Você quer criar uma logomarca para o seu negócio, mas não tem muito tempo ou dinheiro sobrando? Acredite: tem muitos empreendedores que estão na mesma situação. Então continue aqui que a gente vai apresentar algumas plataformas para criar logomarca online grátis e ajudar a acelerar seu negócio o quanto antes!

Clique no tópico que você deseja ler primeiro:

Por que criar uma logomarca é tão importante?
5 plataformas para criar logomarca online grátis
Vale a pena criar logotipo online grátis?
Como evitar o maior erro que você pode cometer ao criar sua logomarca
Saiba o que é uma Marca Registrada

Por que criar uma logomarca é tão importante? 

Você definiu o nome de seu negócio, certo? Agora vem uma etapa fundamental: a criação da identidade visual da empresa - e ela começa com a logomarca. Um logotipo é importante porque é como se fosse uma “roupa” que define o estilo e a aparência da sua marca. 

Como um logomarca é o elemento principal na criação de sua marca , possivelmente ela vai acompanhar a trajetória de seu negócio durante um longo tempo. É preciso escolher como núcleos, símbolos e fontes que vão ajudar a passar uma mensagem correta através da sua marca.

Pense em uma pessoa que está buscando uma posição no ramo da moda, por exemplo, como consultora de imagem. Como você imagina que ela se arrume para a primeira entrevista? É muito provável que esta pessoa use roupas com uma pegada mais fashion, usando como cores e os acessórios que estão em alta na estação. Já se ela fosse advogada, o mais provável seria que usasse roupas mais sóbrias e de tons discretos.

O mesmo deve acontecer com sua marca. Ela precisa estar “vestida” com as cores correspondentes ao seu nicho de atuação e ter um logotipo que transmita essa mensagem . Pode ser que sua marca tenha uma “personalidade” clássica, sofisticada, ou seja moderna e colorida, e essas características podem ser definitivas para a criação da logo. 

Já divulgou um artigo que mostra todas estas etapas: como criar um logotipo passo a passo completo. Mas se você pretende criar sua logo por conta própria, veja alguns sites onde é possível fazer-lo de forma gratuita.

5 plataformas para criar logomarca online grátis

 

Mestre do logotipo nº 1

O ponto positivo da ferramenta Logo Master é a simplicidade. De forma intuitiva, você digita o nome de seu negócio, seleciona a categoria de seu serviço ou produto, escolha três referências de modelos e cores e bingo!

O gerador de logomarca cria na hora um modelo prontinho para usar. Ou ainda é possível usar um dos mais de 100 modelos prontos que a plataforma disponibiliza.

# 2 Serviços de logotipo grátis

Com a ferramenta Free Logo Services , você pode criar logotipo online grátis de rápida maneira. A plataforma é especial para startups e pequenas empresas. Para criar o logotipo, selecione uma área do seu negócio, em seguida insira o nome da sua empresa e slogan (opcional). 

Proporcionando uma melhor experiência ao usuário, o site permite que você insira uma palavra que conte o tipo de logotipo que gostaria de criar, como "salão de beleza", por exemplo.

Depois de selecionar o tipo de layout, fontes e estilos que deseja, o gerador de logotipo apresenta milhares de designs do seu arquivo, relacionado apenas com a sua área de trabalho ou tema.

Com o editor de logo você pode personalizar ainda mais o seu design. Altere o estilo da fonte, o tamanho e as cores, ou até mesmo o nome do negócio e o slogan. Há várias opções de personalização. 

# 3 FreeLogo Design 

O site FreeLogo Design é um gerador de logotipos também inteiramente gratuito que auxilia empreendedores, pequenas e médias empresas, artesãos ou associações para que tenham logomarcas profissionais em poucos minutos. 

O editor é de fácil utilização e também intuitivo, para quem não tem conhecimento nenhum em design. Selecione um dos modelos, modifique o logotipo alterando fonte e cores, e então baixe o arquivo em seu computador. 

# 4 Marcas de alfaiate

A plataforma Tailor Brands não só cria logomarca online grátis como também contribui com o desenvolvimento do site do seu negócio e elabora uma identidade visual para as redes sociais. O site oferece várias soluções de branding para pequenas empresas. 

Para criar a logomarca, basta você preencher o nome da marca, inserir o ramo de atividade, escolher um estilo que transmita uma missão da empresa e pronto! O logotipo fica pronto em poucos minutos, e pode ser customizado até que você fique plenamente satisfeito com o resultado.

# 5 Shopify

A plataforma Shopify também é uma opção para o empreendedor que não entende nada de design gráfico ou está sem orçamento. Com várias fontes, ícones e molduras disponíveis, você pode fazer fazer modelar e criar logotipo online grátis em pouco tempo com alguns cliques.

Call to Action Crie uma Super Marca

Vale a pena criar logotipo online grátis?

Se você está com pouca grana no início do seu negócio, é aceitável que você faça outros investimentos, como o aluguel de uma sala comercial , por exemplo. Então, se você realmente tiver pouco dinheiro e quase nenhum tempo, podemos dizer que vale a pena criar um logotipo online grátis. 

Mas imagine criar um logotipo em uma dessas plataformas gratuitas, em que você utiliza elementos “prontos”. E então você entra no Instagram e encontra uma outra empresa usando um logotipo muito semelhante ao seu. Bem desagradável, ein? Mas existe ainda um erro mais grave  que você pode cometer ao criar um logo por conta própria na internet.  Veja a seguir.

Como evitar o maior erro que você pode cometer ao criar sua logomarca

O que eu vou te apresentar agora pode literalmente te salvar de cometer o maior erro ao criar sua logomarca online grátis. Mas antes de seguir qual é o maior erro, vamos falar dos dois caminhos que você pode seguir. 

O primeiro caminho é o que muitos têm seguido: são empreendedores que criam suas logomarcas online sem saber se estão usando os mesmos elementos de uma logo que já existe em seu segmento de mercado, como já falei anteriormente.

O segundo caminho que poucos conhecem é dos empreendedores que conseguiram criar uma marca única, exclusiva, que não existe em lugar.

Eu preciso que você preste atenção no que eu vou te explicar agora. A diferença entre esses dois grupos é simples: aqueles que não conseguem alavancar o seu negócio cometeram esse erro. Já os que conseguiram ter uma marca de resultados, não caíram nessa armadilha. 

E aqui esta o Maior Erro Que rápido Você Precisa Evitar: Copiar, sem saber, Uma marca that Já foi registrada nenhuma INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) .

Utilizar uma marca que já foi registrada por uma outra empresa pode fazer você responder a um processo judicial e até pagar uma indenização por uso indevido. Quer entender mais? Continue aqui.

Saiba o que é uma Marca Registrada

O Registro de Marca é um título emitido pelo INPI que garante a propriedade sobre a marca e o direito de utilizá-la com exclusividade no segmento de atuação em todo o Brasil. Uma Marca Registrada jamais pode ser utilizada ou copiada por terceiros sem autorização.

De forma mais simples, podemos dizer que o Registro de Marca é como a escritura de um terreno, um documento oficial - amparado por lei - que atesta que uma pessoa ou empresa é dona de uma determinada marca. Assim como um patrimônio, uma Marca Registrada pode ser vendida,  transferida ou até mesmo ficar como herança.

Se você usar elementos de algum logotipo que já existe e foi devidamente registrado no INPI, praticamente imitando outra marca, você pode sofrer consequências graves, como:

  • Ter que trocar a sua marca: criar um novo nome, fazer uma nova identidade visual, uma nova fachada, correndo o risco de ser acusada de plágio, usando uma marca que já existia no mercado. 
  • Pagamento de multa indenizatória de até 5% do seu faturamento bruto nos últimos 5 anos, por utilização de marca já registrada. 

Então, para garantir que o empreendedor não corra estes riscos, o ideal é fazer uma pesquisa para identificar se existem outras marcas iguais no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) que já foram registradas.

Com a pesquisa feita e a certeza de que sua marca não foi registrada, você pode sim criar um logomarca, e então partir para o Registro da Marca. Pois é apenas o Registro no INPI que protege a proteção de seu negócio.

>> [eBook 100% Grátis] Saiba como criar uma marca que vai te destacar da concorrência. Baixe agora este super eBook! <<