registro de marca é investimento

A marca é uma das ferramentas mais importantes no mundo dos negócios, pois ela representa a identidade de uma empresa e pode ser um diferencial competitivo relevante. Afinal, é a marca o que os clientes reconhecem e confiam e, por isso, é tão importante para as empresas investirem em sua construção e proteção.

Como estratégia de investimento, o registro pode ajudar a transformar a sua marca em um ativo valioso para a empresa, já que poderá ser vendida, licenciada ou franqueada, por exemplo, gerando uma nova receita e ampliando sua presença em novos mercados.

Por isso, a proteção da marca é essencial, pois impede que ela seja usada indevidamente, trazendo prejuízos financeiros e para a reputação da empresa, e ainda agrega valor ao negócio, pois clientes fieis estão dispostos a pagar mais por produtos ou serviços que eles confiam.

Neste artigo, vamos explicar por que o registro da marca é um investimento importante para o seu negócio e quais as vantagens de inclui-lo na sua estratégia de crescimento.

Por que o registro de marca é um excelente investimento

Registrar a marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é uma estratégia fundamental para proteger sua propriedade intelectual e construir uma marca forte e valiosa, sem o risco de perder todo o esforço e dinheiro aplicados para isso.

Além disso, o custo da perda de uma marca pode ser 6 vezes maior que o investimento no registro. Então, também é uma forma de evitar a perda de dinheiro.

Veja, abaixo, alguns motivos que tornam o registro de marca um investimento estratégico para os negócios:

Oferece proteção legal e exclusividade

O registro de marca oferece proteção legal à empresa e a exclusividade do uso da marca em seu segmento de atuação, impedindo que concorrentes a usem indevidamente, copiem ou falsifiquem. Caso isso ocorra, é possível tomar medidas legais contra os infratores.

Torna a marca um ativo intangível

Com o registro, a marca passa a ser um ativo intangível, ou seja, um bem que não pode ser tocado, mas que tem valor para a empresa do mesmo modo que um patrimônio físico.

Favorece o contato com investidores

Uma marca registrada aumenta a segurança para investidores, pois garante que a empresa tem ativos valiosos e bem protegidos, o que pode aumentar a confiança e o interesse de investidores em potencial.

Abre novas oportunidades de negócios

A marca registrada pode ser licenciada para terceiros, gerando receita extra. Também é possível expandir os negócios por meio de franquias, já que a marca registrada é um ativo que pode ser transferido para os franqueados.

Garante segurança nos investimentos

Assim como a escritura garante que você é o proprietário de um terreno e te dá segurança para construir uma casa, sem o risco de perdê-la, o registro torna a marca uma propriedade sua e protege os investimentos que você faz para construir uma marca forte e reconhecida, pois ninguém pode tirá-la de você.

Fortalece a reputação

O R de marca registrada representa profissionalismo e credibilidade, além de transmitir a ideia de que a empresa se preocupa em proteger o seu patrimônio intelectual e seus clientes.

Contribui para a fidelização de clientes

Ter uma marca registrada permite que a empresa seja facilmente identificada pelos consumidores, aumentando a fidelidade e agregando valor, pois os consumidores tendem a optar por produtos ou serviços nos quais confiam, mesmo que sejam mais caros do que os oferecidos pela concorrência.

5 formas de transformar uma marca registrada em receita para o seu negócio

Como você viu até agora, o registro de marca é uma importante estratégia para a proteção de ativos e criação de valor para a empresa. Mas, além de garantir a exclusividade da marca e a proteção contra concorrência desleal, o registro pode gerar diversas oportunidades de negócios, aumentando a sua receita e fortalecendo a sua posição no mercado.

A seguir, sugerimos 5 estratégias que podem ser adotadas para monetizar uma marca registrada:

1. Licenciamentos

Uma empresa pode licenciar a sua marca para ser usada em produtos como camisetas, bonés, canecas, entre outros. Esses produtos podem ser vendidos diretamente pela empresa ou por terceiros, como lojas especializadas, mediante o pagamento de royalties.

2. Franquias

Outra opção é a criação de franquias da marca registrada. Nesse caso, a empresa pode ceder o direito de uso da marca para outras empresas que desejam abrir franquias, em troca de taxas de franquia e royalties sobre o faturamento.

3. Patrocínios e parcerias

Empresas com marcas fortes e bem posicionadas podem ser atraentes para patrocínios e parcerias, tanto com outras empresas quanto com eventos ou celebridades. Essas parcerias podem gerar receita em troca da exposição da marca em diferentes canais.

4. Publicações especializadas

Uma empresa pode criar conteúdo próprio e publicações especializadas com base na sua marca registrada, como livros, revistas, vídeos, podcasts, entre outros, gerando receita por meio da venda de assinaturas ou publicidade veiculada nesses canais.

5. Venda da marca

Como a marca registrada é uma propriedade, também é possível vendê-la, caso você queira levantar capital para investir em outras áreas do negócio, por exemplo.

O registro de marca é um investimento estratégico

Você percebeu como o registro de marca pode ser um investimento estratégico para os negócios? Afinal, ele traz benefícios como proteção da marca, diferenciação no mercado, aumento do valor da empresa e potencial de geração de novas receitas.

Portanto, se você é um empreendedor ou gestor de negócios que quer crescer e conquistar seu espaço no mercado, não deixe de considerar o registro de marca como um investimento prioritário.

Entre em contato com a Consolide Registro de Marcas e tire todas as suas dúvidas sobre este importante passo para os seus negócios.