A maioria de nós gosta de pessoas otimistas, que não têm grandes problemas em finalizar tarefas e que agem com atitude mental positiva. E você sabe o que é responsável por esse tipo de postura? É o Mindset. 

Com certeza você já fala dele: o termo Mindset significa “modelo mental”. Ele pode ser traduzido como o modo como cada um encara a vida, o que explica porque alguém é otimista ou pessimista e que é determinante para o desenvolvimento profissional ou pessoal. 

Se você é dono, gestor ou colaborador de uma empresa - seja qual for o tamanho dela - sabe que os dramas vivenciados no dia a dia são dignos de uma série de aventuras: contas a pagar, fluxo de caixa, jogos de poder, decisões, recompensas… Há momentos em que você adora o rumo das coisas… em outros, pode odiar. É aí que entra o Mindset. 

Acredite: a forma como você encara os altos e baixos pode influenciar a sua vida e seus parceiros ou colaboradores. Continue aqui, que você vai entender mais sobre esse conceito e como ele pode ser usado para melhorar uma performance de seu tempo.

Mindset: a nova psicologia do sucesso

O Mindset é tão importante, que virou best seller . “Mindset: a nova psicologia do sucesso” é uma obra de Carol S. Dweck , uma professora de psicologia de Stanford, uma das universidades mais renomadas do mundo.

A autora acredita que o seu sucesso na vida depende da atitude mental que você escolhe adotar. Carol Dweck escolher que, para ter sucesso nas diferentes áreas da vida, não bastam os talentos ou as habilidades especiais, mas principalmente depende da postura adotada no dia a dia. Há dois tipos de Mindset:

  • Mindset fixo
  • Mindset de crescimento

Vamos saber um pouquinho sobre cada um deles.

Mindset Fixo

Imagine que você chegou ao trabalho e foi solicitado que criasse um artigo sobre o número de vendas da empresa para enviar ao jornal local. Detalhe: você nunca escreveu um artigo na vida, a não ser quando estava nas aulas de redação do colégio. Quais são seus pensamentos pensamentos em relação a isso?

  • Ficaria zangado com a tarefa e se recusaria a cumpri-la?
  • Se sentiria inferior por não saber escrever tão bem quanto gostaria?
  • Postergaria ao máximo a realização da tarefa e passaria o dia todo com um sentimento de realizaçãoso?

Pois saiba que estes três tipos de comportamento ou comportamento são sinais claros de Mindset Fixo. 

pessoa com medo do chefe

As pessoas com uma mentalidade fixa acreditam que nascem sem habilidades e não podem mudar de forma alguma. Elas crêem que são e serão para sempre assim. Quem tem um Mindset fixo vê ou falhaso como um constrangimento inaceitável, e por isso prefere deixar de executar certas coisas por medo de fracassar. 

As pessoas com esse tipo de mentalidade acreditam que não vão conseguir evoluir, e por isso preferem escolher o que é mais fácil e está dentro de sua zona de conforto. Você conhece alguém com essas características ou até mesmo alguns pensamentos deste nível. 

O Mindset fixo leva as pessoas a permanecerem estagnadas, deixando de fazer ações de melhoria para seus negócios ou seus empregos. 

Crie uma Super Marca

Mindset de Crescimento

O Mindset de crescimento é o oposto do fixo. É a atitude mental de quem acredita que a inteligência e as habilidades podem ser desenvolvidas com treinamento e estudo. Pessoas com Mindset de crescimento sabem que podem aprender qualquer coisa, desde que se esforcem ou trabalhem para isso.

Se você é daquelas pessoas que não tenta algo novo por medo de falhar, saiba que precisa desenvolver seu Mindset de crescimento. Afinal, o fracasso em determinadas tarefas, muitas vezes, é essencial para o aprendizado e a experiência. Quanto antes você errar, melhor. 

Mas não confunda desânimo ou tristeza com Mindset. Às vezes, até as pessoas com atitude mental de crescimento sentem desmotivadas. Mas a diferença é que elas se frustram com algo que realmente merece atenção, como um novo negócio que não deu certo, por exemplo. E não com as pequenas tarefas do dia a dia. Uma pessoa com um Mindset de crescimento não tem medo de tentar, gosta de desafios e oportunidades e sabe que precisa evoluir constantemente. 

E como despertar esse modelo mental de crescimento? É o que você verá a seguir. Mas antes, veja este resumo em vídeo do livro “Mindset: a nova psicologia do sucesso”:

Como desenvolver um Mindset de crescimento

Para desenvolver um modelo mental de crescimento, é preciso mudar a forma como você encara os desafios, as oportunidades e as falhas e os fracassos. É preciso conscientemente adotar um Mindset de crescimento. 

Mas como fazer isso conscientemente? Simples. Acreditando que pode mudar, aprender, evoluir, crescer e se desenvolver. Se você passa a vida inteira limitando drasticamente o seu potencial de crescimento, evitando fazer coisas por medo de falhar, você jamais irá se desenvolver.

E nem estamos falando aqui sobre sucesso, hein? O sucesso, no termo propriamente dito, é muito relativo. Por incrível que pareça, há executivos com carreiras impecáveis e consideradas de sucesso que NÃO desenvolveram seu Mindset de crescimento. Pelo contrário, cresceram dentro de determinada área por outras razões ou oportunidades.

Veja o exemplo: o dono de uma fábrica de automóveis já nasceu rico e herdou uma fortuna. Com uma vida financeira estável, ele arriscou e criou seu próprio negócio, num apurado senso de oportunidade. 

Mas o líder em questão tinha Mindset fixo para alguns setores de seus negócios e para o relacionamento com seus colaboradores - afinal, nem sempre as pessoas tem Mindset de crescimento em todas as áreas da vida. Trata-se do ex-CEO da Chrysler, Lee Iacocca. Ele tinha uma atitude fixa, totalmente focado em si mesmo. 

No extremo oposto, podemos citar Jack Welch, da General Electric, como um exemplo positivo de líder. Conforme retratado no livro “Mindset: a nova psicologia do sucesso”, Welch era bem relacionado com seus colaboradores, a ponto de manter conversas com os trabalhadores “de chão de fábrica”. Seu carisma e sua força de trabalho o levaram longe. Ele era um exemplo claro do que chamamos de Mindset de crescimento. 

cérebro

Em resumo: o Mindset é uma parte importante da personalidade de alguém. Mas isso não significa que ele não possa ser alterado. Basta que você deseje reagir perante à vida e ao trabalho de outra maneira. Se você é dono ou gestor de uma empresa, comece a olhar para o seu negócio de uma nova perspectiva. Pense no crescimento, e assuma uma postura de crescimento.

O Mindset de crescimento se alcança de uma forma simples, mas nem sempre fácil: treinando. Treine sua mente para assumir desafios, sem medo das falhas. Ajude seus parceiros e colaboradores a desempenhar tarefas com essa atitude mental. E depois conta pra gente os resultados :)

----

E na sua empresa, qual o Mindset predominante: o fixo ou o de crescimento? Responda nos comentários!

>> [eBook Gratuito] Saiba como criar uma marca que vai te destacar da concorrência. Baixe agora este super eBook! <<