Ser o destaque no mercado e vencer a concorrência é o desejo de qualquer empreendedor. Com um mercado cada vez mais competitivo e a disputa por uma fatia mais generosa sempre que maior, empreendedores estão se estruturando e moldando seus negócios. Dessa forma, é importante se atentar às melhores estratégias para sair na frente.

Continue lendo este texto e conheça 7 boas formas de bater a concorrência.


Índice do conteúdo

Conheça sua concorrência
Entenda seu diferencial
Defina seu público alvo Agregue
valor à sua marca
Desenvolva executiva de marketing certas
Inove o tempo todo
Ofereça uma super experiência de atendimento


1. Conheça sua concorrência

Para vencer uma competição, é preciso conhecer seus concorrentes. Dessa forma, analise-os bem e responda 6 perguntas simples referentes a seus principais concorrentes:

a) Quais produtos e serviços prestados?
b) Quais os preços cobrados?
c) Não que eles são bons?
d) No que eles são ruins?
e) O que os clientes estão comentando sobre eles na internet?
f) Site Eles têm um?
    Se sim, é bem estruturado, com bons conteúdos e fácil navegação?

Estas são informações básicas que você deve ter em mãos. Esteja à vontade para agregar outras que façam sentido em seu segmento de mercado. O importante é não deixar de buscar as respostas, pois, conhecendo a concorrência você será capaz de se antecipar a ela e destacar os seus diferenciais.

2. Entenda seu diferencial competitivo

O item anterior é fundamental para conhecer e explorar o diferencial diferencial de sua empresa. A ideia é que você tenha clareza do que você faz que os concorrentes não fazem e, com isso, o explore ainda mais em sua comunicação.

Um exercício importante é responder (de forma muito sincera e analítica, sem economizar em detalhes) as seguintes perguntas:

a) O que você oferece que a sua concorrência não (mix de produtos, experiência de compra, pós venda, garantia, entre outros)?
b) Onde eles pecam e você acerta?
c) O que eles têm e você ainda não tem?

3. Defina seu público alvo

Podemos estar até chovendo no molhado, mas não tem como não citar tão imprescindível para qualquer empresa é muito claro qual é o público-alvo .

Esse se trata de um grupo de pessoas que apresentam características semelhantes, como grau de escolaridade, cargas, objetivos de vida e / ou carreira, interesses, entre outros. Tendo analisado e esse documento tais informações, você consegue moldar todos os pontos de contato com as pessoas que são mais propensas a comprar de você (desde uma publicidade no Instagram até o atendimento na loja).

Acredito que você não terá esses dados. Acertei? Se sim, uma forma simples de consegui-los é fazer algumas perguntinhas rápidas quando efetuar o pagamento de uma compra ou encaminhar por e-mail a pesquisa.

Se possível, presentea-los pelo seu tempo é uma boa tática para conseguir mais respondentes. ;)

4. Agregue valor à sua marca

Para se ter uma marca de valor e forte no mercado, que ajude a se diferenciar dos concorrentes, uma boa forma é investir em um nome forte e impactante, logo e identidade visual (uma representação gráfica de sua empresa). Tendo você já uma marca ou não, esta dica é ouro.

Um bom e didático exemplo são os produtos nas prateleiras do supermercado. Quando você vai até lá e a necessidade de encontrar opções, certo? Imagine que será a primeira vez que irá comprar tal produto e não conhece nenhuma marca. O que vai te chamar a atenção?

Certamente seus olhos serão atraídos àquelas embalagens que tiver como núcleos mais interessantes e colocará em seu carrinho de compras aquele produto em que o nome da marca gera maior confiança na qualidade.

Call to Action Crie uma Super Marca

5. Desenvolva implementada de marketing certas

Uma estratégia de marketing eficiente deve:

- Focar em criar um relacionamento com o cliente;
- Oferecer conteúdo de qualidade e;
- Destacar seu produto.

Enquanto as estratégias de relacionamento estabelecem laços - emocionais - com os consumidores e podem se tornar um diferencial competitivo para sua empresa (um excelente é um Nubank), o conteúdo engaja e posiciona você como referência do seu mercado e as iniciativas voltadas para o produto são essenciais para objetivos específicos de diferenciação frente aos concorrentes e vendas.

#DicaConsolide: não se esqueça de medir os resultados das estratégias adotadas, um fim de saber onde acertar, onde errar e, assim, aperfeiçoar suas ações.


6. Inove o tempo todo

Empresas que buscam inovação tem mais possibilidade de crescimento e de se destacar de seus concorrentes. E que fique claro, inovação não se refere apenas à tecnologia, como lançar um software ou um robô andando por sua loja para atender as pessoas.

Como possibilidade de inovação são diversas e abrangem outras frentes:

- Comunicação e relacionamento com o cliente;
- Processos de venda mais eficientes;
- Pós-venda mais próximo.

O mais importante da inovação e entendido claramente conforme as necessidades atuais e potenciais clientes e, assim, inovar para atendê-los. Não sabe como fazer isso? Pergunte a eles, têm muito a te ajudar. ;)

7. Ofereça uma super experiência de atendimento

Muitos empreendedores dizem por aí “meu atendimento é um diferencial”. Ok, ele pode ser realmente bom, mas vale comentar 2 pontos em cima disso:

1) Bom atendimento não é diferencial, é algo que deve ser o mínimo em seu negócio;
2) Tenha certeza de que seu atendimento é realmente assim tão bom.

Um bom atendimento - que entende o que o cliente precisa e facilita sua vida, afinal para isto estão comprando algo - gera satisfação, fideliza os clientes e, o mais importante, gera o famoso “propaganda boca a boca”. Para este último benefício, temos um dado importante para contar.

De acordo com uma pesquisa sobre o tema realizado pela Nielsen, 68% dos consumidores afirmaram confiar em avaliações e recomendações online, como Google e Facebook.

Não deixe de investir em canais de atendimento eficiente e uma comunicação humana e personalizada. Ah, incentivo também os depoimentos de seus clientes nas redes sociais. ;)
____

Pronto para vencer seus competidores? Sinta-se em casa e compartilhe nos comentários outras formas para se dar bem no mercado.

>> [eBook 100% Grátis] Saiba como criar uma marca que vai te destacar da concorrência. Baixe agora este super eBook! <<