Ana está há 90 dias praticamente sem sair de casa. Adotou o  sistema home office na empresa onde é sócia, e passa os dias com o marido compartilhando a casa e o trabalho.

Quando precisa ir ao banco, Ana recorre ao aplicativo do Itaú. Se precisa comprar alguma coisa, opta pelo marketplace Magazine Luiza. Passa o dia inteiro de Havaianas, e não deixa de usar seus cosméticos da Natura, mesmo só dentro de casa. 

Ana é um dos brasileiros que estão em isolamento por conta da pandemia, ocasionada pelo coronavírus (Covid-19). Assim como Ana, outras milhares de pessoas continuam consumindo neste período - de alimentos a redes sociais. E o consumo de qualquer coisa geralmente está associado a uma marca, não é mesmo? 

Em quais marcas as pessoas mais pensam durante este período de pandemia? 

Essa pergunta virou pesquisa: para chegar ao nome das marcas mais lembradas durante a quarentena, o Instituto de Pesquisa & Data Analytics Croma Insights realizou 9080 entrevistas no período de 15 de fevereiro a 29 de abril de 2020, analisando o comportamento do brasileiro neste período. E então lançou um ranking das 100 marcas mais lembradas. Confira a seguir.

100 marcas mais lembradas na pandemia, de acordo com a pesquisa

Itaú (1º) foi a marca mais lembrada na pesquisa. A instituição tem um bom desempenho social e divulga facilidades e alternativas para os pequenos e médios empresários. 

Ambev (2º) está no ranking entre as três mais posicionadas, por conta da grande fabricação e doação de álcool em gel para hospitais da rede pública.

Magalu (Magazine Luiza) (3º) foi a terceira marca mais lembrada, pelas iniciativas de emprego para autônomos e por doações de aparelhos respiratórios para hospitais públicos. 

Santander, Natura, O Boticário, Bradesco, Nestlé, Americanas e Casas Bahia completam a lista das 10 mais lembradas. Mas analisando de forma separada, por segmento, a pesquisa revela outras marcas. Na alimentação, por exemplo, aparecem:  Nestlé, Burger King e Cacau Show. No ramo de bebidas constam na lista Ambev, Brahma (por conta da grande divulgação nas lives e exposição com celebridades) e Coca-Cola. Já as três instituições financeiras mais lembradas foram Itaú, Santander e Bradesco

Em se tratando de moda, as marcas Havaianas, Nike e Adidas foram as melhores posicionadas na lista. O setor de higiene e beleza foi liderado por marcas como Natura, O Boticário e Avon. 

Ypê, Unilever e Omo foram as mais lembradas no segmento de limpeza. Na comunicação, a lista destaca a Globo, SBT e Bandeirantes, pela cobertura e informação sobre o novo Coronavírus Covid-19. 

Os aplicativos de serviços foram os mais lembrados positivamente na pesquisa: Ifood, Uber e 99 Taxi. E no mercado de varejo, as marcas mais lembradas foram Magalu, Americanas e Casas Bahia

Gusttavo Lima foi a celebridade mais lembrada positivamente, e a apresentadora Xuxa também consta na lista, lembrada pela doação para compra de respiradores artificiais para o Rio de Janeiro. 

Veja o ranking completo:

100 Marcas mais lembradas na pandemia

Você reparou que marcas que se envolveram com doações são as mais lembradas pelos brasileiros? Isto nos dá um indício de que nosso povo respeita empresas que focam no bem-estar social. Assim como Ana, muitos consumidores mantiveram seus hábitos dentro da normalidade, mesmo em situação de isolamento. Por isso é importante que as marcas invistam em posicionamento.

O posicionamento é o lugar que uma marca ocupa na cabeça das pessoas. Uma marca bem posicionada no mercado é aquela que tem as suas vantagens e características presentes na mente do público. Mas como conseguir esse destaque? Veja a seguir. 

O que sua marca pode fazer para ser lembrada pelo público?

Para ser bem posicionada na cabeça do consumidor, é fundamental conhecer o público-alvo e direcionar os esforços de comunicação para esta parcela da população. O público-alvo é um grupo específico de consumidores, com motivações bem particulares e fazer uma pesquisa para determinar o comportamento de compra, os hábitos e a condição socioeconômica é muito importante para o seu negócio.

Colete o maior número de informações possíveis sobre o seu consumidor. Consulte dados de entidades que realizam pesquisas em massa, como o IBGESEBRAE, além de associações específicas de seu segmento de mercado. Uma comunicação eficaz para o público que se deseja atingir é a forma mais fácil de gerar identificação das pessoas para com a sua marca.

Outro detalhe muito importante que talvez você não saiba: todas as 100 marcas lembradas pelo público que aparecem na pesquisa são Marcas Registradas. Isso mesmo, elas têm registro, tão importante quanto o CNPJ e o nome fantasia (marca). 

Imagine você criar uma marca de sucesso, investir em marketing e posicionamento da empresa e torná-la conhecida, sem ter o registro da marca. Isso é a mesma coisa que construir uma casa linda sobre “areia movediça”. Este é um risco que as marcas acima listadas não correm! Todos eles registraram as marcas no INPI.

Mas o que é o Registro de uma Marca? 

O Registro de Marca é um título emitido pelo INPI que concede a propriedade sobre a marca e o direito de utilizá-la com exclusividade no segmento de atuação em todo o Brasil. Quando a marca não é registrada, qualquer pessoa ou concorrente pode utilizá-la. O verdadeiro dono de uma marca é quem possui o registro.

Uma marca registrada tem inúmero benefícios, entre eles:

  • Evita cópias, pois quem possui o registro de marca tem o direito de uso exclusivo no seu segmento de mercado no território brasileiro.
  • Transmite confiança e credibilidade. Afinal, quem não confia naquele “errezinho” ( ® ) ao lado da marca?

Itaú, Ambev, Magalu e as outras dezenas de marcas que aparecem na pesquisa como as mais lembradas são Marcas Registradas. E você também pode registrar a sua, afinal negócios de qualquer tamanho podem e devem ter Registro no INPI.

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Então conta pra gente: qual a marca mais lembrada por VOCÊ neste período? Deixe seu comentário!