O sucesso profissional é um dos maiores objetivos das pessoas. Por isso, o desenvolvimento da mentalidade empreendedora é algo tão desejado entre os profissionais que escolhem a jornada do empreendedorismo.

Você sabia que o conjunto de crenças e pensamentos existentes em cada indivíduo, pode ser um fator limitante ou um fator de crescimento em sua vida? 

É o famoso “mindset” ou programação mental, que determina o nosso comportamento frente às adversidades ou oportunidades da vida e ele é essencial para desenvolver estratégias focadas em alcançar nossos objetivos.

Aproveito para dar uma super dica de leitura: “Mindset: a nova psicologia do sucesso" de Carol Dweck.

Afinal, o que significa ter uma mentalidade empreendedora?

Ter uma mentalidade empreendedora tem muito mais relação com atitude do que uma posição empresarial. Ou seja, não é porque você é um empresário, que tem mentalidade empreendedora, ou vice-versa.

Pessoas com mentalidade empreendedora têm visão de futuro, coragem para arriscar, ousadia, criatividade, persistência e autoconfiança.

E se você quer acelerar o seu conhecimento sobre o tema, aproveita e dá uma olhada no TED da Carol Dweck falando sobre “O Poder de Acreditar que Você Pode Melhorar” 

9 dicas para desenvolver uma mentalidade empreendedora

Reprogramar a mente para alcançar uma mentalidade empreendedora de sucesso, não é simplesmente uma mudança de hábito, é um ajuste no processo mental, mas é totalmente possível.

Então, preste atenção nas 9 dicas que vou te passar para desenvolver uma mentalidade empreendedora:

1. Invista em seu autoconhecimento

Praticar o autoconhecimento é um fator essencial para empreendedores descobrirem e fortalecerem o seu propósito e assumirem o protagonismo das suas vidas. 

E como praticar o autoconhecimento? Você precisa identificar seus pontos fortes e suas fraquezas, assim como as ameaças e oportunidades.

Existem várias maneiras, uma delas inclusive é a famosa ferramenta SWOT, muito utilizada nos meios organizacionais, mas hoje eu vou te ensinar uma ferramenta muito simples e capaz de te ajudar a identificar as atividades que te dão energia positiva e as atividades que te tiram a energia.

Então, se prepara aí, pega papel e caneta ou até o bloco de notas do próprio celular e vamos lá: 

  • liste todas as atividades que estão sob sua responsabilidade hoje e depois as classifique em duas colunas;
  • na coluna da esquerda faça a lista de “Aceleradores de Energia” (coisas que você adora fazer); 
  • na coluna da direita faça a lista de “Inibidores de Energia” (coisas que você não gosta de fazer).

Olhe para esta lista, observando atentamente a coluna da direita “Inibidores de Energia” e veja se é possível delegar estas atividades e se for, já liste para quem. Ao mesmo tempo, olhe para esta lista da esquerda “Aceleradores de Energia” e entenda se elas realmente deveriam estar sob a sua responsabilidade, por mais que você tenha muito prazer em realizá-las.

Enquanto empreendedor, você deve focar nas atividades de gestão e na grande maioria das vezes, você se concentra nas atividades de controle que em sua maioria, estão na coluna da esquerda e te dão prazer imediato. Abrir mão de alguns hábitos pode ser difícil, mas são essenciais para o crescimento e sustentabilidade do seu negócio. Pense nisso!!!

2. Descubra qual é o seu propósito

Faça uma lista de 10 itens para cada um destes pontos: 

  • O que você ama fazer (paixões); 
  • O que você sabe fazer (habilidades/talentos); 
  • O que pode ser pago para fazer (no que você pode servir);
  • O que o mundo precisa (necessidades do mercado).

Evite investir em um negócio, pensando somente em dinheiro, pois quanto maior envolvimento com este investimento, maior será o seu entusiasmo e comprometimento em fazer “dar certo”.

3. Mantenha a autoconfiança

Confiar em si mesmo é fundamental para o seu sucesso e mesmo que você seja o único a acreditar em seus projetos, mantenha-se firme em direção aos seus sonhos.

4. Seja corajoso

Tenha um espírito empreendedor e encare os desafios e problemas de frente. Lembre-se que, quem não arrisca, não sai do lugar.

5. Desenvolva a sua liderança

Um bom líder conduz uma equipe rumo ao sucesso e mesmo que o seu negócio ainda seja “euquipe”, comece sendo líder de si mesmo.

6. Estruture um plano de negócios

Um plano de negócios é essencial para o sucesso de um empreendedor, mas não adianta só planejar, ter mentalidade empreendedora é principalmente colocar o planejamento em prática, ou seja, fazer.

7. Tenha foco e mantenha a sua produtividade

O foco é a habilidade que nos faz realizar os nossos objetivos e a produtividade nos faz realizá-los com a melhor qualidade de tempo possível.

Estar aberto à jornada do aprendizado contínuo é essencial para o sucesso de qualquer profissional. Evite a estagnação, e isto ajudará você a enfrentar novos desafios e ou superar novos obstáculos.

8. Crie um bom networking

Ter uma boa rede de contatos é fundamental para o sucesso de qualquer negócio e quando mais você conhecer boas práticas de mercado, mais desenvolverá sua mentalidade empreendedora.

9. Escolha seus mentores

Procure por mentores, pessoas com quem você possa aprender, compartilhar desafios e dividir os “problemas e ou dilemas”. A vida de um empreendedor normalmente é solitária e quanto maior for o seu crescimento, mais solitária ela será, e estou falando isto a nível de compartilhamento de informações e tomada de decisões, por isto, é fundamental que você encontre alguém neutro, disposto a te ouvir e experiente para lhe orientar, um mentor.

Este é o segredo dos empreendedores de sucesso: desenvolver e manter uma mentalidade empreendedora. E isto não é algo que vai acontecer de uma hora para outra e pode levar tempo,  mas é totalmente possível. 

Então para começar, concentre-se em aprender novas habilidades e ter a atitude necessária para fazer a diferença, seja na sua vida ou na de outras pessoas que tiverem conexão com o seu negócio. 

-----

Por fim, penso que ter uma mentalidade empreendedora é muito mais do que ter um negócio, é uma forma de realização, de estar comprometido com seus sonhos e objetivos, de entender que os erros são oportunidades de crescimento e que desistir é uma palavra que não existe em seu vocabulário.

Se estas dicas lhe trouxeram aprendizados, aproveita para curtir e compartilhar com os seus contatos para aumentarmos a “tribo das mentes empreendedoras”.

Desejo boas descobertas e sucesso para você!