O delivery é uma forma de trabalho que facilita a vida de muitas pessoas. Na maioria das áreas, é possível personalizar esse tipo de entrega de produtos. 

Um dos ramos que mais funciona é o alimentício. Apesar da exigência dos clientes ao esperar um lanche quentinho, é um método que agrega muito no dia a dia. Mas como abrir um negócio de comida para delivery?

entregador de moto delivery

Esse tipo de serviço de entrega já existe há muito tempo, ainda que muitos comércios mantenham o espaço físico aberto. Para outros, é uma ótima maneira de continuar com as portas abertas, pois não há necessidade de custear e fazer a manutenção de um local para receber as pessoas.

Por mais que não seja físico, é importante cuidar de alguns fatores que agradam os clientes. Vamos as dicas que separamos para te ajudar:

Legalize o negócio

Antes de qualquer coisa, procure se informar sobre como abrir uma empresa. Faça pesquisas na Internet, converse com contadores e busque regularizar tudo o que for necessário.

Ainda mais quando você está oferecendo um serviço que pode implicar diretamente na saúde das pessoas. Todo tipo de alvará e permissão fará muita diferença na hora de mostrar a credibilidade ao cliente.

Escolha a área e divulgue

Se especializar em um dos ramos gastronômicos é muito importante. Não pode apresentar um alimento feito de qualquer forma. Hoje em dia, as pessoas buscam por diferenciais.

Separamos alguns tipos de comidas para lhe inspirar:

Salgados:

  • Pizza
  • Marmitas
  • Hambúrguer
  • Delivery de Bebidas
  • Alimentos “fitness”
  • Orgânicos
  • Comidas para intolerantes a glúten, lactose e outras alergias
  • Comida mexicana
  • Comida oriental

 

Doces:

  • Brownie
  • Cookie
  • Tortas e bolos
  • Bolo no pote
  • Pão de mel
  • Mousse
  • Pudim
  • Brigadeiro/beijinho
  • Palha italiana

É seu papel informar o cliente nos mínimos detalhes do que existe em seu cardápio. Depois de saber o que fazer, corre criar uma conta nas redes sociais. Esse será seu principal meio de venda. Vá onde as pessoas estão.

Nesse perfil, não esqueça de abastecer com conteúdos do que faz, preços, formas de pagamento, como faz para pedir e horários de funcionamento.

É interessante, se conseguir encaixar na rotina, mostrar os bastidores de como cada produto é feito. Ou seja, criar conteúdo digital para sua marca. Isso vai conectar ainda mais com o cliente.

Pense na estrutura

Se prepare para investir nos equipamentos necessários para toda a produção dos alimentos.

Vai precisar de fogão industrial, freezer horizontal, multiprocessador de alimentos, cortador de frios ou uma chapa de lanches? Tudo tem que estar na ponta do lápis.

Além disso, esteja antenado também ao escritório e ao caixa. Sempre será importante ter o computador, telefone, impressora e máquinas de cartão (lembrando que como é entrega, as vezes vai precisar de mais do que uma).

Invista em embalagens diferenciadas

Quanto mais comodidade oferecer ao cliente, mais fidelizado ao seu negócio ele ficará. Pense bem, as pessoas já estão com fome (isso é o ponto mais importante a se colocar na frente, pois sabemos que muita gente tem o humor alterado por essa condição) e recebem um lanche gelado ou desmontado? Não dá, né?

O mercado de embalagens está cada vez mais aprimorado. Então, estude qual modelo é mais adequado ao que você vende. Sem contar que é possível ter um personalizado, tanto em molde quanto em imagem.

Lembre-se: depois do gosto, a beleza do produto e da embalagem importa sim. Já percebeu que muita gente posta em suas redes sociais quando recebe algo mais arrumado? Está aí mais uma forma de divulgação. É a tal da prova social: “Diga-me com quem tu andas que te direi quem és”.

Como será o pedido e a entrega

Na hora de pedir a comida, o cliente precisa ter todas as informações necessárias. Então, seja nas redes sociais, em um site ou aplicativo, mantenha o cardápio atualizado.

A forma que você receberá o pedido deve ser uma que facilite a rotina da produção. Apesar de muitos terem os próprios sites e aplicativos, o WhatsApp, por exemplo, ainda é um grande aliado e é de fácil acesso para o cliente.

Porém, independente da maneira, não esqueça de ter todas essas movimentações anotadas. Isso vai te ajudar a controlar a parte financeira. Faça sempre uma estimativa da quantidade de alimentos que vai precisar para determinado período. É chato para o cliente ligar e você não conseguir atender.

A entrega é o contato principal seu e do cliente. Esse momento faz parte da relação e da decisão do retorno dele para novos pedidos. Não esqueça de sempre reforçar aos entregadores sobre simpatia e cuidado com o produto.

Sempre busque inovar

As pessoas se acostumam rápido e apesar de gostarem de determinado lanche ou ele ser considerado tradicional, é bacana sempre trazer novidades. Nem que seja por um espaço de tempo, mas ofereça algo novo no cardápio.

Outra opção legal é de tempo em tempo trazer promoções ou os famosos combos. Quem nunca amou ver isso no lugar que costuma comer?

Diferencie-se da concorrência. Procure criar afinidade com o cliente. A partir de um cadastro é possível saber quem sempre está também lhe favorecendo em inúmeras vezes. Um brinde (planejado) de vez em quando não faz mal a ninguém.

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