quanto vale sua marca

Você sabe quanto vale sua marca? Entende o que isso quer dizer? Calma! Vamos explicar! Uma das revistas mais conceituadas no mundo, a Forbes, publica todo ano um ranking com as marcas mais valiosas ao redor do globo. Grandes nomes como Google, Apple e Coca-Coca são presenças frequentes. Mas como esse valor é estimado?

O valor de uma marca pode ser determinado por meio de vários indicadores. O desempenho financeiro, por exemplo, é o método utilizado pela revista para essa estimativa. Diferente da consultoria de marca Interbrand, que determina o valor das empresas (marcas) considerando aspectos como concorrência e satisfação do consumidor.

Quer saber mais sobre o assunto? Veja este artigo!

Por que devo me preocupar com isso?

Ter indicadores de que sua marca é valiosa não é somente importante para saber quanto ela vale perante o mercado, em termos monetários, mas denota o quão forte é se tratando de marketing e alcance. Uma marca considerada de valor é aquela que consegue ser lembrada de maneira positiva, fideliza clientes e se destaca diante da concorrência.

Tudo isso contribui para que uma marca arrecade mais com produtos, serviços, propagandas e o que mais advir dela. Consequentemente, terá mais chances de ser ranqueada quando o requisito for seu faturamento.

Calcule quanto vale sua marca

Como mencionado anteriormente, existem muitos métodos para determinar quanto vale sua marca. No entanto, é possível encontrar um resultado em três passos, veja!

  1.  pense no valor que cobraria, caso alguém se interessasse em comprar sua marca;
  2.  agora calcule todo o patrimônio da empresa, desde imóveis, maquinário, estoque, dinheiro em caixa, entre outros;
  3.  por fim, faça uma comparação entre o valor de venda e o valor da soma do patrimônio. O valor de sua marca é a diferença entre esses valores!

Caso o resultado da diferença for abaixo de zero, há chances de ter subestimado o valor do seu patrimônio, mas isso só se apresenta em casos mais raros. Já se foi próximo ou igual a zero, o mais provável é que a concorrência ainda leve a melhor no julgamento do público, ou seja, precisa demonstrar seus diferenciais. Quando o valor é alto, denota boa percepção das pessoas, o que acaba por gerar influência na decisão de compra final.

A importância do registro da marca

Um dos quesitos que confere valor à marca é seu devido registro junto ao INPI. A marca sem registro não tem proteção e direitos de uso garantidos e, portanto, não tem valor algum. Imagine que esteja interessado em adquirir uma propriedade, você compraria um terreno sem escritura? O mesmo pode ser aplicado com relação à uma marca.

Que tal contar com a assessoria e expertise da Consolide Sua Marca? Somos nacionalmente reconhecidos, nos estabelecendo como uma empresa de excelência, além de credenciada pelo INPI. Consulte-nos!