Se aparecesse um gênio da lâmpada e falasse que você poderia usar apenas 3 marcas para o resto de sua vida, quais marcas você escolheria?

Pergunta difícil né?

Isso mostra o quanto as marcas são importantes em nossa vida. É quase impossível escolher apenas 3 marcas para usar a vida toda, sendo que a gente consome uma infinidade de produtos ao longo da nossa existência.

As marcas são tão valiosas para as pessoas que se tornam valiosas também financeiramente. Ou seja, a marca pode valer até mais do que todo o patrimônio material de uma empresa. 

Tamanha a importância das marcas, que anualmente é realizada uma avaliação das 100 marcas globais mais valiosas, conduzida por especialistas do BrandZTM 2020, lançada pela WPP e Kantar . A combinação de dados de mercado rigorosamente com informações abrangentes de mais de 3,8 milhões de consumidores em todo o mundo, cobrindo mais de 17.500 marcas diferentes em 51 mercados.

O conjunto de classificações e relatórios de avaliação de marca BrandZTM incluiu Austrália, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru), Holanda, África do Sul, Espanha, Reino Unido e EUA.

Hoje vamos conhecer alguns números dessa pesquisa.

100 marcas mais valiosas: veja os números do ranking

Para construir o ranking de marcas mais valiosas do mundo, os critérios de elegibilidade são:

  • A marca é de propriedade de uma empresa de capital aberto ou seus dados financeiros são publicados em domínio público
  • As marcas Unicórnios (empresas de tecnologia privadas avaliadas em mais de 1 bilhão de dólares antes de abrir seu capital em bolsas de valores) têm sua avaliação mais recente disponível ao público. 

Com isso definido, a Amazon subiu ao pódio como a marca mais valiosa do mundo, alcançando o valor de US $ 415,9 bilhões. A marca está presente no ranking das 100 marcas mais valiosas do BrandZ Global desde 2006. Somente este ano, o valor da Amazon cresceu quase US $ 100 bilhões.

Amazonas

A América do Norte, a Ásia e a Europa são os continentes que dominam a lista das 100 marcas mais valiosas do mundo em 2020. O valor total das marcas avaliadas aumentou em 5,9% este ano, mesmo com os impactos gerados pelo coronavírus. Antes da pandemia global, esperava-se que o valor total do ranking aumentasse em 9%.

Mais um dado curioso: o valor de marca total das TOP 100 alcançou US $ 5 trilhões, o equivalente ao PIB anual do Japão. Os números representam um crescimento de 245% desde 2006, quando o valor total do ranking chegou pela primeira vez a US $ 1 trilhão.

No topo da lista: como 10 Marcas Mais Valiosas do Mundo em 2020

100 marcas mais valiosas 2020

O relatório completo da BrandZ com as classificações das 100 marcas mais valiosas do mundo está disponível para download aqui.

Marcas de tecnologia são as mais valiosas

As marcas de tecnologia figuram no topo do ranking, crescendo em geral 10%. Em 2020, a Apple manteve sua posição como a segunda marca global mais valiosa (US $ 352,2 bilhões), enquanto a Microsoft recuperou a 3ª posição (US $ 326,5 bilhões) à frente do Google (US $ 323,6 bilhões) ), principalmente por conta das novas funcionalidades disponibilizadas durante uma pandemia, como o Microsoft Teams.

Microsoft

À medida que as pessoas passam mais tempo online, a inovação é um fator de crescimento para as marcas de tecnologia. A rede social da moda - a plataforma chinesa TikTok (US $ 16,9 bilhões) - agora faz parte do ranking TOP 100, justamente por estar muito presente na lista de recursos de entretenimento dos jovens na quarentena.

Aliás, marcas representantes da categoria de mídia e entretenimento apareceram em peso no ranking deste ano, incluindo o Netflix (US $ 45,9 bilhões), Instagram (US $ 41,5 bilhões), LinkedIn (US $ 29,9 bilhões) e Xbox (US $ 19,6 bilhões). 

Como marcas de comércio eletrônico da Amazon, Alibaba e JD foram especialmente importantes neste período de pandemia, por facilitar como compras online. A MasterCard figurou entre as 10 primeiras posições pela primeira vez em 2020, devido ao forte desempenho financeiro.

Por outro lado, as marcas de energia caíram 22% em valor, os bancos globais caíram 19%, os bancos regionais caíram 11% e os carros caíram 7%. As 100 Marcas Mais Valiosas tiveram um crescimento de US $ 277 bilhões em relação ao ano anterior. 

Uma análise BrandZTM faz com que as empresas identifiquem a força de sua marca no mercado e também fornece uma orientação estratégica para aumentar seu valor a longo prazo. 

Call to Action Crie uma Super Marca

---

E aí, curtiu esse conteúdo? Conta pra gente abaixo, na sessão de comentários!

>> [eBook 100% Grátis] Saiba como criar uma marca que vai te destacar da concorrência. Baixe agora este super eBook! <<