Você sabe qual a diferença entre razão social, nome fantasia e marca registrada?

O que é razão social? O que é nome fantasia? Devo registrar minha marca com a razão social ou com o nome fantasia?

Essa é uma grande dúvida que as pessoas têm. O que é razão social? O que é nome fantasia? Devo registrar minha marca com a razão social ou com o nome fantasia? Vamos entender tudo isso.

Primeiro vamos entender o que é a razão social de uma empresa. Razão social é a denominação comercial pelos quais são assinados todos os documentos formais comerciais e jurídicos relacionados a empresa. É o nome que caracteriza uma pessoa jurídica.

A razão social, é o nome que é registrado na Junta Comercial, quando é feito a abertura ou a alteração de uma empresa.

Mas nem sempre a razão social é o nome que você quer utilizar para a sua empresa. Ás vezes não é o nome mais apropriado para fazer uma logomarca, por exemplo. Por esse motivo existe o nome fantasia.

O nome fantasia é o nome em que as pessoas irão identificar a sua empresa.

O nome fantasia, nada mais é do que o nome que você utiliza para que todos identifiquem o seu negócio. Geralmente é um nome diferente da razão social, mas isso não é uma regra.

Por exemplo, para identificar o nome fantasia de uma loja de roupas, basta olhar para a fachada dela, ou se a loja for online podemos identificar pela logomarca que possuir no site, facebook, instagram e etc. Ou seja, o nome fantasia é o nome em que as pessoas irão identificar a sua empresa e consequentemente diferenciá-la dos seus concorrentes.

Mas então, e o que é uma marca registrada? É o nome ou símbolo registrado junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que identifica a empresa, bem como a atividade que ela exerce no mercado.

Sua marca deve ser registrada junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

O registro de marca torna-se uma propriedade intelectual do titular do registro.
Ter uma marca registrada é assegurar o direito de uso exclusivo no seu segmento de mercado, sem ter cópias de pessoas mal-intencionadas.

Para você identificar se uma marca já é registrada é só verificar no seu nome ou na sua logomarca se possui o símbolo ®.

E para registrar a marca, você pode utilizar tanto a razão social quanto o nome fantasia. Você deverá identificar qual é o nome mais conhecido pelos seus clientes.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, por favor, deixe aqui em baixo nos comentários ;)


Tuani Daminelli Mezzari
Bacharel em Ciências Contábeis
Setor Jurídico Consolide Sua Marca

O que estão dizendo sobre nós...