Quando uma marca se torna conhecida, é provável que houve todo um trabalho de posicionamento no mercado, investimento alto em publicidade e uma boa distribuição no território nacional. O que acontece, às vezes, é que marcas muito conhecidas precisam trocar de nome, no auge de sua fama e reconhecimento. Por quê isso acontece?

Há vários motivos: a fusão de duas marcas que foram adquiridas pela mesma empresa, o reposicionamento de marca com base no público-alvo, a necessidade de conquistar novos mercados, a perda da marca por falta de Registro, entre outras razões. 

Mas hoje não vamos falar muito sobre os motivos que levaram algumas marcas a trocarem seus nomes, e sim apresentar uma lista delas, que provavelmente você já ouviu falar - e se for oriundo de décadas anteriores, até já as consumiu. 

Afinal, quem não foi surpreendido pela mudança de nome do creme dental Kolynos para Sorriso, ou da marca de iogurtes Chambourcy que virou Nestlé? Confira a seguir mais algumas marcas que mudaram de nome.

10 marcas que mudaram de nome ao longo do tempo

Hoje, ao chegar no Pete’s eu pedi um Brad’s e fiz alguns Pictaboo com meu celular. 

Essa frase ficou incompreensível? As marcas citadas acima mudaram seus nomes, e hoje você com certeza as conhece. Veja nossa lista até o fim :)

#1 Google - Backrub

Imagine entrar na internet em uma página de busca chamada Backrub? Se isso soa estranho pra você, saiba que este era o nome do Google até 1996. Uma das marcas mais conhecidas do mundo foi criada em Mountain View por Larry Page e Sergey Brin. 

Mudou de nome por decisão dos fundadores: um googol (assim mesmo, com OL no final) é o número 10 elevado à centésima potência - ou seja, o número 1 seguido por cem zeros. E assim nasceu o Google, numa clara alusão ao numeral gigante. 

#2 Subway - Pete’s Super Submarines

Pete Subway

Pete’s Super Submarines foi a marca anterior à aclamada rede de lanchonetes hoje chamada Subway. O nome Pete foi colocado em homenagem a um amigo do fundador do negócio, Fred DeLuca. Pete investiu cerca de  US$ 1 mil para que a lanchonete especializada em sanduíches fosse criada. Três anos depois, virou Subway, como a conhecemos atualmente.

#3 Sorriso - Kolynos

Para os nascidos nas décadas de 70 e 80, uma das propagandas de TV que mais marcaram a época foi da pasta de dente Kolynos. O vídeo mostrava jovens bonitos pulando na piscina e um jingle que até hoje é lembrado: Kolynos... Aahhhhhh!

Mas depois que a marca foi comprada pela Colgate Palmolive, a Kolynos saiu do mercado por determinação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). E virou Sorriso, que hoje é um dos cremes dentais mais vendidos no Brasil. 

O comercial de televisão virou uma relíquia para adoradores da publicidade das décadas passadas:

#4 Milkybar - Lollo 

Outro clássico dos anos 80 foi o chocolate Lollo, fabricado pela Nestlé, que foi retirado das prateleiras em 1992 e ganhou um novo nome: Milkybar. A marca teve essa mudança por que a Nestlé decidiu padronizar o nome em todos os países. 

Lollo, o “chocolate fofinho da Nestlé”, voltou aos supermercados em 2012, numa campanha nostálgica da marca suíça. 

#5 Passatempo - Biscoitos Divertidos 

Atire a primeira pedra quem nunca comeu um biscoito da São Luiz, marca brasileira que foi comprada pela Nestlé em 1967. O carro-chefe da marca eram os biscoitos Divertidos, feitos de leite com personagens desenhados com caramelo, que depois de alguns anos passaram a ser chamados de Passatempo. Até hoje, a guloseima é sucesso absoluto entre as crianças.

#6 Sorvetes Nestlé - Sorvetes Yopa

A marca de picolés e sorvetes Yopa já havia sido comprada pela Nestlé em 1972, mas só mudou o nome definitivamente para Nestlé no ano 2000. Quem lembra dos chocolates clássicos da Nestlé sendo vendidos no carrinho da Yopa? Cena ícone dos anos 70 e 80! 

#7 Outlook - Hotmail 

O Hotmail, da gigante  Microsoft, foi o serviço de email mais popular no início dos anos 2000. Principalmente por que ter um endereço da Hotmail era requisito obrigatório para acesso ao MSN, uma ferramenta de bate-papo conhecidíssima pelos jovens na época. 

Com o passar dos anos, o Hotmail foi perdendo a força, impulsionado pelo sucesso do Gmail, da marca Google. Eis então que a Microsoft resolve mudar o nome da marca Hotmail, em 2012, e transformá-la em Outlook. 

#8 BV - Banco Votorantim 

O Banco Votorantim, fundado em 1988, começou a ser chamado pelos clientes pela sigla BV. Em 2019, a instituição, que pertence ao Banco do Brasil e ao Grupo Votorantim, assumiu oficialmente a sigla BV como sua nova marca.

#9 Snapchat - Pictaboo

Snapchat é uma das redes sociais mais usadas pelos jovens de todo o planeta. Mas você sabia que antes de ser Snapchat, o aplicativo levava o nome de Pictaboo? Lançado em 2011, o Pictaboo não obteve muito sucesso, além já ser utilizada e registrada por uma empresa do ramo fotográfico.

Então seus criadores Bobby Murphy e Evan Spiegel mudaram seu nome para Snapchat que significa “conversa num estalo” em português. Em 2012, a marca Snapchat atingiu o número de 100 mil usuários pelo mundo. 

#10 Pepsi - Brad’s Drink

Tenho quase certeza de que esta aqui é uma surpresa para você. Antes de se chamar Pepsi, o refrigerante de cola era Brad’s Drink, por causa do nome do fundador, Caleb Bradham. Ele formulou um medicamento para combater a dispepsia, uma doença causada pela falta da enzima pepsina.

Entendeu agora de onde vem o nome Pepsi? O produto criado por Bradham começou a ser consumido não como um medicamento, mas como uma bebida gostosa. Em 1898, a Brad’s Drink se transformou em Pepsi-Cola, numa alusão ao seu primeiro objetivo, que era combater a dispepsia. Nem precisamos contar o final desta história né? A Pepsi é hoje uma das marcas mais consumidas no mundo.

Agora, você já consegue compreender a frase da nossa brincadeira anterior: "Hoje, ao chegar no Pete’s (Subway) eu pedi um Brad’s (Pepsi) e fiz alguns Pictaboo (Snapchat) com meu celular." Gostou do conteúdo? Que outras marcas fizeram parte de sua infância e juventude, e hoje têm outro nome? Conte pra gente!

---

>> [eBook 100% Grátis] Saiba como criar uma marca que vai te destacar da concorrência. Baixe agora este super eBook! <<

Ebook Crie uma super marca