15 melhores ideias de marketing para franquias

Do plano à ação, este artigo trata de marketing para franquias com ideias e dicas de quem está todos os dias lidando com ele. Confira!

Por Laury von Mühlen 12 min. de leitura

Ilustração de uma loja de aplicativos com uma lâmpada que simboliza ideias inovadoras, destacando a criatividade e desenvolvimento de aplicativos móveis.

O marketing para franquias precisa ser bem planejado tanto para atrair clientes quanto reforçar constantemente a presença da marca no mercado e para que haja uma comunicação interna e externa alinhada entre todas as unidades.

E esse planejamento depende da criação de uma estrutura que funcione tanto para a franqueadora quanto para franqueados, então, pense em ações que respeitem a identidade do negócio, mas que também considerem as diferenças regionais de cada loja, por exemplo.

Você está em busca de resultados em rede. Acompanhe as dicas deste artigo para obter insights.

Para que serve o plano de marketing para franquias?

Um plano de marketing bem feito ajuda a organizar ações que vão acontecer em todas as lojas de uma franquia, permite que os gestores de cada unidade enxerguem, com antecedência, o que vão precisar fazer, ajuda na adaptação das campanhas (se necessário) e evita que cada loja caminhe para um sentido diferente.

É esse plano que integra a comunicação da marca a ponto de ela ser reconhecida e lembrada onde quer que esteja.

Sem ele, muita coisa pode acabar saindo do improviso, o que talvez prejudique a imagem do negócio, dificulte a atração e a retenção de clientes e até cause atritos internamente: cuidado!

Por que criar seu plano antes mesmo de começar a vender?

Além de ser um roteiro para as decisões de marketing do dia a dia, o planejamento deixa claro quem faz o quê, ou seja, quais as responsabilidades tanto da franqueadora quanto dos franqueados, em cada campanha.

Através dele, ficam definidas as regras do marketing cooperado em franquias, ou seja, quem investe, quanto investe e como esse valor será aplicado.

Enfim, só com esse “guia”, você consegue:

  • Evitar retrabalhos
  • Melhorar o uso dos recursos
  • Garantir a consistência da comunicação
  • Abrir espaço para possíveis adaptações regionais
  • Facilitar o acompanhamento diário dos resultados

Sem contar que, se está tudo registrado, qualquer dúvida pode ser sanada imediatamente – e ninguém fica sem saber como agir.

Como criar um bom plano de marketing para franquias?

Entenda exatamente os desejos, hábitos e necessidades do público-alvo, defina os objetivos que você quer que sejam alcançados através das campanhas e considere a realidade da marca e das franquias individualmente.

A partir daí, vai ser mais fácil definir ações capazes de garantir real presença no mercado, estabelecer responsabilidades, canais de comunicação e sempre respeitar a identidade da marca.

Lembre-se:um bom plano precisa ser flexível o suficiente para se adaptar às particularidades de cada unidade ou região sem a perda do alinhamento geral da comunicação.

Equilibre padronização e personalização: esse é o segredo.

Separei insights! 15 melhores estratégias de marketing para franquias

Promoções ou campanhas sazonais, parcerias, presença nas redes sociais, eventos, campanhas sazonais e o marketing de influência fazem parte de um conjunto amplo de estratégias que podem ser testadas e adaptadas conforme o perfil da sua rede e de cada unidade.

Trouxe uma lista completa adiante, distribuída entre offline e online, e sugiro que você escolha algumas ideias, combine-as (se fizer sentido) e teste por aí, fazendo os ajustes necessários rapidamente, mas sempre a partir de dados.

Topa?

Estratégias de marketing offline

Do tradicional anúncio no rádio ou na TV até a participação num evento, passando pela entrega de panfletos e ações em lojas físicas, o marketing offline nunca perde a majestade – mesmo num mundo dominado pelo digital.

1. Ações em loja física

Ótima ideia para atrair a atenção do público local, gerar engajamento com a comunidade e apresentar uma unidade da sua franquia de forma mais próxima, ações comemorativas ou promocionais em lojas físicas funcionam bem para:

  • Inaugurações
  • Lançamentos
  • Vendas sazonais
  • Dias especiais

Elas podem envolver parcerias com negócios locais e brindes, presença de influenciadores, música ao vivo ou DJ, demonstrações de produtos ou serviços e assim por diante.

2. Parcerias com outros negócios

E mesmo se você não fizer nenhuma ação presencial dentre as listadas acima, as parcerias com negócios da mesma região da sua loja também têm peso importante na aproximação com o público-alvo.

São ideias para considerar:

  • Descontos combinados
  • Vale-compras de uma marca para quem comprar na outra e vice-versa
  • Kits promocionais
  • Sorteios

Você ganha porque gasta pouco na campanha e atrai novos interessados para a sua marca. O parceiro que se une a você também tem os mesmos benefícios e, no final, todo mundo fica feliz.

3. Materiais impressos

Banners, faixas, adesivos, displays e até cartazes informativos precisam ser considerados no plano de marketing de franquias, afinal, ajudam a comunicar uma campanha ou destacar um produto dentro de cada unidade.

Todos devem seguir a identidade visual da marca e incentivar a tomada de decisão na hora da compra. Além disso, a loja nunca pode “estar sem” o produto ou serviço divulgado nos materiais – pega muito mal.

Na prática, quando a comunicação offline funciona perfeitamente, ela acontece assim:

Imagine uma franquia de cosméticos lançando uma linha nova de cuidados com a pele.

A franqueadora envia kits de materiais padronizados para todas as unidades, incluindo um display de balcão com os produtos, um banner com os diferenciais da linha e adesivos para vitrine.

Ao entrar na loja, o cliente é impactado por essa comunicação e se sente motivado a experimentar a novidade. Além de dar mais força para as campanhas, o material bem feito valoriza o ambiente e melhora a experiência do consumidor.

4. Participação em feiras e eventos do setor

Outra excelente estratégia é tanto franquias quanto loja matriz participarem de feiras e eventos regionais, mostrando atividade e disposição para crescer, apresentando seu catálogo, reforçando a marca e se conectando com outros negócios, futuros clientes, parceiros e até novos franqueados.

5. Publicidade em mídia tradicional

Sim! Adicione aí às suas possíveis estratégias: investir em mídia tradicional, ou seja, fazer propaganda na TV, no rádio, em jornais impressos e até em outdoors, se as cidades que abrigam suas lojas permitirem esse tipo de divulgação.

O impacto é direto! Muita gente ainda compra por causa desse tipo de ação de marketing, viu? – Que entra na rotina de forma quase imperceptível, mas marcante.

Com a mensagem certa e uma boa frequência, a mídia tradicional ajuda muitas franquias Brasil afora a se tornarem as maiores vendedoras do país.

7. Ações promocionais diversas

Teste também outros jeitos de chamar a atenção do seu cliente na hora certa, fazendo-o sentir em casa e dando um “up” até no marketing boca a boca. Você pode investir em:

  • Promoções que despertem o senso de urgência ou necessidade
  • Ações pra lá de especiais em datas do comércio, como a Black Friday
  • Vitrines repaginadas periodicamente
  • Programas de fidelidade
  • Capacitação do time para oferecer as ofertas, abordando-as dentro do que desperta interesse para o público-alvo

Crie condições atraentes, mas que também façam sentido para a marca, para o caixa e para o estoque. E sempre priorize mostrar o lado humanizado das vendas.

8. Patrocínios locais

Por último na lista de estratégias de marketing offline, que tal a ideia de o seu negócio patrocinar iniciativas da comunidade? Quer forma melhor de marcar presença e ir além da relação simplesmente comercial com as pessoas?

Seja matriz ou franquia, sua loja pode patrocinar um time de futebol local, festas tradicionais, projetos sociais, eventos esportivos etc.

Converse com quem está do outro lado para saber aonde a logomarca vai aparecer, se há oportunidade de montar um stande, oferecer brindes ou vouchers e assim por diante.

Só atenção: escolha o envolvimento única e exclusivamente em projetos alinhados aos valores da marca. Não dá para uma ação desse porte parecer forçada e desconexa!

Estratégias de marketing digital para franquias

Agora que você já leu sobre o “off”, bora ficar um pouco “on” junto comigo e explorar maneiras de aumentar as vendas via marketing digital; em ações feitas na internet.

Essas ações incluem tudo o que você imagina, mesmo: presença nas redes sociais, anúncios pagos, e-mails marketing… E muito mais!

1. Presença nas redes sociais

Hoje, muita gente pesquisa, interage e decide comprar alguma coisa através das redes sociais. Por isso, estar presente nas plataformas que o público-alvo acessa todos os dias é parte essencial da estratégia de marketing de franquias.

“Vale a pena ter um perfil para cada loja ou é melhor um @ geral?”

Depende dos objetivos da marca e do nível de autonomia dos franqueados. Um perfil unificado ajuda a manter o padrão de comunicação e facilita a gestão da marca. Já perfis locais permitem um relacionamento mais próximo com o público de cada região, com conteúdo mais personalizado.

Uma boa alternativa é manter o perfil geral como canal principal e permitir perfis locais com diretrizes claras e supervisão.

E quais as melhores dicas para acertar ao fazer as postagens?

Estas dicas servem tanto para perfis unificados quanto para perfis locais (quando bem gerenciados):

  • Ter um calendário editorial compartilhado
  • Definir diretrizes visuais e de linguagem
  • Criar conteúdos variados e ir além da venda
  • Usar fotos e vídeos que prendam a atenção
  • Incentivar a interação com o público
  • Aparecer nos horários de mais atividade na plataforma
  • Responder comentários e menções
  • Gravar vídeos curtos apresentando rotina, produtos ou serviços
  • Orientar os colaboradores a gravar Stories para o Instagram, fazendo isso de forma profissional

Ainda, você pode aproveitar as ideias usadas nas redes para criar o marketing de conteúdo da marca como um todo, publicando textos e vídeos que agregam valor aos clientes tanto no site/blog quanto no YouTube, por exemplo!

2. Anúncios pagos

Outra estratégia “braba”: o tráfego pago e, portanto, os anúncios segmentados para atingir exatamente quem você quer que compre de cada loja (por localização, idade, sexo etc.).

Além de atrair novos clientes e lembrar quem já é consumidor da existência e das novidades da marca, o tráfego pago é excelente para a coleta de dados, já que as plataformas através das quais você cria os anúncios reúnem informações de visualizações, cliques, contatos e mais.

Dá para começar gastando só o necessário com cada propaganda e aumentar os investimentos de acordo com a estratégia e os retornos que vêm.

3. SEO

Mais uma estratégia online de grande valor: otimizar site, perfil no Google e até o perfil no Instagram para serem encontrados primeiro nos mecanismos de busca.

No mundo do marketing, a gente chama isso de “SEO” – Search Engine Optimization.

O foco do seu trabalho aqui será cada unidade aparecer como referência para quem estiver por perto, buscando exatamente pelos produtos ou serviços oferecidos, então, você vai precisar fazer publicações com palavras-chave ligadas a isso (e à região: cidade, bairro etc.).

Ah, e mantenha endereço, telefone e horários de atendimento sempre atualizados e iguais em todas as páginas!

É ideia que não acaba mais, mas é na melhor das intenções. Simbora!

4. E-mails marketing segmentados

Faça e-mails marketing para alavancar sua marca e as respectivas unidades de franquia, disparando os conteúdos certos para as pessoas certas e, portanto, segmentando os conteúdos para envios em grupos.

Oriente os franqueados a:

  • Coletarem cadastros de clientes (nome, endereço virtual, data de aniversário, primeira compra ou não)
  • Organizarem bem os contatos cadastrados
  • Registrarem o que cada pessoa procura (tipo de produto ou serviço, para si ou para os outros, sempre ou em datas específicas e assim por diante)

Aí, você pode criar mensagens padrões para todas as unidades ou ajudar cada loja a personalizar seus próprios conteúdos: fica a seu critério.

5. Parcerias com influenciadores

E que tal convidar um influenciador que converse com o mesmo nicho ao qual pertence o público-alvo da marca para fechar uma parceria que vá ajudar na divulgação? Pode ser geral ou por região: o perfil do negócio que vai dizer o que vale mais a pena.

6. Remarketing – o famoso “volta aqui, você não terminou a compra!”

Mais uma estratégia bastante válida – especificamente para vendas online – é a de remarketing, desde que sem insistência em excesso, claro.

Ela nada mais é do que uma espécie de lembrete amigável que aparece enquanto a pessoa navega por outras páginas na internet ou que é enviada por mensagem e/ou e-mail, incentivando o retorno e a finalização de uma compra que ficou em aberto.

Essa ação ajuda quem precisa de um “empurrãozinho” para decidir fechar negócio.

7. Programas de indicação online

Agora, se você quiser atrair consumidores, talvez valha experimentar outra iniciativa: a de “indique a loja para um amigo e ganhe desconto na próxima compra”. Sabe o “quem gosta, compartilha”? Então!

E o melhor de tudo é que, em franquias, dá pra usar a estratégia online de forma ampla e geral (coletando dados que chegam diretamente até o responsável por toda a administração), mas divulgá-la de forma individual/por unidade, através de um link, um QR Code ou similar.

Dica extra: quando existe uma recompensa envolvida, as probabilidades de indicação aumentam. O que todas as suas unidades podem oferecer aos participantes de um programa de indicação, neste momento, que vai ser benéfico para o estoque, a logística e o caixa?

Dê o próximo passo!

Volte ao início deste artigo, trace um bom plano, defina prioridades e alinhe tudo o que for necessário com os “cabeças” das lojas.

Ou, se você for dono(a) de uma franquia, leve sugestões e ideias à matriz, alinhando expectativas e começando a experimentar algumas estratégias para vender mais (e ainda se destacar entre todos os franqueados).

Continue lendo o blog da Consolide para obter mais insights sobre campanhas offline, presença digital de marca e outros temas correlatos, tanto trazidos por mim, gerente de marketing, quanto pelo Alan, founder e CEO da empresa.

Finalmente, meça resultados! Isso ajuda a economizar tempo e recursos, e faz suas ações andarem para frente.

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