrato no próprio celular, assinar digitalmente e pronto: o início do processo acontece em até 24 horas úteis. E no caso do seu pedido ser indeferido, A Consolide entra com um novo pedido registro de marca e você não paga nada a mais por isso.

-------

Você também pode registrar a sua marca de maneira online, pelo celular, tablet ou computador. Basta clicar no link abaixo e seguir todos os passos, de forma simples e totalmente segura: