Por ser uma data sedutora comercialmente, muitos brasileiros acabam se lançando nas compras durante a Black Friday sem avaliar a segurança dos sites que oferecem promoções. Este ano a sexta-feira de ofertas cairá no dia 26 de novembro.

Embora o medo de cair em fraudes tenha diminuído ao longo dos anos em que a Black se tornou popular, a segurança ainda é fator que gera desconfiança. Uma revelação importante é que 80,63% dos consumidores afirmaram ter ainda algum medo de fraude (em 2020 este número era de 84,6%).

Portanto, preste atenção em nossas dicas para aproveitar as compras sem cair numa “Black Fraude”. Continue lendo.

6 dicas para uma Black Friday sem cilada

O golpe taí… O que fazer para se proteger? Para ajudar você a manter “um olho no peixe e outro no gato”, ou seja, para acompanhar de perto as promoções mas conter o impulso para verificar a segurança do site e da loja antes da compra, preparamos 6 dicas. Confere aí.

1. Pesquise a empresa no Google

Antes de sair por aí comprando pela internet sem identificar se o site é confiável, tome nota: pesquise no Google se a empresa em questão tem CNPJ, endereço e telefone, e se está envolvida em disputas judiciais. Em outras palavras, agir com cautela é a única saída para evitar cair em cilada.

2. Pesquise a reputação da empresa no site Reclame Aqui

O site Reclame Aqui é uma plataforma de reclamações com mais de 450 mil empresas cadastradas. Pelo site mesmo, basta digitar o nome da loja ou empresa que você quer pesquisar e então ver a reputação dela, através de reclamações de clientes. Veja se há muitos casos de atraso na entrega ou produtos indisponíveis.

3. Verifique se o produto que você quer comprar é legítimo

Mesmo em sites famosos e grandes marketplaces (como Mercado Livre, por exemplo) alguns fornecedores podem oferecer produtos que não são legítimos ou originais. Se você tem dúvidas sobre a origem da mercadoria, não hesite em entrar em contato com o vendedor (geralmente há chats em que você troca mensagens com quem vende o produto) e pergunte tudo que puder.

Para não comprar “gato por lebre”, preste também atenção à descrição do produto, onde muitas vezes está especificada a origem do mesmo. 

4. Pesquise o mesmo produto em sites diferentes

Encontrou uma oferta imperdível? Então pega a visão: muitos descontos não são exclusivos de uma loja só. Pode ser que o fabricante ofereça o mesmo desconto para vários sites, por isso é importante verificar se a mesma promoção está acontecendo em outras lojas. Se o preço da mercadoria no site em questão estiver muito distante da realidade, abra o olho.

5. Confirme se o logotipo da empresa é o verdadeiro

Para dar um voto de confiança às lojas na Black Friday, não basta seguir os passos anteriores. Também temos que ficar de olho em golpes por e-mail ou anúncios em redes sociais. 

Se você receber ofertas em seu endereço eletrônico ou perfil no Instagram, verifique se o logotipo da loja é realmente o verdadeiro. Veja se há alterações de cores ou uso diferente da fonte. Para isso, olhe no Google e entre no site verdadeiro da marca, inclusive para ver se as promoções estão exatamente iguais àquelas enviadas no e-mail.

6. Confirme se o endereço do site está correto

Resista às compras sem antes verificar se o endereço da página possui o início “https”, pois o “s” a mais no site indica que há segurança, e que seus dados serão preservados. Se o site for confiável, o navegador exibe um cadeado fechado ao lado do endereço.

Em tempos de “Black Fraude”, vale também ficar atento aos caracteres do site, se estão todos corretos. Para mostrar um exemplo, digamos que o site www.consolidesuamarca.com.br, ao ser alterado por golpistas, passa a ser www.consolidesu4m4rca.com.br. Entendeu como se dá a fraude?

------

Espero que estas dicas tenham sido úteis e ajudem a melhorar sua experiência de compras na Black Friday. Continue acompanhando nossos conteúdos sobre a data!