E este tal de propósito, hein?! 

A maioria das pessoas ainda considera o propósito algo abstrato e distante da sua realidade, uns inclusive afirmam que não têm um propósito.

Eu penso que todos nós temos um propósito, o que muda muitas vezes é o entendimento que cada um tem sobre o real significado dele e ou interesse em encontrar o mesmo.

O que é ter um propósito?

Segundo o dicionário, propósito é a intenção (de fazer algo); um projeto, um desígnio, é algo que se busca alcançar; um objetivo, uma finalidade, um intuito.

Parafraseando Mark Twain, “os dois dias mais importantes da nossa vida são: o dia em que nascemos e o dia em que descobrimos nosso porquê”.

O propósito é o nosso porquê. Ter um propósito na vida te faz saber onde você quer chegar – e, acima de tudo, dispor da energia necessária para enfrentar esta jornada. O caminho para encontrar o propósito tem como base o autoconhecimento, sem ele dificilmente você conseguirá ter clareza do mesmo.

Com autoconhecimento, você descobre quais são os seus valores, crenças, do que você gosta e do que não gosta, como as pessoas te enxergam, como você se enxerga, quais pontos você precisa melhorar e ou reforçar, quais são as pessoas que te inspiram, quais são os teus sonhos, objetivos etc.

Objetivos? Mas o objetivo não está na descrição do significado de propósito no dicionário?

Sim, no dicionário o objetivo é um dos significados de propósito, mas eu penso que apesar deles seguirem a mesma linha de raciocínio, eles diferem no seguinte detalhe: objetivos estão relacionados a algo que você quer atingir e exige uma ação. E o propósito não é algo que você precisa ou quer atingir, ele é a sua missão. Mais ou menos na linha do Ser X Ter, no qual o TER está relacionado aos objetivos e o SER ao propósito.

Qual a importância do propósito para empreender?

Porque empreender já exige visão, disciplina e determinação e se além disso o empreendedor tiver um propósito, o sucesso está garantido.

Empreender com propósito faz com que a criação e a execução do plano de negócios tenham base em valores e princípios bem definidos, que seja algo mais inspirador e que consequentemente traga resiliência e  resultados melhores para o negócio.

Se formos revisar os conceitos principais para montar um plano de negócios, temos os seguintes pontos: missão, visão e valores - além do propósito, é claro. 

  • Missão, é o que a sua empresa faz; 
  • Visão, é uma bússola que serve como um objetivo de longo prazo; 
  • Valores, guiam a forma como a estratégia e a missão são executadas; e
  • Propósito, é a razão para a empresa existir.

Empreender é um grande desafio, e é preciso muito mais do que determinação para que o seu negócio dê certo, é preciso ter propósito, é preciso ter uma razão para existir.

E como descobrir qual o seu verdadeiro propósito?

Começando pelo autoconhecimento. Neste momento, sugiro que você pare e reflita sobre as perguntas abaixo:

  1. Por que você quer/quis empreender?
  2. Por que a sua empresa existe?
  3. Por que a sua empresa tem estes objetivos?
  4. Por que ela tem este nome?
  5. Por que este produto/serviço?
  6. O que te faz acordar todas as manhãs e ir em busca do que você quer?
  7. O que o mundo perderia se a sua empresa deixasse de existir?
  8. Qual o seu motivo para a ação (motivação)?
  9. Qual o sentido deste negócio?
  10. Onde você quer chegar?

Acredito que estas perguntas te fizeram pensar sobre vários aspectos que normalmente você não está acostumado a pensar, correto? Então, aí vão mais algumas perguntas para te ajudar nesta jornada:

- Você seria um cliente fiel ao produto e/ou serviço que oferece ou pretende oferecer com o seu negócio?

- O seu negócio está de acordo com os seus princípios e valores?

- O seu negócio irá te auxiliar chegar onde você quer chegar?

Se ainda assim você não tem clareza de qual é o seu propósito, vou te propor a analisar o que não é propósito, ok?

Do meu ponto de vista, propósito não é:

  • algo que você quer e que está relacionado à ação, isto é objetivo;
  • uma trajetória de escolhas profissionais, isto é carreira;
  • sobre a sua “chegada” ou o seu “resultado”, isto é meta;
  • sobre como você vai chegar lá, isto é plano;
  • sobre a velocidade ou agilidade com que você chega lá, isto é prazo;
  • sobre ser reconhecido, isto é ego ou status.

Poderia ficar lhe fazendo mais um monte de perguntas, mas acredito que estes exemplos do que não é propósito já serviram para te fazer pensar nos pontos principais relacionados ao mesmo, sendo que o ponto chave é o “porquê”.

“Os que começam com o “porquê“ possuem a habilidade de inspirar aqueles à sua volta ou encontrar aqueles que os inspiram.” – Simon Sinek.

E se você quer acelerar o seu conhecimento sobre o tema, aproveita e dá uma olhada no TED do Simon Sinek, escritor e especialista em Liderança e autor do livro bestseller “Porquê? Como Grandes Líderes Inspiram Ação” fala sobre a famosa Teoria do Círculo Dourado. Sinek explica como grandes líderes e organizações obtêm influência e uma posição de destaque no mercado.

Um outro ponto importante é você entender que o propósito é seu e é muito subjetivo, portanto não existe uma fórmula única para descobri-lo, pois, cada um tem o seu jeito de ser e de lidar com a sua própria realidade. 

Quando um empreendedor tem um propósito bem definido, é muito provável que o da sua empresa também seja. Em consequência disso, fica mais fácil promover uma oferta de valor para o mercado, porque ele conseguirá transmitir confiança naquilo que oferece. 

A diferença entre um empreendedor e um empreendedor com propósito é a importância da causa, o  porquê do seu negócio e a relevância do que este negócio pode proporcionar para o cliente e sociedade em geral. 

Quando o negócio tem um propósito, ele tende a ser mais sustentável pois está ligado com a sua razão de existir, entende? Vai muito além do dinheiro e ou lucratividade que este negócio pode lhe proporcionar.

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Se estas dicas lhe trouxeram aprendizados, aproveita para curtir e compartilhar com os seus contatos para aumentarmos a “tribo de empreendedores com propósito”.