Quer atrair clientes? Lista de dicas para tráfego pago

Nada melhor do que descobrir o que um especialista em marketing tem a dizer sobre tráfego pago para atrair clientes e leads, né? Este artigo traz a verdade!

Por Laury von Mühlen 8 min. de leitura

Ilustração de jovens interagindo nas redes sociais, com uma jovem usando um ímã para atrair a atenção de seguidores, destacando o conceito de engajamento digital e estratégias para aumentar seguidores.

Usar o tráfego pago para atrair clientes é uma das formas mais eficazes de gerar vendas: através de uma publicação na rede social ou um anúncio no Google, por exemplo, com as configurações certas, você consegue alcançar exatamente quem deseja.

Neste artigo, compartilho o que aprendi sobre o tema ao longo dos anos, pensando em lhe ajudar a ter um canal de aquisição sólido para a sua marca (registrada, hein!).

Se você está cansado de esperar o cliente chegar e quer tomar o controle do crescimento do seu negócio, continue lendo.

O que é o tráfego pago? Definição simples

Podemos dizer que tráfego pago é toda visita que chega até o site ou perfil da sua marca por meio de anúncios. Vale para o Google e todas as redes sociais.

Diferentemente do tráfego orgânico, que depende de estratégias específicas para acontecer, o tráfego pago depende apenas de investimentos e de um bom direcionamento.

Mas isso não significa que o anúncio não deva ser bem estruturado: se você quer atingir o público certo, no momento ideal da jornada de compra, precisa construir uma presença digital consistente; com propósito.

Como investir em tráfego pago com retorno?

Com estratégia, consistência e controle dos números, seu investimento tem grandes chances de dar retorno, seja em aquisição de leads ou, melhor ainda, em vendas. Para criar uma boa campanha:

1. Comece com uma meta clara

Antes de qualquer coisa, defina exatamente o que você quer alcançar com o seu investimento em anúncio justamente para pensar no melhor formato de conteúdo, em textos e imagens e até na segmentação do alcance.

Você pode querer:

  • Agendar reuniões ou consultorias
  • Atrair mais pessoas para o seu site ou blog
  • Vender online um produto ou serviço específico
  • Aumentar o reconhecimento da sua marca
  • Conseguir mais engajamento em publicações nas redes
  • Gerar leads qualificados, ou seja, capturar contatos de pessoas realmente interessadas na sua marca

2. Escolha aonde anunciar

Cada espaço terá um certo tipo de usuários e até um formato específico de segmentação!

Canal Característica
Facebook ou Instagram (Meta Ads) Segmentação detalhada por interesses, comportamentos e dados demográficos; opções para B2C
Google
(Google Ads)
Indicado para captar quem já demonstra interesse ativo e pesquisa diretamente por algo
LinkedIn
(LinkedIn Ads)
Perfeito para a geração de leads qualificados em ambientes corporativos, usado para B2B majoritariamente
TikTok
(TikTok Ads)
Plataforma preferida da geração Z, depende de campanhas criativas, descontraídas e virais

3. Segmente seu público

A terceira etapa do processo será de segmentação: quem vai ver o anúncio? Para responder essa pergunta, considere:

  • Idade
  • Gênero
  • Localização
  • Interesses/comportamentos
  • Hábitos de consumo

Pelo menos!

Você também pode criar listas próprias de um público personalizado, adicionando aos objetivos aqueles contatos que já pertencem à sua base.

Outra opção é tentar alcançar os chamados “lookalike”: pessoas semelhantes às que pertencem ao seu público-alvo, mas que ainda não conhecem a marca.

4. Defina a duração da sua campanha

Estabeleça o tempo da campanha conforme os objetivos e o comportamento do público.

Em geral, promoções e ações específicas, como de lançamento ou datas comemorativas, não precisam ficar muito tempo no ar. Três a 10 dias devem ser suficientes para uma boa conversão.

Por outro lado, iniciativas institucionais e de reconhecimento de marca acabam surtindo melhor efeito no médio ou longo prazo e ficam dependentes da constância. Você provavelmente vai precisar mantê-las ativas por semanas ou meses, sempre fazendo testes e melhorias.

A lógica que sigo por aqui é a seguinte: quanto mais longo o ciclo de decisão do cliente, mais tempo o anúncio deve rodar

5. Tenha um orçamento compatível com o seu objetivo

Entenda que o valor que você vai investir tem tudo a ver com o que espera de retorno e não pode fugir dos ganhos que virão com os resultados também, é claro.

Se o seu produto tem um ticket médio de R$ 200, a rede social em que você quer anunciar tem muitos usuários e o seu alcance precisa ser caprichado, investir só R$ 10 por dia não faz muito sentido, principalmente esperando faturar uma grana alta.

Sem exageros, mas também dentro da faixa sugerida pela plataforma em que você vai fazer a propaganda, defina um orçamento que lhe permita coletar dados suficientes para entender, pelo menos, o comportamento do consumidor.

Teste hipóteses, descubra o que funciona e, só então, escale as campanhas que dão resultado.

6. Mensure tudo desde o início

Para que você saiba o que está funcionando e o que precisa ser ajustado, é fundamental acompanhar os dados fornecidos pela própria plataforma em que seus anúncios estão.

  • Acesse o painel de gerenciamento de anúncios (Ads)
  • Configure os chamados “eventos de conversão”, que são as ações que indicam sucesso para você
  • Use parâmetros UTM nas URLs para identificar de onde vem cada visitante ou lead, ou seja, para saber exatamente qual anúncio, canal ou campanha gerou aquele acesso ou conversão

Esses códigos mencionados acima são como etiquetas que lhe ajudarão a rastrear o desempenho de cada ação de marketing dentro de ferramentas de análise, facilitando suas decisões.

E fique de olho no custo por clique, na taxa de cliques, no custo por aquisição (CPA) e nos retornos sobre cada investimento – principalmente nesses dois últimos índices, pois eles indicam se a campanha está dando lucro!

O quadro adiante explica por que observar cada métrica:

Métrica Monitoramento
Custo por clique (CPC) Mostra quanto você paga, em média, por cada clique; se for muito alto, há problemas no conteúdo ou na segmentação
Taxa de cliques
(CTR)
Indica quantos % das pessoas que viram o anúncio e clicaram; um CTR baixo podem representar pouca atratividade
Custo por aquisição (CPA) É o quanto custa, em média, a geração de um lead ou de uma venda através do anúncio
Retorno sobre o gasto com anúncios
(ROAS)
É a receita gerada para cada real investido em tráfego pago

7. Vá, aos poucos, buscando a campanha perfeita

Pense que algumas máximas não mudam, como estas:

  • Campanhas que usam depoimentos reais podem performar melhor do que as genéricas; e
  • Um público segmentado por interesse específico pode converter por menos dinheiro do que um público amplo

Mas, ao perceber que um anúncio tem altas chances de sucesso e precisa de melhorias, troque imagens, títulos, chamadas para ação, horários de exibição e até canais, observando o que performa melhor.

Salve algumas estratégias de anúncios pagos que geram conversões para empresas!

Preparar, apontar e partiu fazer um tráfego pago vendedor:

  • Crie uma oferta irresistível (desconto especial, frete grátis, brinde exclusivo)
  • Personalize os criativos de acordo com o público (dores, interesses, consciência sobre a existência da marca etc.)
  • Escreva textos simples, com informações claras e fáceis de ler e entender
  • Transmita mensagens claras e objetivas, escrevendo textos simples
  • Informe sobre o quanto o pagamento é facilitado e flexível
  • Use gatilhos mentais de urgência (“últimas unidades”, “só hoje”)
  • Divulgue apenas vídeos e imagens de boa qualidade
  • Apresente provas sociais, mostrando que outros compram e confiam
  • Mostre a autoridade da sua marca (prêmios conquistados, reconhecimentos)
  • Fale sobre parcerias que reforcem a credibilidade da empresa
  • Garanta uma chamada para ação eficaz, incluindo um convite direto para uma ação específica (“saiba mais”, “garanta”, “compre agora”, “cadastre-se”)
  • Direcione o cliente ao lugar exato da conversão (captura de info ou venda)

Quando chegar na hora do atendimento humano, estruture-o para fechar negócio, criando um script a ser seguido e alinhando a comunicação ao que ficou prometido no anúncio.

Por último, mas não menos importante, não se apegue somente às pessoas que já estão prontas para fechar negócio.

O tráfego pago pode impactar clientes em todas as etapas do funil de vendas

Alguns anúncios não precisam ter foco em venda direta, e você pode (ou melhor, deve!) criar campanhas para quem está no topo ou no meio do funil e, portanto, buscando só se informar ou começando a considerar uma aquisição de um produto ou serviço – que pode ser o oferecido pela sua empresa.

  • Topo de funil: indico campanhas com conteúdo de valor, como vídeos institucionais, posts educativos, cases ou curiosidades do setor
  • Meio de funil: aqui, talvez valha entrar com prova social, depoimentos, demonstrações e até uma abordagem mais consultiva que mostra como sua solução resolve problemas reais
    Fundo de funil: quando chegar nesse momento, fique à vontade para ir direto ao ponto e convidar o alvo a falar com um especialista, solicitar uma proposta ou finalizar a compra

Se alguém clicar e for embora, entre com o remarketing (uma oferta limitada, um lembrete sutil etc.), fazendo sua marca presente na mente dessa pessoa e oferecendo novas oportunidades, bem como reforçando os benefícios da sua solução.

Construa um sistema previsível de geração de oportunidades e veja suas vendas aumentarem pautadas pelo método e pela consistência. Quase nada é mais prazeroso do que isso! Boa sorte no processo.

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