Depois de protocolar o registro de marca, ficar atento ao processo é muito importante. Nesse artigo vamos te mostrar duas formas de acompanhar o pedido no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Antes de qualquer coisa, vamos relembrar o que é esse passo tão importante na vida de um empreendedor.

O que é o registro de marca

O registro de marca é a única forma de trabalhar tranquilo. Isso é um fato. Sabe por que? Se estiver certificado no INPI, ninguém mais pode usar o mesmo nome que você no segmento que atua.

Isso porque, para o órgão federal, o objetivo é ter marcas exclusivas. Isso gera mais credibilidade e segurança ao cliente também.

O certificado de registro tem validade de dez anos e pode ser renovado por sucessivos períodos. Essa é uma forma de o governo saber se a marca ainda está em uso.

Além de investir de forma segura, o registro de marca também gera mais oportunidade de crescimento para a empresa. Só pode abrir franquias e licenciar produtos quem está devidamente certificado.

E, depois de protocolar, o que acontece?

O pedido de registro é feito no próprio site do INPI. Lá você faz seu cadastro e envia as documentações necessárias. Por fim, passa por uma avaliação com especialistas que vão definir se sua marca está apta ou não ao registro.

São várias etapas depois de protocolar o pedido e cada uma delas necessita de um olhar atento. A partir do momento que for publicada pelo INPI, abre o prazo para que um terceiro se manifeste e apresente oposição no prazo de 60 dias.

Você também passará pelo exame de mérito, que é a análise da documentação e se tem alguma pendência. Depois vem o deferimento, onde abre o prazo para o pagamento do certificado. Para daí sim, sair a publicação oficial da marca registrada.

Como acompanhar o processo de registro no INPI

Quando você protocola, o INPI não faz de imediato a publicação do processo no site de buscas. Ele ainda precisa fazer uma análise antes de publicar. Isso demora em média 30 dias.

O INPI não manda e-mail ou carta, a única comunicação para você acompanhe o processo é pela Revista da Propriedade Industrial (RPI), publicada todas às terças-feiras. Porém, não esqueça de acessar semanalmente, pois pode ser que precise enviar novos documentos.

A revista é atualizada no próprio site do INPI. Para saber sobre sua marca, baixe o PDF e faça uma procura pelo nome da marca, número do processo ou nome do titular.

Registre e acompanhe de forma fácil com o Aplicativo Consolide

Se o seu objetivo é ficar ainda mais antenado, tranquilo e ter uma linha do tempo fácil e de simples entendimento, você precisa registrar a sua marca através do Aplicativo Consolide.

Além de seguro, não terá a preocupação de entender juridicamente o que está acontecendo, pois nossos especialistas cuidam disso para você.

Baixe agora mesmo pelas lojas Google Play ou Apple Store.


Esse conteúdo foi útil para você? Se tem mais alguma dúvida, deixe nos comentários que nós vamos te ajudar.