Empreender é legal, pode ter seu glamour, mas o dia a dia não é lá de um ator de Hollywood. Os desafios e problemas são constantes, impõem a quem está à frente de um negócio criatividade, organização e, principalmente, trabalho árduo.

E olha que “responsabilidade” nem foi listada acima, mas - sim - os gestores de uma empresa são responsáveis por fazer tudo rodar. Qualquer erro pode decretar o fim de seu sonho e, como se não bastasse, afetar a vida de outras pessoas: os colaboradores.

Mas respire! Não queremos te deixar preocupado(a). Na verdade, contamos 4 dicas para te ajudar a alcançar bons resultados. O assunto é sério, mas a leitura está leve. ;)


Índice do texto

Mantenha as finanças organizadas
Analise a concorrência
Avalie o ROI das ações de marketing
Melhore sempre, melhore sempre


1. Mantenha as finanças organizadas

A primeira dica é talvez a mais importante de todas. Não à toa está no topo de nossa lista.

Manter as finanças organizadas é essencial para garantir o atingimento das metas e o crescimento do negócio como um todo, já que o controle financeiro facilita bastante a gestão da empresa.

Uma boa organização financeira vai assegurar a disponibilidade de recursos para despesas e investimentos. Existem duas práticas essenciais para isso:

 Plano orçamentário

O Planejamento Orçamentário pode ser descrito como o ato de planejar e prever todas as receitas, despesas, custos e também investimentos para os próximos meses ou anos.

De forma ainda mais detalhada, é composto principalmente por:

      • Planejamento de vendas (mensal, trimestral e anual);
      • Orçamento de custos de produção;
      • Orçamento da folha salarial dos colaboradores;
      • Orçamento das despesas operacionais (água, energia e etc);
      • Investimentos (maquinários, treinamentos para a equipe e etc).

Esse papel de Mãe Diná (prever o futuro) é um exercício que irá lhe fornecer uma boa visão do que pode vir mais à frente e, claramente, já se preparar com a antecedência necessária. Mas, ao contrário da famosa vidente, gestores se baseiam (ou devem fazê-lo) em dados e n° históricos.

Um exemplo: ao analisar os últimos 12 meses de vendas, você consegue entender o ritmo de crescimento mensal e projetar as metas para os próximos meses. Mas, para atingir esses números, é necessário responder as seguintes perguntas:

      1. A quantidade de vendedores atual é suficiente?
      2. Qual será o novo custo total de produção e de folha salarial?
      3. É preciso fazer novos investimentos para entregar o que será vendido?

Fluxo de Caixa

Já o Fluxo de Caixa se refere ao registro da entrada e saída de dinheiro da empresa. Trocando em miúdos, o valor que foi recebido e o que foi pago. Assim, permite entender a disponibilidade em caixa e liquidez do negócio.

Veja como ter o fluxo de caixa bem estruturado é fundamental para o desenvolvimento de um bom Plano Orçamentário.

Composição do Fluxo de Caixa - fonte SEBRAE
Fonte: SEBRAE

2. Analise a concorrência

Lembra-se do clássico do cinema O Poderoso Chefão? No 2° filme da franquia, uma frase ficou eternizada entre fãs e, acredite se quiser, empreendedores:

“Mantenha seus amigos por perto e seus inimigos mais perto ainda”.

Agora, trazendo para nossa realidade podemos traduzir a frase da seguinte maneira:

“Mantenha seus clientes por perto e seus concorrentes mais perto ainda”.

Isso quer dizer que analisar a concorrência é simplesmente vital para qualquer negócio, uma loja de roupas, um restaurante ou uma empresa de tecnologia!

Este mapeamento recorrente te possibilita compreender os preços praticados no mercado, as vantagens de cada produto, a experiência criada para os clientes, nível de atendimento, forma de comunicação e 1.001 outros pontos relevantes.

Uma forma simples e rápida de entender mais a fundo o que seus concorrentes estão fazendo, além de acessar o website, é ser um cliente fantasma. Ou seja, comporte-se como uma pessoa interessada nos produtos e busque analisar o máximo de detalhes possíveis.

Com isso em mãos, você estrutura as frentes da empresa para, no mínimo, ter o mesmo que os principais concorrentes e construir seu diferencial competitivo. Ou seja, aquele a mais que só você terá. ;)

3. Avalie o ROI das ações de marketing

Ainda na linha dos clássicos da telona, eu quero já tranquilizar que não é lá necessário ser uma mente brilhante da matemática que vê símbolos de mais e menos em todas os lugares, mas é importante acompanhar métricas.

Uma dessas análises é o ROI, sigla para Return On Investiment (Retorno Sobre o Investimento, tradução literal). Basicamente, entender qual o retorno financeiro que um investimento registrou.

Sua fórmula é bem simples:

Fórmula ROI

A grande maioria dos empreendedores brasileiros investem em marketing e comunicação mas não conseguem mensurar os ganhos providos à empresa. Quando perguntados sempre respondem simplesmente que “aumentou o n° de pessoas na loja”.

Ok. Mas quantas pessoas? E quantas delas realmente compraram? E qual a receita gerada em comparação ao investimento?

As respostas a estas 3 perguntas são imprescindíveis para você:

      • Avaliar qual campanha de marketing gerou maior receita;
      • Entender onde esquecer, onde manter e onde aumentar o valor de investimento;
      • Ter segurança nas decisões já tomadas bem como nas próximas;
      • Traçar seu plano orçamentário para os próximos meses ou anos.

Deu para entender a importância de coletar estes números, né? Investimentos de marketing corretos irão dar maior visibilidade para sua marca, atrair mais interessados e, consequentemente, mais vendas.

4. Melhore sempre, melhore sempre

Mais uma do túnel do tempo. Você se lembra daquele comercial dos anos 90 “compre baton, compre baton”?

Pois então. A ideia da garotinha era hipnotizar as mães para que, quando saíssem de casa, se lembrassem de sempre comprar o chocolate para os filhos. A nossa ideia aqui é te hipnotizar para sempre buscar melhorias na empresa.

E essas possibilidades de melhorias estão presentes por todo lugar. Você pode:

      • Otimizar processos (de atendimento, de orçamento, de produção e etc);
      • Criar uma experiência de compra mais rica (na loja ou pela internet);
      • Estruturar um melhor processo de contração e programa de benefícios para os colaboradores;
      • Ampliar o mix de produtos para atender as necessidades dos clientes.

A pior mentalidade que um empreendedor pode ter é acreditar que seu produto está pronto ou que não há mais o que fazer. Sempre há o que melhorar!

Quer um exemplo bom? Desde o início, o Facebook manteve a filosofia - entre seus funcionários - de que o produto não estava pronto, mesmo valendo bilhões de dólares e sendo umas das empresas mais valorizadas do mundo. Isso fez com que evoluíssem tanto a rede social quanto o modelo de negócio que a tornou o que é hoje.
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