Sempre que se fala em marketing, alguém salta na roda e diz: “para mim, o que mais importa em um negócio é o marketing”. Uma outra pessoa continua: “o marketing é a alma do negócio”. Outra retruca: “às vezes, o produto nem é tão bom, mas tem um bom marketing”. 

Mas afinal, o que é marketing? Que conceito é esse, reproduzido em livros de administração e presente nas conversas dos empreendedores mais comuns? Philip Kotler, considerado o pai do marketing, pode nos ajudar com a explicação. Vamos lá.

O que é marketing?

Marketing é um conjunto de ações para satisfazer as necessidades de um público, por meio de produtos ou serviços de consumo. 

O conceito de marketing nasceu praticamente junto com o livro Administração de Marketing, lançado na década de 1960, por Philip Kotler. O autor americano é considerado um dos pais do Marketing, com mais de 50 títulos publicados e traduzidos para 20 idiomas no mundo todo. 

Quem é Philip Kotler?

Kotler nasceu em Chicago, nos Estados Unidos, na década de 30, e foi considerado pela Financial Times o quarto maior “guru” de negócios do mundo. Como se não bastasse, o The Wall Street Journal classificou Kotler como o sexto pensador mais influente do mundo dos negócios. 

“Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade” Philip Kotler

Kotler já fala sobre marketing há muito tempo, mas algumas obras se destacam:

  • Marketing de A a Z 
  • Administração de Marketing 
  • Marketing 3.0 
  • Marketing 4.0

Na obra Marketing 4.0, Kotler ensina que o marketing nos tempos atuais visa o avanço da tecnologia, e que o uso das mídias sociais proporciona um relacionamento mais próximo com os consumidores. Afinal, o mundo mudou e o marketing tradicional (aquele da publicidade na TV e dos anúncios em jornal) precisou se adaptar à modernidade. 

De acordo com o guru do marketing, no século XXI as marcas precisam ter respostas para algumas questões importantes:

  • Como chamar a atenção dos consumidores, já que as mídias tradicionais não têm tanto apelo como antigamente?
  • Como engajar os seguidores para se tornarem divulgadores da marca?
  • Como encontrar influenciadores para sua marca?

Graças à internet, os consumidores têm mais tempo para avaliar os produtos e serviços, e escolhem a marca favorita pela qualidade e pelos valores. É possível, então, criar um “caso de amor” com os clientes, que se apaixonam pela marca e a defendem. 

A seguir, você vai conhecer 5 lições de Kotler para aplicar ao seu negócio, mesmo que ele ainda seja uma pequena empresa. Bora lá?

Kotler

5 ensinamentos de Kotler para pequenos negócios

Criar relações de longo prazo com os clientes é apenas uma das atribuições das marcas nos tempos atuais. Veja alguns outros ensinamentos do guru do marketing para o seu negócio.

1. O marketing não é um setor isolado

Em sua empresa, você não precisa tratar o marketing como um “departamento” isolado dos outros setores. Marketing tem que estar presente no dia a dia, nas conversas do público e nas atitudes dos colaboradores da empresa. 

A entrega ao cliente deve ser a melhor possível por todos os setores do seu negócio. E dessa forma, o retorno será garantido e o lucro, satisfatório.

2. Construa uma marca forte no mercado

Mesmo que a sua empresa não ocupe uma posição de liderança no mercado, a sua marca precisa estar na mente do consumidor. Criar uma marca forte é fundamental para se posicionar e ficar na memória do público.

3. Tenha missão, visão e valores bem definidos

Philip Kotler explica em suas obras que o importante não é o que você vende ou faz, mas o porquê você faz. Por esse motivo, ter missão, visão e valores muito bem definidos faz com que o seu negócio alinhe os objetivos em curto, médio e longo prazo. 

Isso é percebido pelos clientes, que terão a nítida impressão de que sua empresa não está apenas querendo vender e lucrar a qualquer custo, e sim que está preocupada com seus valores e têm uma razão de existir no mundo.

4. Deixe os clientes serem parte do negócio

A Starbucks, maior rede de cafeterias do mundo, é um exemplo clássico de empresa que sabe gerar envolvimento emocional do cliente com a marca. A começar pelo nome do cliente que é escrito em cada copo de café “take away”, para que o cliente leve para casa. 

Um cuidado como esse gera no consumidor um sentido de pertencimento, e justifica o preço de 4 dólares pelo produto. A marca serve não apenas comida e bebida, mas também o conforto e a atenção que o cliente merece. 

5. Inove sem medo

Muitas vezes, pequenos empreendedores têm medo de sair do tradicional e acabar errando. Na hora de escolher um nicho de mercado, por exemplo, é possível fugir das ideias mais conservadoras e buscar algo diferente. Kotler, o pai do marketing, ensina que os erros fazem parte da vida, e a inovação é necessária para se adequar aos novos formatos de consumo. 

Veja o exemplo da Blockbuster: eles tinham uma marca forte no ramo de videolocadoras, mas com o passar dos anos as pessoas deixaram de alugar vídeos e passaram a ver filmes pela internet, com acesso sob demanda em plataformas como Netflix e Amazon Prime. 

O pior é que a Blockbuster não inovou, e perdeu inclusive a oportunidade de comprar a Netflix no ano 2000 por que não previu que o mundo seria digital em poucos anos. Não inovou, por medo, e acabou falindo. 

O caso da Blockbuster deixa a lição de que é importante estar atento às oportunidades e alinhado com as mudanças do mundo e dos consumidores, inovando sem medo. 

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