Cada vez mais empresários verificam a necessidade de efetuar o registro da marca. Uma amostra disso são os números divulgados pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) que apontaram um aumento de 9,8% nos pedidos de registro em 2018 quando comparado à 2017.

Porém, ao analisar o número de empresas criadas e de solicitações de registro de marca no mesmo ano, verifica-se que poucos são os empreendedores que entendem a importância do registro de marca, já que o INPI recebeu ao longo do mesmo ano apenas 204.419 pedidos de registro de marca frente ao incrível número de 2,5 milhões de empresas criadas em 2018.

É uma enorme quantidade de empresas desprotegidas e correndo riscos financeiros e judiciais pela falta do registro de suas marcas.

O que é registro de marca

O registro de marca é o que garante a exclusividade sobre a utilização do nome de um serviço ou produto e/ou de um logotipo utilizado por um profissional liberal ou empresa como identidade. Segundo a legislação, só é proprietário efetivamente de uma marca quem a registra no órgão responsável. No Brasil, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é o responsável por processar, julgar e conceder o registro de marca.

Agora que você já sabe o que é, entenda porque é importante ter o registro da marca.

A importância do Registro de Marca

Você construiria uma casa sobre um terreno que não é seu? Assim é com a sua marca. Se você utiliza, mas não tem o registro no INPI, ela não é sua. Vale lembrar que ter um CNPJ ou a empresa cadastrada na Junta Comercial do seu estado não protege a marca.

Independente do tamanho da empresa (MEI, ME, EPP, etc.), ter o registro é garantir a propriedade e utilização com exclusividade, evitando assim sustos no futuro, como roubo ou uso indevido do nome da sua empresa. Além disso, é a segurança de que no mercado não existe outra empresa com o mesmo nome registrado. 

Afinal, se houver outra empresa com o mesmo nome registrado, você pode ser notificado judicialmente e vai ter que trocar de marca de qualquer jeito ou responder judicialmente. Acesse nosso conteúdo por que é importante registrar a marca para ir à fundo neste assunto.

Agora que você já sabe por que precisa registrar a sua marca antes que alguém faça isso por você, tem duas opções: registrar por conta ou contratar uma empresa especializada no assunto. Com tantos desafios para fazer o seu negócio crescer é bom avaliar qual a melhor estratégia

Registrar sozinho ou terceirizar com uma empresa especialista?

O empreendedor brasileiro enfrenta todos os dias diferentes desafios, como realizar a gestão de pessoas e gestão financeira do negócio, atender a todas as burocracias (contábil, jurídico e regulação) impostas pelo governo, aumentar as vendas e faturamento para manutenção e crescimento da empresa.

E não para por aí, ainda necessita inovar e se diferenciar para poder sobreviver a um cenário de extrema competição. O registro de marcas é mais um desses desafios, que pode ser simplificado consideravelmente com o suporte de uma empresa especializada, podendo o empreendedor investir mais tempo no crescimento do negócio próprio.

Um processo de registro de marca exige tempo! Seja para estudar o processo, dar entrada no INPI e acompanhar frequentemente o andamento do mesmo para não perder nenhum prazo importante, como por exemplo, pagamento de taxas.

A perda de qualquer prazo acarreta no arquivamento do processo, sendo necessário dar entrada em um novo pedido no INPI, pagar as taxas novamente e passar por todo o procedimento. Em outras palavras, se um registro leva em média 12 meses para ser deferido ou indeferido, a perda de algum prazo pode fazer com que este tempo dobre para você ter a sua marca protegida.

Ao contar com o apoio de uma empresa especializada no assunto, você não precisa se preocupar com as burocracias envolvidas no processo. Ainda ganha agilidade e tranquilidade, pois conta com um parceiro especializado para te ajudar com as possíveis intercorrências que podem acontecer durante o pedido.

Isso porque ao terceirizar o serviço, a  empresa fica responsável por todo o processo: realizar a pesquisa de viabilidade de registro, passar todas as orientações para você, efetuar o pagamento das taxas, acompanhar frequentemente o andamento do pedido e, quando deferido, realizar o envio do certificado de propriedade para você. 

Assim você minimiza a burocracia do dia a dia e fica tranquilo para investir no que importa: na sua empresa.

8 razões para registrar a marca com a Consolide

Somos apaixonados por criar experiências positivas capazes de transformar e crescer negócios, por isso, buscamos constantemente inovar nas formas de entregar valor aos nossos clientes e apoiar o empreendedor brasileiro a proteger a sua empresa por meio do registro de marca.

Conheça abaixo alguns dos nossos diferenciais.:

#1. Taxa Fixa

Aqui na Consolide você sabe exatamente o valor do investimento do início ao fim do processo. Nos serviços estão incluídos os custos com taxas, análise de viabilidade da marca e honorários da empresa. Você contrata um serviço com a garantia de que todas as atividades contratadas (especificadas em contrato) não vão custar nada a mais do que foi combinado.

Situações atípicas que possam ocorrer durante o processo serão comunicadas e, caso haja a necessidade de algum serviço diferente do especificado em contrato, será analisado com você e negociado à parte.

#2. Pagamento com garantia

Você paga apenas após a Consolide dar entrada no processo no INPI e repassar o número do processo para acompanhamento. Isso só é possível porque temos o objetivo de prestar um serviço com transparência, dar segurança e tranquilidade aos nossos clientes.

#3. Acompanhamos seu processo do início ao fim

Em todas as etapas do processo você conta com o suporte da Consolide. Do momento da entrada do seu processo no INPI até o envio do certificado de propriedade de registro de marca, você não precisa se preocupar. Nós cuidamos de tudo! 

Acompanhamos frequentemente seu processo para responder prontamente os questionamentos que possam surgir (solicitação de novos documentos, etc), realizar o pagamento das taxas dentro dos prazos e analisar as intercorrências (imprevistos) durante o procedimento de registro.

#4. Tudo online e seguro

Você contrata o serviço da Consolide na ponta dos dedos. Todo o processo de negociação e assinatura de contrato acontece de onde você estiver, basta ter acesso a um telefone com internet. 

Você lê o contrato no celular, assina digitalmente e pronto, nós damos entrada no processo em até 24 horas úteis. Você deve estar pensando que um contrato digital não tem validade, certo? Errado! Diante da justiça brasileira o contrato digital tem a mesma validade que qualquer outro contrato, garantindo a segurança e proteção do seu negócio.

#5. Equipe de especialistas

Contamos com um corpo de profissionais altamente qualificados e especializados no registro de marca. Aqui na Consolide você conta com um time de feras especialistas na área jurídica para cuidar do seu processo do início ao fim. 

#6. Honestidade e confiabilidade

Como você viu no início deste texto, só em 2018 o Brasil registrou a abertura de 2,5 milhões de novas empresas. Em contrapartida, no mesmo período o INPI contabilizou apenas 204.419 pedidos de registro, o que mostra que apenas 8,18% de empresas entendem a importância de registrar a marca.

É possível auxiliar estes mais de 2 milhões de empresários que encontram-se sem a proteção da marca a entenderem a importância do registro, por meio de um trabalho transparente e honesto - do início ao fim do processo de registro de marca. Por isso, estamos sempre dispostos a atender nossos clientes e tirar todas as dúvidas que surjam durante o processo.

#7. Temos clientes em todo o Brasil

Não há barreiras geográficas. Empresas de todos os portes e profissionais liberais em todas as regiões do Brasil podem contar o apoio para o registro das suas marcas. Por meio da tecnologia e de um atendimento transparente e sólido, é possível levar a confiança e credibilidade conquistadas no mercado nos anos de atuação da Consolide à todos os segmentos e ajudar empresas e profissionais liberais a conquistar o registro da própria marca.

#8. Garantia

O INPI analisa diferentes variáveis antes de dar um parecer sobre a concessão ou não de uma marca. A verificação é realizada pelo analista do instituto, que se baseia na Lei de Propriedade Industrial (Lei Nº 9279/96) para realizar o julgamento. Como este julgamento é subjetivo, pois dependendo do entendimento do especialista do órgão, o registro pode ser negado. 

Por isso, no caso do seu pedido ser indeferido, nós entramos com um novo pedido registro de marca e você não paga nada a mais por isso (100% gratuito)! Entendemos que o nosso papel como facilitadores é garantir ao empreendedor os subsídios necessários para proteger a própria marca, afinal, esta é a nossa missão. 

------

A Consolide nasceu do propósito de auxiliar os empreendedores brasileiros, desburocratizando os processos de registro e apoiá-los na defesa da própria marca.

Agora que você já conhece um pouquinho sobre a gente, que tal a gente conhecer um pouco sobre você e os seus desafios? Deixa as suas dúvidas nos comentários ou preenche este formulário que a gente entra em contato com você para tirar suas dúvidas.