Ilustração com logotipo da consolide envolto por coração lilás, ao redor do coração alguns emojis de redes sociais

O sonho de toda empresa é transmitir brand awareness ou, traduzindo para o português, uma consciência de marca capaz de fazer o consumidor lembrar do seu produto ou serviço apenas pelo seu símbolo, pelo slogan ou pelas cores da identidade visual.

O conceito dessa estratégia é simples: gerar reconhecimento e autoridade e, não à toa, ela entra como um dos principais objetivos dentro do marketing. Graças a ele, as empresas conseguem gerar uma conexão a ponto de seus nomes serem associados ao produto em si.

Você já deve ter usado Maizena – amido de milho – em alguma receita ou já procurou por Gillette – lâmina de barbear – no supermercado, não é? E quem nunca precisou de uma fita Durex – adesiva? Os nomes das marcas não são exatamente os nomes dos produtos, mas muita gente nem sabe disso!

Neste artigo, você verá mais detalhes sobre o assunto e dicas de como evitar ser só mais um negócio na multidão.

O que é o tal do brand awareness?

O brand awareness é uma forma de medir o quanto uma marca é lembrada pelos consumidores, que pode envolver vários aspectos, a exemplo da qualidade, do preço, do tempo de mercado, dentre outras características.

A ideia da estratégia é fazer com que um produto ou um serviço seja sempre associado à empresa que o oferece – e somente a ela! 

De nada adianta uma companhia ser famosa, mas ter uma péssima imagem no mercado. Da mesma forma, não adianta uma corporação com ótimos serviços não ter uma consciência de marca para tirar proveito do seu sucesso.

Justamente por isso é tão importante pensar em ações de marketing para trabalhar a sua identidade e criar diferenciais.

Qual a importância do brand awareness?

O reconhecimento de marca ou brand awareness tem um papel fundamental na geração de mais vendas e no aumento do alcance da visibilidade de uma empresa. Basicamente, como diz o velho ditado, “quem não é visto, não é lembrado”.

A partir dessa identificação, que é quase um relacionamento entre o cliente e a marca, se cria o sentimento de empatia e confiança por parte dos consumidores.

Algumas organizações se utilizam da credibilidade de atores ou personalidades famosas para trazerem mais autoridade aos seus produtos ou serviços, mas essa é só uma das várias possibilidades de trabalho do awareness.

Muitos homens sabem, por exemplo, qual é a marca de xampu que tem como garoto-propaganda a estrela do futebol, Cristiano Ronaldo.

Mesmo que o item não seja o mais barato na prateleira do supermercado ou não esteja em promoção, há o envolvimento entre o fã do jogador, que cria apego à marca, levando-o a ter “carinho” pelo produto, uma vez que o atleta “usa” e “recomenda” a compra.

Inclusive, aí também entra a internet como uma das aliadas da consciência de marca na atualidade: graças à facilidade de criar campanhas e perfis nas redes sociais, gestores podem explorar várias possibilidades, mensurar dados e criar estratégias de vendas mais assertivas e com maiores chances de conversão.

No próximo tópico, saiba mais sobre o vínculo entre o assunto tema deste artigo e a área do marketing digital.

Qual é a relação entre brand awareness e marketing digital?

Através do marketing feito de forma digital, empresas podem aprimorar a consciência de marca por meio de blogs corporativos, redes sociais e até mesmo por meio do posicionamento de suas páginas nas plataformas de busca, a exemplo do Google.

Para isso, precisam investir em propagandas e conteúdos e contar com pessoal capacitado para criar campanhas de sucesso, como um time de conteúdo especializado em otimização para mecanismos de buscas e profissionais de mídias sociais.

Diferentemente das mídias tradicionais (rádio e TV), na internet, as marcas têm mais liberdade para criar materiais relevantes para um público-alvo bem específico, participar de trends, fechar parcerias com influencers e colocar o produto ou serviço que vendem o mais próximo possível de seus potenciais clientes.

Uma das maiores vantagens do meio digital é que é possível calcular todos os resultados através das métricas fornecidas pelos:

  • acessos ao site oficial;
  • comentários e menções da marca nas redes sociais;
  • engajamentos dos posts nas diversas plataformas;
  • alcances dos conteúdos publicados; e
  • interesses do produto nos mecanismos de busca da internet.

E se engana quem pensa que investir nesse formato de publicidade é opcional.

Por que fazer brand awareness na internet?

Todo esse movimento online não é mais só complementar, mas sim obrigatório! Afinal, a maneira de interagir com o consumidor também mudou, tornando tudo mais dinâmico e imediato, e o aumento significativo das interações das empresas com seus consumidores nas redes é a maior prova disso.

Não é raro observar, nas redes sociais, assinantes de canais de streaming pedindo a volta de uma série que foi cancelada e o perfil oficial da empresa comentar em tom de brincadeira sobre o assunto. O resultado disso? Engajamento!

Em alguns casos, séries ou outros produtos voltaram ao mercado graças ao “termômetro” da internet, como é o caso do chocolate Nescau Ball, da Nestlé, e o Caribe, da Garoto.

Veja, a seguir, de que maneira a consciência de marca se consolida na mente dos consumidores e faz de algumas empresas “referências” nos segmentos em que atuam.

8 exemplos de brand awareness para você se inspirar

Os maiores exemplos de brand awareness costumam vir daquelas empresas que oferecem uma solução de qualidade ou até mesmo única em sua área de atuação. A partir dessa “exclusividade”, elas conseguem se destacar a ponto de fazer com que seus produtos sejam reconhecidos pelo nome da marca e não pelo nome da “coisa” em si.

Dá uma olhada nesta lista de gigantes!

  1. Band-aid: curativo adesivo
  2. Bombril: esponja de aço para várias utilidades
  3. Havaianas: chinelo brasileiro conhecido mundialmente
  4. Cotonetes: hastes flexíveis
  5. Miojo: macarrão instantâneo
  6. Google: mecanismo de busca
  7. QBoa: água sanitária
  8. Xerox: máquina de fotocópias

E não para por aí: existem muitas outras marcas sinônimos de produtos que fazem parte do nosso dia a dia que quase ninguém percebe a relação “produto versus nome da marca”, por isso a importância de pensar em uma estratégia capaz de criar essa mesma conexão.

Que tal começar com as dicas do tópico abaixo?

Como fazer brand awareness de forma adequada?

Pense, primeiro, em qual solução a sua empresa oferece para os consumidores, depois, analise de que forma ela pode ajudar a preencher um “vácuo” existente no mercado ou mesmo complementar algo que já existe.

Depois, é importante também responder algumas perguntas para criar um perfil, como você confere adiante.

Perguntas úteis para montar uma estratégia de brand awareness para sua marca
Para quem e para que é a sua empresa? Defina a finalidade do seu empreendimento, entenda o que é marca, o porquê de a sua existir e por que o cliente deverá comprar dela e não da concorrência. Pense nas cores, no design e o que eles significam para o negócio.
Quem é o seu público? Mais importante do que ter uma identidade bem definida é saber quem é seu público-alvo para criar ações que atinjam diretamente seus clientes. Eles estão na internet? O que eles consomem? Quais as suas preferências?
De que maneira você se posiciona? A neutralidade não costuma ser a melhor opção. A preservação do meio ambiente, o combate à qualquer tipo de discriminação devem estar na pauta da empresa.

Para você ter uma ideia, um estudo da Associação Paulista de Supermercados (Apas) de 2023 mostrou que 95% dos brasileiros dão prioridade para indústrias e estabelecimentos que investem em sustentabilidade ou demonstram preocupação com as causas socioambientais.
Como você se comunica? Todas as respostas para as perguntas anteriores devem estar conectadas e serem repassadas de maneira organizada entre os setores, melhorando a comunicação da empresa com seus consumidores.

Depois de organizar a casa, comece a educar o público consumidor com conteúdos em blogs, através das redes sociais ou até mesmo nas embalagens que seu negócio disponibiliza.
 

A partir das respostas, você começa a delimitar a identidade da sua marca, e o próximo passo será trabalhar para ampliá-la e fixá-la cada vez mais. Com esse objetivo e tendo como base as orientações trazidas a seguir, seu brand awareness logo menos estará indo ao infinito e além!

7 dicas para criar ou aumentar o brand awareness da sua marca

O brand awareness tem tudo a ver com como a sua marca fica registrada na cabeça dos consumidores, por isso, criar programas de indicação, elaborar uma identidade para a sua marca, caprichar na imagem e nos símbolos visuais que representam seu negócio são apenas algumas das formas de propagá-lo por aí.

Confira a lista completa!

1. Crie programas de indicação

Quando você propõe, aos clientes já ativos, um sistema de recompensas se eles trouxerem outros consumidores, você está espalhando o nome da sua marca e fazendo com que ela caia na boca do povo.

Ao oferecer benefícios exclusivos para quem trouxer mais pessoas, essas pessoas provavelmente só terão coisas boas a dizer sobre o seu negócio, já que a ideia é, justamente, trazer mais consumidores para o seu lado.

Tem muita gente que se esforça para conseguir o máximo de benefício possível, então, faça dessa carta na manga uma ferramenta poderosa e indispensável para você.

2. Trabalhe a personalidade da marca

A sua identidade vai dizer quem você é e vai ajudar o público a criar afinidade pelas características únicas da sua empresa, então, como você já leu um pouco mais acima, nada melhor do que trabalhar para fortalecê-la.

O SBT, por exemplo, se orgulha em ser a emissora vice-líder em audiência e ter o título de televisão mais “feliz” entre os canais brasileiros. A Pepsi não parece se importar em “poder ser” a opção no lugar da Coca-Cola. As pilhas Duracell são as mais duráveis do mercado e o desodorante Rexona “não te abandona”.

Cada detalhe representa a criação de um laço afetivo entre as marcas e os consumidores!

3. Opte por uma imagem forte e diferente

Existem trends nas redes sociais em que os usuários se desafiam a tentar adivinhar o nome da empresa pela logo que aparece na tela, e é certo que você mesmo(a) consegue pensar em algumas marcas que poderiam estar nessa brincadeira.

Chegar ao nível de ser reconhecido apenas por um traço pode e deve ser um objetivo seu também, mas isso só vai acontecer se você optar por uma imagem forte e diferente – e só assim o seu brand awareness vai às alturas com o passar do tempo!

Uma moça com baldinho de leite na cabeça remete imediatamente ao leite condensado mais tradicional do mercado, enquanto uma flechinha curva formando um sorrisinho certamente se trata da gigante do e-commerce, a Amazon.

4. Invista em patrocínio de eventos

O seu empreendimento ganha notoriedade quando você investe em atrações do seu segmento ou do interesse do seu público-alvo. Se você lida com suplementos agrícolas, as feiras e as exposições são o seu ponto de partida, mas não precisa se prender apenas ao seu nicho!

O Banco do Brasil, por exemplo, é famoso por patrocinar esportes, como o voleibol brasileiro, enquanto as maiores operadoras de celulares do país patrocinam shows e outras atrações.

5. Considere contratar influencers e/ou autoridades do nicho

Uma forma de você chegar mais próximo do seu cliente é por meio de profissionais que falam diretamente com os usuários. Influencers não levam esse nome à toa! Aposte neles e em plataformas como Instagram e TikTok para alavancar a imagem do seu produto.

Outra saída bem interessante é entrar em contato com autoridades no segmento da sua empresa para que elas se tornem representantes do seu negócio, afinal, nada melhor do que ter alguém reconhecido como expert no assunto para ser a cara da sua empresa.

Pesquise, porém, a credibilidade dos ditos influenciadores e especialistas. Evite aqueles que criam polêmicas ou os que não se encaixam com o seu propósito.

6. Personalize produtos e acessórios

Os consumidores adoram brindes, por isso, uma outra estratégia está em oferecer, sempre que possível, canetas, bonés, garrafinhas d'água, camisetas, canecas, chaveiros e o que mais vier à sua mente com a identidade visual da sua marca.

Algumas campanhas ligadas a brindes fizeram tanto sucesso no passado que até hoje são lembradas, a exemplo dos famosos bichinhos de pelúcia da Parmalat, os tazos da Elma Chips ou a coleção dos Poupançudos da Caixa.

7. Faça marketing de conteúdo em seu site

Por meio de um blog na sua página na web, você pode educar o seu leitor e criar percepções positivas da sua empresa, graças a um conteúdo gerado por você que ajudou ele a tirar uma dúvida ou que deu a ele um conhecimento novo sobre algo.

Dessa forma, a autoridade da sua marca em relação ao que ela faz aumenta imensamente e, como consequência, a consciência que as pessoas têm sobre quem ela é dentro do mercado também.

Somar o marketing digital e, principalmente, o de conteúdo, às parcerias com influenciadores, os brindes e tudo o mais são ações que fazem parte do presente e do futuro do brand awareness.

Além delas, o atendimento facilitado pelo uso de chatbots e as respostas cada vez mais rápidas e assertivas para as dúvidas dos consumidores são tendências que já se concretizam como imperativos.

Fique de olho nelas enquanto trabalha todos os aspectos do seu negócio com criatividade e uma percepção cautelosa do mercado!