quanto vale sua marca

 

Você sabe quanto vale uma marca? Entende o que isso quer dizer? Calma, vamos explicar! Uma das revistas mais conceituadas no mundo, a Forbes, publica todo ano um ranking com as marcas mais valiosas ao redor do globo. Grandes nomes como Google, Apple e Coca-Coca são presenças frequentes. Mas como esse valor é estimado?

Antes disso, é preciso deixar claro o significado de marca. Podemos dizer que marca  é um nome, símbolo, sinal ou a combinação de tudo isso, que tem o objetivo de distinguir uma empresa, produtos ou serviços de seus concorrentes. De forma ainda  mais didática: a marca é a representação visual que facilita o reconhecimento do seu negócio e o destaca da concorrência.

O valor de uma marca pode ser determinado por meio de vários indicadores. A consultoria de estratégia e avaliação de marca Brand Finance acaba de lançar o relatório Global 500 2020, que aponta quais são as 500 marcas mais valiosas do mundo na atualidade. E adivinha quem ocupa os primeiros lugares?

Por que devo me preocupar com isso?

Ter indicadores de que sua marca é valiosa não é somente importante para saber quanto ela vale perante o mercado, em termos monetários, mas denota o quão forte é se tratando de marketing e alcance. Uma marca considerada de valor é aquela que consegue ser lembrada de maneira positiva, fideliza clientes e se destaca diante da concorrência.

Tudo isso contribui para que uma marca arrecade mais com produtos, serviços, propagandas e o que mais advir dela. Consequentemente, terá mais chances de ser ranqueada quando o requisito for seu faturamento.

Calcule quanto vale sua marca

O valor de marca também é conhecido pelo termo brand equity. Para calcular quanto vale uma marca, existem muitos métodos e cada empresa deve adotar o modelo que deseja, de acordo com suas especificidades. Mas como a ideia aqui é sermos práticos, vamos determinar quanto vale sua marca com apenas 3 passos simples. Bora lá?

  1. Pense no valor que cobraria, caso alguém se interessasse em comprar sua marca. Nesse momento, você deve avaliar todo o trabalho que já teve para construir sua marca - financeiro e emocional, além de pensar em todo o conhecimento envolvido na construção de seu negócio. Essa não será uma tarefa fácil: requer reflexão e alguns cálculos. Mas vale a pena fazer essa avaliação.
  2. Agora calcule todo o patrimônio material da empresa, desde imóveis, maquinário, estoque, dinheiro em caixa, entre outros. Coloque na ponta do lápis tudo que já foi investido no negócio.
  3. Por fim, faça uma comparação entre o valor de venda (que você cobraria caso fosse vender seu negócio) e a soma do patrimônio. O valor de sua marca é a diferença entre esses valores!

Caso o resultado da diferença for abaixo de zero, há chances de você ter subestimado o valor do seu patrimônio, mas isso só se apresenta em casos mais raros. 

Se o resultado final foi próximo ou igual a zero, o mais provável é que a concorrência ainda leve a melhor no julgamento do público, ou seja, sua marca precisa demonstrar seus diferenciais. 

Quando o valor é alto, o resultado denota boa percepção das pessoas, o que acaba por gerar influência na decisão de compra final. Ou seja, sua marca é valiosa. 

Um dos quesitos que confere valor à marca é seu devido registro junto ao INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Vamos entender o que significa isso?

A importância do Registro da Marca

Imagine se a marca Coca-Cola pudesse ser copiada por aí… e todos os fabricantes de refrigerante de cola resolvessem colocar o rótulo e a logomarca da Coca em suas bebidas. Impossível imaginar isso, né? Sabe por que isso não acontece? Porque a Coca-cola é uma marca registrada - e você pode perceber isso pelo símbolo de ® presente ao lado da logomarca. 

Todas as marcas famosas que você conhece foram registradas, evitando assim que outras empresas ou pessoas copiem o nome, a logomarca ou qualquer outro elemento. Registrar a marca de sua empresa ou de seu produto é uma ação fundamental, pois com o certificado de registro a marca se torna uma propriedade e você tem total direito sobre ela. Assim, concorrentes do setor não poderão utilizar um nome e logo iguais ou semelhantes ao seu.

call to action para página de conversão vídeo dos Riscos de Não registrar a marca

O processo de registro segue os parâmetros definidos pela Lei da Propriedade Industrial (Lei 9.279/96), e ocorre no órgão federal INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial. 

O registro de marca pode ser feito por qualquer pessoa (Pessoa Física ou Jurídica), portadora de um CPF ou CNPJ. É como se fosse a escritura de um imóvel, sabe? Você se torna o proprietário de fato daquela marca, podendo inclusive deixá-la de herança para seus descendentes.

Depois de fazer o cálculo de quanto vale a sua marca, você não vai querer deixá-la dando sopa por aí, não é mesmo? É preciso fazer o registro dela!

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