registro de marca gamer

Se você é adepto do mundo dos games e das plataformas de live stream, sabe que os jogos eletrônicos não são apenas uma atividade divertida, mas um negócio lucrativo. Com o aumento do número de jogadores e a popularização dos jogos on-line, é cada vez mais comum vermos gamers, proplayers e streamers que fazem dos jogos a sua profissão e acabam se tornando verdadeiras celebridades na Internet.

Chegar a esse nível é o sonho de muitos jogadores, mas cada fase é um desafio que exige estratégia e habilidade. E, para transformar os jogos on-line em um negócio, não basta ser bom. É preciso pensar em cada jogada com cuidado, investir no seu nome e protegê-lo como um patrimônio.

Afinal, quando se trata de gamers e streamers, o nickname (apelido) é sua identidade virtual, muitas vezes, construída ao longo de anos. É por esse nome que você se torna reconhecido em comunidades de jogadores e nos placares de pontuação. E é por isso que a marca deve ser protegida, evitando que qualquer um se aproprie dela.

É aí que entra o registro de marca para gamers. Só ele pode garantir a exclusividade e a proteção do nickname e impedir, legalmente, que outros jogadores ou streamers usem um nome igual.

Se você quer saber mais sobre essa proteção, continue a leitura e veja como conquistar um nickname único para se destacar nos jogos e nos negócios.

O que é registro de marca?

O registro de marca é um título emitido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que concede a propriedade sobre a marca e o direito de utilizá-la com exclusividade no seu segmento de atuação em todo o Brasil.

Em outras palavras, o registro funciona como uma armadura de proteção para a sua marca como gamer, proplayer ou streamer. Com a marca registrada, você terá direitos exclusivos sobre seu nickname e poderá impedir que outras pessoas usem ou se apropriem dele.

Dessa forma, você garante um "selo de autenticidade" para a sua marca no mundo dos jogos e tem a segurança de que ninguém poderá se passar por você.

Por que os gamers precisam registrar suas marcas?

Imagine que você é um proplayer ou streamer que construiu uma comunidade de jogadores em torno do seu nickname, conquistou seguidores fiéis que sempre jogam com você e acompanham suas jogadas ao vivo em plataformas de live stream.

Um dia, você acessa seu jogo on-line e descobre que alguém simplesmente copiou o seu nome e está jogando com ele. Além de roubar sua identidade, ele pode confundir outros jogadores e prejudicar sua reputação.

Como explicamos acima, o registro de marca evita que isso aconteça e, se acontecer, te dá o direito de questionar judicialmente o uso indevido da sua marca. Isso significa que você poderá exigir que o jogador pare imediatamente de usar o seu nickname e ainda pague uma indenização pela infração.

Por outro lado, se outro jogador registrar o nome antes de você, ele se tornará o verdadeiro dono do nickname e, aí, é ele quem ganha todos os direitos sobre a marca.

Mas, não é só para evitar disputas que o registro é importante. Ter um nome forte e exclusivo também é uma vantagem competitiva no mundo dos jogos, ajudando você a se destacar entre os outros jogadores.

E, se você quiser usar a sua marca fora dos games, criando produtos, serviços ou até mesmo uma empresa, o registro de marca pode proteger você legalmente e garantir que ninguém mais possa usar o seu nome sem a sua permissão.

Veja, a seguir, algumas razões para registrar a sua marca.

Vantagens de registrar sua marca de gamer

Proteção legal

Registrar a marca é a única maneira de proteger sua identidade como gamer e garantir que outros jogadores não possam se passar por você.

Valorização

O registro de marca é um investimento que pode aumentar o valor de sua conta em jogos on-line, especialmente se você é um jogador experiente e com muitas conquistas. Ao registrar sua marca, você pode construir uma identidade forte e consistente, o que pode ajudá-lo a se destacar em competições e eventos de jogos on-line.

Credibilidade

Com a marca registrada, você demonstra mais credibilidade e profissionalismo para outras pessoas e empresas, o que pode ser útil caso você queira fechar contratos de patrocínio ou parcerias.

Riscos de não registrar sua marca gamer

Danos à reputação

Se você não registrar sua marca, outros jogadores podem usar o mesmo nickname, o que pode levar à perda de sua identidade on-line e ainda comprometer negativamente a sua reputação.

Perda do nickname

Se outro jogador registrar seu nickname antes de você, você pode ter que enfrentar processos jurídicos e perder o direito de usar o nome pelo qual você já era reconhecido.

Prejuízos financeiros

Se você não registrar sua marca, pode acabar perdendo dinheiro com ações judiciais para proteger sua identidade ou até mesmo com a perda de patrocínios e parcerias.

Como registrar a marca do seu nickname?

Agora que você entendeu a importância de ter seu nickname de gamer ou streamer registrado, está pronto para avançar de nível e proteger sua identidade on-line? Basta seguir estes passos:

Pesquise se o nickname já está em uso

Assim como em um jogo, é preciso verificar se um nickname igual ou muito semelhante ao seu já está registrado por outro gamer. Isso pode ser feito por meio de uma consulta de marca gratuita.

Escolha a classe da marca

Para o registro, é necessário escolher em qual classe de marca você vai registrar o seu nickname. No INPI, há 45 classes, que variam de acordo com a atividade. No caso de gamers e streamers, é possível registrar a marca em classes relacionadas a jogos, entretenimento e tecnologia, por exemplo.

Formalize o pedido de registro

Para registrar sua marca, é necessário acessar o site do INPI e fornecer informações sobre a marca, a classe de registro escolhida e seus dados pessoais. Depois, é necessário pagar uma taxa ao INPI. O valor para registrar a marca varia de acordo com o tipo de registro que você vai fazer.

Aguarde a avaliação

Depois de enviar a documentação, inicia a análise do INPI, que pode levar entre 9 e 12 meses até a decisão final.

Aproveite sua marca registrada

Se estiver tudo certo com o seu pedido, o INPI vai deferir o registro e emitir o Certificado de Registro da Marca. Com esse documento, você pode investir com segurança no seu nickname e expandir seu negócio sem o risco de ter sua identidade copiada por outros jogadores.

Por envolver questões técnicas, o processo pode ser complexo para quem é leigo no assunto e, para aumentar as chances de ter o pedido deferido, é recomendado buscar ajuda de uma empresa especializada em registro de marca, que te dê suporte do início ao fim do procedimento.

5 dicas para criar uma marca forte para gamers

Para escolher um nickname forte para gamer ou streamer, é preciso considerar alguns aspectos importantes. O nome deve ser fácil de memorizar e não pode ser uma cópia ou imitação de outras marcas já existentes.

Também é importante considerar a proteção internacional da marca, caso você tenha planos de expandir seus negócios para outros países.

Veja, a seguir, 5 dicas para criar uma marca relevante e única:

1. Escolha um nome curto e fácil de lembrar

Na escolha do seu nickname, opte por um nome fácil de memorizar, de escrever e de pronunciar, para que as pessoas lembrem facilmente.

2. Considere o significado

O nome deve ter uma conexão com o seu tipo de jogo e com os seus valores e objetivos como gamer. Utilize nomes que remetam ao seu estilo de jogo, seus personagens favoritos ou elementos que você goste.

3. Pesquise a concorrência

Antes de definir seu nickname, faça uma pesquisa para saber se já existem outras marcas com nomes similares ou iguais ao seu. Consulte no INPI se já estão registrados, para evitar problemas no futuro.

4. Pense grande

Pense a longo prazo e verifique se o nickname seria adequado para você usá-lo em outros nichos ou em outros produtos e serviços além dos jogos on-line.

5. Seja consistente

Para ter uma marca forte, é importante manter a consistência. Use sempre o mesmo nickname nas redes sociais, fóruns de gamers, plataformas de live stream e sites, para que ele seja facilmente reconhecido e lembrado pelos usuários.

---------------------

Jogos on-line não são mais apenas uma forma de diversão, mas sim um negócio em constante crescimento e evolução. Para os gamers e streamers que desejam investir nessa atividade como profissão, é fundamental proteger seus nicknames com o registro de marca.

Dessa forma, você terá segurança para investir tempo e dinheiro na construção de uma identidade forte dentro dos jogos, além de demonstrar mais profissionalismo e credibilidade na hora de fechar parcerias e patrocínios.

Se você tem dúvidas sobre registro de marcas para o mercado de games, entre em contato conosco pelo site da Consolide e agende uma consultoria especializada. Estamos à disposição para ajudar a proteger o seu negócio e avançarmos juntos para o próximo nível.