Início de ano é sempre tempo de moldar metas para cumprir. Com o intuito de aproveitar as novas chances e oportunidades de refletir sobre a vida para melhorá-la, foi criada a campanha Janeiro Branco, simbolizada com a cor branca, que ressalta a importância do cuidado com a saúde mental.

A campanha Janeiro Branco foi idealizada pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, em 2014, e vem se consolidando como a maior Campanha do mundo em prol da construção de uma cultura de saúde mental na humanidade.

A saúde mental influencia muito no sucesso de um empreendedor. Porém, antes do profissional existe um ser humano e que, se não estiver bem, não existirá um comandante. Seja no trabalho ou em qualquer outra relação, saber lidar com emoções é o que determinação de qualidade de vida.

mulher sem computador

Embora o dia seja corrido, é possível ter uma rotina com hábitos saudáveis, mas para isso é preciso se colocar como prioridade. Por isso, a psicóloga Ana Carolina Cavalcante separou algumas dicas para empreendedores manterem a saúde mental em dia em 2021:

1- Praticar o autoconhecimento: conhecer e compreender suas emoções é o primeiro passo para manter uma saúde mental em equilíbrio e saber distinguir como metas;

2 – Estabelecer uma rotina: o empreendedor precisa ter uma rotina de trabalho e descanso, com horários e planejamentos;

3 - Prática de atividades físicas: fundamental para diminuir sintomas de depressão, ansiedade e estresse. Realize exercícios até quatro horas antes de dormir. O ideal é que se dedique, pelo menos, uma hora por dia e, no mínimo, duas vezes na semana, para exercícios de ganho de massa magra, como musculação, pilates ou funcional; yoga e meditação também são técnicas indicadas para controlar os pensamentos e a respiração;

4- Alimentação equilibrada: ter um cardápio balanceado e bem distribuído ao longo do dia mantém o organismo equilibrado e nutrido. Não adianta se alimentar bem no café da manhã e passar horas sem ingerir água e alimentos, o que pode causar fraqueza, fadiga e ainda comprometer órgãos importantes responsáveis pela manutenção corporal e orgânica.

5 - Estabeleça pequenas metas: planeje suas refeições, tenha sempre uma garrafinha de água por perto, descanse, evite consumo de cafeína e telas após as 18 horas e invista seu tempo em coisas que te façam bem;

6 – Priorize uma boa noite de sono: é necessário dormir de 6 a 8 horas por dia independentemente da idade e não ter nenhum tipo de fonte de luz no quarto, para não reduzir a produção de melatonina.

Conforme Ana há vários hábitos que auxiliam a manter a saúde mental, mas o principal é entender que você não precisa dar conta de tudo e está tudo bem por isso. “Sempre respire, planeje e se conecte com seu propósito”, enfatizou a psicóloga.

A imprevisibilidade do amanhã é um fator que prejudica o autocontrole e, para evitar dores de cabeça, é importante ter mais do que um plano de negócios. Isso trará mais tranquilidade em relação às dúvidas do futuro.  O sucesso depende de vários fatores, entre eles a maneira como se lida com situações, estresse, incertezas do negócio e esforço colocado para fazer o empreendimento dar certo.

Para pensar na saúde mental de quem está auxiliando no crescimento do negócio, o próprio colaborador, o empreendedor pode oferecer escutas especializadas, atendimentos psicológicos ou orientações. Além disso, também é possível desenvolver campanhas sobre o tema, oferecer um ambiente de trabalho organizado e alegre, feedbacks constantes e garantir que o colaborador se sinta acolhido e fazendo parte do time.

homem conversando em terapia

Transtornos mentais mais comuns

Principalmente após a pandemia, muitos transtornos mentais passaram a se tornar mais evidentes. Um dos motivos disso foi porque as pessoas tiveram mais tempo de olhar para si e perceber que algo não estava bem. Os transtornos mais comuns citados pela psicóloga foram:

Ansiedade

Aflição e agonia, acompanhadas de uma perturbadora sensação de perigo ou ameaça constantes;

Depressão

Tristeza profunda e persistente, incompatível com os acontecimentos da vida agravada pela perda de interesse pelas atividades. 88% dos depressivos diagnosticados são mulheres;

Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

é caracterizado por pensamentos e medos irracionais que levam a comportamentos compulsivos e repetitivos.

Transtorno de pânico

Transtorno de ansiedade que provoca crises inesperadas de desespero e medo agudo, mesmo que não haja motivo algum para isso ou sinais de perigo iminente;

Síndrome Burnout

é um esgotamento emocional causado pelo estresse no ambiente de trabalho. Pode ser identificada por sintomas como queda de produtividade, exaustão e despersonalização, que seria certo distanciamento afetivo das pessoas, se fechando mais e estando constantemente mal-humorado;

De acordo com a psicóloga, para evitar todo e qualquer tipo de transtorno a pessoa deve olhar para si, pois o corpo fala e dá sinais quando alguma coisa não vai bem. As primeiras alterações que devem ser observadas são o sono e sensações de cansaço mesmo após ter dormido. No trabalho, é preciso entender qual a motivação e necessidades, buscar um ambiente saudável e não ter vergonha de pedir ajuda caso não esteja se sentindo confortável com algo.

mulher cansada exausta

Cuidados redobrados no Home Office

O home office já era uma modalidade de trabalho que vinha crescendo ao longo dos anos, mas com a pandemia boa parte das empresas adotaram esse formato.

Muitos empreendedores e seus colaboradores não estão em condições regulares, o que acarreta um grande desgaste emocional. Até porque, em muitos casos, as crianças não estão frequentando a escola e os casais estão tendo que dividir o espaço para trabalhar.

Para 2021, a tendência não será muito diferente, o home office deve permanecer. O que pode amenizar o cansaço mental é um ambiente adequado com os recursos básicos e organização dos horários, pois essa modalidade trouxe a falta de limite entre trabalho e vida pessoal.