Publicação de conteúdo frequente nas redes sociais, informações atualizadas no site da empresa e um cadastro no Google Meu Negócio são aspectos indispensáveis para o sucesso de um pequeno negócio no meio digital. 

Mas nem sempre o empreendedor consegue tempo e dinheiro para administrar tudo isso, não é mesmo? Por isso, hoje vamos apresentar uma solução que pode ajudar e muito no conteúdo de sua marca na internet: os bancos de imagens gratuitos.

É importante saber que as fotos são elementos fundamentais na divulgação de seu conteúdo, seja ele através das mídias digitais ou em um blog, por exemplo. Em contrapartida, é trabalhoso produzir fotos de qualidade. Some a isso as atualizações constantes das redes sociais, que ora anuncia mudanças no algoritmo, ora diminuem o alcance, ora mudam tudo novamente. 

Os bancos de imagem facilitam a vida dos empreendedores que não têm tempo de produzir fotos profissionais para seus conteúdos. Então, preparamos uma lista de bancos de imagens gratuitos para você utilizar em sua estratégia de divulgação.

24 bancos de imagens gratuitos

A lista abaixo traz sites com imagens e outros elementos que você pode aproveitar para publicação em site, blog ou redes sociais. E tudo de forma gratuita. As fotos podem ser baixadas e utilizadas com o devido crédito, mas não precisam ser pagas.

Unsplash

O site Unsplash contém um acervo grande de fotos que podem ser baixadas por qualquer pessoa, e são todas livres de direitos autorais, ou seja, você pode usá-las em seu site, blog ou redes sociais de forma comercial ou pessoal, gratuitamente. 

Rawpixel

O site Rawpixel também tem um acervo de fotos, vetores, ilustrações e outros elementos interessantes para empreendedores que querem utilizar imagens gratuitas. 

Depositphotos

Banco de imagens, músicas e vídeos, com opções pagas e gratuitas. Várias coleções de imagens são atualizadas semanalmente. 

Pixabay

Outro site gratuito para baixar imagens, vetores, ilustrações e vídeos é o Pixabay, que permite escolher as dimensões das fotos. O acervo tem mais de 1,2 milhão de elementos. 

FreePik

Esta plataforma é bastante conhecida dos designers: o banco de imagens conta com mais de um milhão e meio de fotos gratuitas.

PicJumbo

São milhares de imagens livres de direitos autorais, que podem inclusive ser enviadas semanalmente para seu email.

Vintage Stock Photos

Neste banco de imagens, você encontra uma variedade de fotos no estilo “retrô”, bem como cartazes e pôsteres antigos, tudo livre de direitos autorais. 

Morguefile

Mais um site com milhares de opções de fotos gratuitas, que vieram da contribuição coletiva de profissionais e usuários. 

Libre Shot

Banco de imagem gratuito com muitas fotos que podem ser baixadas livremente. 

Welcome Collection

O site Welcome Collection também oferece um vasto acervo de imagens para você utilizar em sua estratégia de divulgação.

USDA ARS

Este é um banco de imagens do departamento de agricultura americano. Por esta razão você vai encontrar um acervo dedicado a imagens de plantação, animais do campo e laboratórios, tudo ligado ao mundo agro.

Pexels

O Pexels é um dos bancos de imagens gratuitos mais conhecidos, com milhares de opções de fotos divididas em categorias. Use à vontade seu direito de copiá-las e distribuí-las.

Reshot

O Reshot é outro site com muitas opções de fotos, ícones e ilustrações gratuitas e de qualidade.

New Old Stock

Estoque incrível de imagens que podem ser usadas livremente em seu site, blog ou perfil nas redes sociais.

Picography

O Picography é um banco com muitas opções de imagens grátis, que podem ser baixadas livremente.

Builder Report

Mais uma opção para suas imagens, o Builder Report também tem um acervo livre de direitos autorais.

Kaboompics

Um dos sites preferidos dos designers, oferece a opção de busca de imagens por cores e palavras-chave.

Magdeleine

O banco de imagens Magdeleine posta uma imagem grátis por dia, que pode ser baixada e usada para agregar valor ao seu conteúdo na internet.

Travel Coffee Book

Com muitas imagens de cidades e lugares pelo mundo, o site Travel Coffee Book é o favorito dos amantes de viagens.

Public Domain Archive

Com imagens antigas e modernas, o banco de imagens tem o mix perfeito para complementar seu conteúdo digital.

Foodiesfeed

Este banco de imagens é especial para quem deseja compartilhar fotos de comida. Com várias opções de imagens grátis, o site é perfeito para quem tem um pequeno negócio no ramo da alimentação e quer incrementar o seu perfil nos aplicativos de delivery ou nas redes sociais.

Albumarium

Este site se destaca pelo acervo de qualidade, e pelas inúmeras categorias de fotos grátis disponíveis, inclusive com uma sessão em preto e branco.

Flaticon

Também bastante cultuado no mundo do design, este banco de imagens contém mais de 600 mil ícones em vetor disponíveis para complementar as artes em sites e materiais gráficos.

Tem que ter

Apostando na diversidade, este banco de imagens é um dos poucos que se concentra no compartilhamento de fotos mais inclusivas. 

-----

E então, esse conteúdo foi útil pra você? Compartilhe com seus amigos empreendedores. Aproveite e siga a gente também no Instagram.