Muito populares na era digital, as redes sociais podem ser grandes aliadas no aumento do lucro da sua empresa. Aplicando as estratégias certas nestas plataformas, você conseguirá aumentar suas vendas e melhorar seus resultados. Quer saber como fazer isso? Neste artigo vamos dar dicas de como utilizar as redes sociais para aumentar o lucro.

Escolha as redes sociais certas para sua empresa

Facebook, Twitter, Instagram, Youtube, Pinterest … São muitas as redes sociais utilizadas hoje. Com tantos canais disponíveis, se torna muito difícil distribuir conteúdo de qualidade e criar ações assertivas para todas elas. Por isso, para conseguir bons resultados nessas plataformas é preciso escolher quais fazem mais sentido para o seu negócio.

Mas como saber qual delas será mais interessante no seu caso? Para responder a essa pergunta você precisa conhecer seu público alvo. Em quais redes sociais ele está? Em quais é mais ativo? Você também deve conhecer as principais características e recursos de cada uma das redes e definir qual oferece benefícios mais interessantes para sua estratégia de vendas.

Além disso, é fundamental que você trace estratégidas de marketing nas redes sociais se adequando a cada uma individualmente.

Crie conteúdo relevante para o seu público

Não basta criar um perfil nas redes sociais e esperar que isso aumente suas vendas. Para que esse recurso se torne mesmo eficiente, é necessário que você crie conteúdo relevante para o seu público.

Criar e distribuir conteúdo de qualidade, aumenta sua visibilidade, o que atraia mais pessoas e assim possíveis consumidores. Este conteúdo também vai tornar você referência no seu mercado de atuação e gerar mais confiança, fazendo com seu produto ou serviço seja valorizado e desejado.

Desenvolva sempre um conteúdo que seja criativo e com potencial de compartilhamento, pois quando um usuário compartilha um conteúdo da sua marca nas redes sociais, além de aumentar seu alcance, cria uma valiosa prova social, o que ajuda a aumentar sua competitividade em vendas.

Desenvolva um relacionamento com seus clientes

Interação é a chave para que suas redes sociais deem os resultados esperados. Através delas é possível que você crie um relacionamento com o seu público que vai além do compra e venda, o que aumenta a confiança dos consumidores na sua marca e faz com que ela seja lembrada.

Por isso, interaja com seus consumidores e possíveis clientes através das redes sociais. Invista em uma boa gestão para estes canais, fazendo com que comentários e directs não sejam ignorados. Tire dúvidas e aceite elogios e críticas, faça seu público perceber que você está aberto para se relacionar em todos os canais.
Também é importante que você gere conteúdo que promova engajamento. Quando você publica algo interessante, que faz com que as pessoas queiram comentar, marcar um amigo ou compartilhar, isso aproxima a marca do público.

Utilize uma ferramenta de gestão de redes sociais 

Através de uma ferramenta de gestão você será capaz de gerenciar todos os canais em que está presente e manter contato com seu público. Ela também permitirá que você automatize processos, o que vai poupar tempo e impedir que algum perfil fique desatualizado.
Com uma boa ferramenta de gestão, será possível monitorar as menções a sua marca de forma mais simples, responder os usuários e ainda programar publicações, deixando sua estratégia bem organizada.

Crie promoções e ações criativas

Promoções são sempre atraentes e nas redes sociais isso não é diferente. Um exemplo de ação promocional muito utilizada nas redes sociais são os sorteios.

Trata-se de uma estratégia muito eficiente, uma vez que atrai novos seguidores, que podem se tornar clientes, e também cria um interesse maior em determinado produto ou serviço. As regras podem variar de acordo com o seu objetivo.

Seja criativo na hora de desenvolver ações nas suas redes. Entenda seu público e pense em algo que irá ser interesse para ele e que tornará seu produto mais atrativo.

Faça post patrocinados

Para quem quer melhorar os resultados das vendas, utilizando as redes sociais, é necessário unir estratégias orgânicas a campanhas pagas.

Patrocinar um bom post ou uma boa oferta, aumenta seu alcance e faz com que seu conteúdo chegue até pessoas que podem se interessar pelos seus produtos, mas que ainda não conhecem sua empresa. Ou fazer com que uma pessoa que está em processo de decisão de compra, feche o negócio com você.

As redes sociais têm um alto poder de segmentação. Você pode selecionar o perfil de pessoas que quer alcançar com base em interesses pessoais, páginas curtidas, perfil de compra, atividades recentes e mais. Com esses recursos, será possível anunciar seus produtos e serviços para quem realmente tem potencial de se tornar um cliente.

Seguindo essas dicas, suas redes sociais serão grandes aliadas das suas estratégias de venda. Basta colocá-las em prática.

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