Como o Carnaval pode ajudar a aumentar suas vendas?

Saiba como preparar sua marca para as principais datas de 2023 e transformá-las de simples feriados em grandes oportunidades para vender mais.

Por Tatiana Ramos 5 min. de leitura

Olha o Carnaval aí, gente! A festa mais popular do Brasil chegou, abrindo o calendário de datas comemorativas de 2023. E, mais do que um feriado tradicional, é também uma grande oportunidade de negócios para os empreendedores.

Mas, para que essas datas sejam aproveitadas em todo o seu potencial, é preciso planejamento. O primeiro passo é definir quais delas são realmente relevantes para o seu público, de forma a direcionar as suas campanhas de marketing e oferecer ações atraentes que incentivem as compras.

Para garantir que seu negócio seja nota 10 no quesito oOportunidades, criamos este conteúdo com dicas de como aproveitar datas como o Carnaval para liberar a criatividade e planejar ações que vão resultar em mais dinheiro no seu caixa o ano todo.

Principais datas comemorativas de 2023

Feriados e datas especiais podem ser muito atrativos para os clientes e, consequentemente, contribuem para aumentar sua receita.

Como muitas dessas datas foram criadas de forma estratégica, pensando exatamente em retorno comercial, já estão relacionadas a compras e presentes, por isso, o consumidor é mais propenso a embarcar na onda das promoções.

Veja, a seguir, as principais datas em 2023 com alto potencial para aumentar as vendas:

  • Dia da Mulher: 8 de março;
  • Dia do Consumidor: 15 de março;
  • Páscoa: 9 de abril;
  • Dia das Mães: 14 de maio;
  • Dia dos Namorados: 12 de junho;
  • Dia do Amigo: 20 de julho;
  • Dia dos Pais:  13 de agosto;
  • Dia das Crianças: 12 de outubro;
  • Dia do Professor: 15 de outubro;
  • Black Friday: 24 de novembro;
  • Cyber Monday: 27 de novembro;
  • Natal: 25 de dezembro.

Além dessas datas mais comuns no calendário comercial, há outras datas sazonais que podem ser bem aproveitadas de acordo com o seu segmento.

O início do Verão e do Inverno, por exemplo, pode ser excelente para promoções se você tem uma marca de roupas, enquanto os períodos tradicionais de férias, como janeiro e julho, são boas opções para quem empreende nas áreas de turismo e lazer.

As opções são muitas e o mais importante é que você identifique quais dessas datas são relevantes para o seu negócio e podem contribuir para o aumento das suas vendas.

9 dicas para lucrar com os feriados 2023

Estar atento ao calendário e às datas com significado para o seu público pode gerar muitas oportunidades e expandir seu alcance de mercado. No entanto, é preciso saber aproveitar essas ocasiões. Para isso, acompanhe 9 dicas que selecionamos e que vão te ajudar a preparar sua marca para as principais datas de 2023:

1. Identifique as melhores oportunidades

Analise com atenção e critério o calendário e selecione as datas mais relevantes para o seu público, de acordo com o seu segmento. Se você tem uma marca de pizzaria, por exemplo, o Dia Nacional da Pizza (10 de julho) pode ser uma ótima opção para uma promoção especial. Já se você tem um petshop, o Dia dos Animais (4 de outubro) pode render uma campanha atrativa.

2. Crie um calendário editorial

Depois de selecionar as datas mais importantes para o seu negócio, crie um calendário editorial com o tipo de conteúdo que sua marca pode produzir para cada uma delas. Planeje ações para diferentes canais, como redes sociais e e-mail, e capriche na linguagem e no design para atrair a atenção dos consumidores.

3. Fortaleça sua marca

Para que suas campanhas tenham mais alcance e impactem mais o consumidor, é importante ter uma marca reconhecida e bem posicionada no mercado. Esse é um cuidado que você deve ter o ano todo e não apenas quando quiser realizar uma promoção. Para prevenir problemas, não deixe sua marca sem proteção e a registre-a no INPI, o que evita que seja usada indevidamente por outras pessoas. Empresas como a Consolide Registro de Marcas permitem que você inicie o registro pela Internet ou celular, o que torna o processo muito mais simples.

4. Ofereça promoções

Crie promoções exclusivas para cada uma das datas. Vale oferecer descontos especiais, brindes ou frete grátis para compras acima de um determinado valor, por exemplo. Use a sua criatividade para oferecer algo exclusivo que faça os clientes comprarem com você e não com seu concorrente.

5. Entre no clima

Personalizar campanhas para deixá-las com a cara do feriado, usando linguagem e imagens que sejam relevantes para o seu público, é uma excelente forma de se destacar e chamar a atenção para a sua marca. Se você tem uma loja física, decore-a de acordo com a data e, se não tem, “decore” seu site e redes sociais com o tema.

6. Invista em publicidade

Apareça! Investir em anúncios da sua marca nas redes sociais e em outros canais de mídia vai te ajudar a alcançar um público maior durante as datas comemorativas e, assim, gerar mais oportunidades de venda.

7. Fique de olho no estoque

Analise seu histórico de vendas, as tendências de mercado e a previsão de crescimento para a data comemorativa para estimar o estoque necessário. Isso te ajudará a garantir que você tenha artigos suficientes para atender à demanda adicional. Afinal, tudo o que não pode acontecer é você deixar de vender porque as mercadorias acabaram.

8. Varie as opções de pagamento

Facilite o processo para estimular o cliente a fechar a compra. Há várias opções de pagamento que você pode oferecer, de acordo com a preferência do seu público e o seu tipo de negócio, como dinheiro, cartão de crédito e débito, pix, transferência bancária e boleto. Também deixe claro se você aceita parcelamento da compra ou apenas pagamento à vista.

9. Monitore os resultados

Antes de iniciar qualquer promoção, defina qual a meta que você quer atingir. Assim, você terá como analisar os resultados ao fim das campanhas e entender se elas alcançaram o objetivo. Use os insights da sua análise para melhorar suas campanhas futuras.

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Com essas dicas, sua marca estará preparada para que você aproveite todo o potencial das principais datas comemorativas de 2023, alcançando um público maior e, consequentemente, tenha mais oportunidades para fechar vendas.

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