Plano de Negocios

Se você deseja começar uma nova empresa, criar um plano de negócios é fundamental. Com ele você irá aumentar as chances de sucesso do seu projeto e também diminuir as possibilidades de erros ao longo do caminho. Confira neste artigo informações e um passo a passo de como criar seu plano de negócios.

O que é um plano de negócios?

Trata-se de um documento que descreve os objetivos e metas que você deseja atingir com a sua empresa e todos os passos que deve seguir para alcançá-los. Um plano de negócios permite que você identifique e previna erros, antes de colocar as estratégias em prática.

Definindo os principais objetivos e organizando as necessidades e detalhes operacionais, você conseguirá determinar se sua ideia tem potencial mercadológico ou não.

Por que é importante criar um?

Criar um plano de negócios é muito importante ao iniciar um novo projeto, pois esta ferramenta de gestão traz diversas vantagens, como:

  • Organiza as ideias;
  • Mostra se um negócio é ou não viável;
  • Dá apoio a administração com estratégias e dados;
  • Facilita o alcance dos objetivos;
  • Mostra o caminho que deve ser seguido;
  • Ajuda a ampliar a perspectiva do negócio em médio e longo prazo.

Ter ou não um bom planejamento pode definir o sucesso da sua empresa. Conhecendo os pontos fortes e fracos do projeto, você chegará ao mercado com mais segurança e conhecimento.

Como fazer um plano de negócios?

Pode parecer complicado colocar os objetivos e estratégias no papel, porém usar essa ferramenta de gestão é mais simples do que parece. Ainda assim, é necessário paciência, tempo e muita pesquisa.

Para te ajudar, criamos um passo a passo com as informações que precisam constar nesse documento. Confira:

Itens que compõe o documento

Um bom plano de negócios deve ser composto com os seguintes itens:

  • Sumário executivo
  • Análise de mercado
  • Plano operacional
  • Plano financeiro
  • Plano de marketing
  • Simulação de cenários
  • Análise estratégica
  • Avaliação do plano

Vamos entender um pouco sobre cada um deles.

Sumário executivo

Neste primeiro item deve constar o resumo das partes principais do seu plano de negócios. Ele também deve incluir informações como: dados do empreendimento, dados dos empreendedores, a missão da empresa, setor de atividade, forma jurídica, capital social e qual a fonte de recursos.

Apesar de ser o primeiro item do plano, ele deve ser feito por último, depois das outras etapas.

Análise de mercado

O item análise de mercado deve abranger informações sobre seu segmento de atuação e um panorama sobre ele. Informações sobre a concorrência, o público que você deseja atingir e o posicionamento da empresa também devem ser incluídos.

Plano operacional

Já no plano operacional você irá determinar como será feita a operação do seu negócio. Nele precisa constar qual será a estrutura física, a capacidade de produção, venda ou prestação de serviço, qual a necessidade de recursos humanos, os processos e níveis operacionais.

Plano financeiro

É neste item que você começará a entender se o seu projeto é financeiramente viável. Esta etapa deve apresentar: o investimento total, capital de giro necessário, estimativa de faturamento mensal, custos de comercialização, custos estimados de mão de obra, demonstrativos de resultados e demais dados financeiros relevantes.

Plano de marketing

No plano de marketing você precisa descrever seu produto ou serviço. Além disso, precisa incluir: os valores do produto, as estratégias de promoção e divulgação e também a estrutura de vendas.

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Simulação de cenários

Como o próprio nome já diz, na simulação de cenários, você deve criar simulações de diferentes situações de risco (baixo número de vendas, crise econômica, entre outros) e planejar estratégias para contorná-las ou amenizar seus impactos.

Análise estratégica

Nessa etapa será necessário que você utilize uma ferramenta de análise, que permita a realização de uma avaliação dos ambientes internos e externos da empresa.

A análise de SWOT (strengths, weaknesses, opportunities) ou análise FOFA (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças), permite que você analise os fatores internos e externos que influenciam seu negócio e assim consiga formular táticas para otimizar seu desempenho no mercado.

SWOT

Avaliação do plano

Esta é a etapa final. De posse de todas essas informações, você vai avaliar se seu projeto pode ser colocado em prática e se tem potencial para entrar no mercado.

Pronto para iniciar seu plano de negócios? Esperamos que nossas informações tenham ajudado você. Deixe seu comentário!

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