A presença no meio digital é necessária para todos os tipos de negócios. Se você vende produtos ou serviços, as redes sociais são ótimas parceiras para seu crescimento.

Antes de qualquer coisa, é muito importante você ter um calendário para organizar as publicações. O público que está em seu perfil, precisa ter vontade de continuar ali. Então, tem que alimentar a rede sempre.

Uma dúvida ainda pertinente nos empreendedores é que tipo de ideia de conteúdo para o Instagram deve ser feito. Porém, outra dúvida maior é como divulgar isso… permaneço de forma orgânica ou início no tráfego pago?

A produção de conteúdo e a forma de espalhá-la deve ser estudada de acordo com a realidade de cada negócio.
O Instagram é uma ótima plataforma para impulsionar as publicações. A rede é uma das mais acessadas pelos brasileiros e, ainda por cima, não tem um custo alto para anunciar.

Passo a passo para anunciar no Instagram

Os anúncios no Instagram só podem ser feitos por quem tem a conta comercial e uma página no Facebook.

Para a promoção circular ela também precisa ser autorizada pelo aplicativo e será veiculado se estiver tudo de acordo com as diretrizes de publicidade da rede social.

Existem duas formas de anunciar:

  • Diretamente no Instagram. Basta apenas clicar na publicação desejada e clicar em “criar anúncio”
  • Gerenciador de anúncios do Facebook. Ele permite definir melhor os objetivos, como como consolidar o nome da empresa, vender um produto ou aumentar o engajamento dos seguidores e segmentar o público com mais detalhes, inserindo escolaridade e outros dados.

Nos próximos passos, precisará definir todos os itens abaixo para finalizar corretamente o anúncio:

1. Qual a meta com esse anúncio?

Você também deverá escolher para onde levará a pessoa que receberá o anúncio. Tem três opções: cairá no seu perfil, em um site ou no direct.

2. Saiba qual o público alvo que deseja atingir

A rede social vai distribuir de acordo com suas escolhas em fatores como localização, interesses, idade e gênero.

O Instagram te dá a possibilidade de ter um público personalizado, no caso você escolhe as preferências, ou um público automático escolhido pela própria rede de acordo com quem interage com seu perfil.

3. Orçamento e tempo de divulgação

E, por fim, defina quanto quer gastar pela campanha de anúncio e também qual a duração que terá.

Pelo próprio Instagram o tempo de divulgação é de 1 a 30 dias. Nos gerenciadores de anúncios não tem uma data limite, necessita apenas custear o valor mínimo exigido.

Exemplo de como fazer direto pelo celular

Para ter uma ideia mais real de como funciona, veja como é a interface para anunciar direto no Instagram. É simples, rápido e fácil. Basta seguir o que o aplicativo pede.

Exemplo de como fazer pelo gerenciador do Facebook

Pelo gerenciador você pode adicionar mais informações. Então, fique atento ao que cada página sugere e o que se enquadra para sua empresa.

Agora chega a hora de você informar de que maneira quer que o cliente entre em contato com você depois de ver o anúncio. 

Aqui é o momento de selecionar quanto quer gastar e também qual o tempo que a publicação ficará disponível para visualização. 

Durante as definições personalizadas você pode escolher várias alternativas a mais para segmentar o público. As principais são essas: 

Por fim, só precisa escolher qual o formato ideal para o seu anúncio. 

Custo para anunciar no Instagram

Os valores podem variar, pois dependem de fatores como o tipo de segmentação. Então, não há uma conta exata.

Quando se tem uma URL de destino, há uma estimativa de custo por clique (CPC) de clique em link de $ 0,50 a $ 0,95.

No caso de todas as métricas por CPC, incluindo curtidas, reações, comentários e compartilhamento, varia de US $ 0,40 a US $ 0,70.

Formatos que podem ser anunciados

Todos os formatos disponíveis na plataforma podem ser utilizados para anunciar. Por isso, veja qual deles se adequa melhor no objetivo da divulgação.

  • Posts estáticos: nesse formato você pode escolher tanto uma foto quanto uma arte para impulsionar. Há também a possibilidade de deixar um link disponível em uma barra (ex: saiba mais, baixe aqui, compre agora)
  • Publicações carrossel: esse estilo de publicação é um dos queridinhos do público. Tem a possibilidade de colocar 10 imagens em sequência. Em alguns casos, as empresas usam artes que se conectam uma à outra e, se passar para o lado lentamente, você consegue ver as conexões entre um card e outro.
  • Stories: as pessoas passam muito tempo assistindo os bastidores de suas inspirações, amigos e familiares. É importante pensar que para patrocinar nesse campo precisa fazer algo que chame atenção e a pessoa pare para ver. Também se inclui um link para saber mais. A duração é de até 120 segundos.
  • IGTV: Conteúdos mais densos e que necessitam de mais tempo para explicar essa é a melhor escolha. Aqui você tem até 15 minutos para demonstrar o que deseja e tirar as dúvidas dos potenciais clientes.
  • Reels: diversão. É isso que define o que quem assiste essa grade está procurando. Vídeos curtos e de identificação. Em até 60 segundos, use a criatividade para atrair o público.

Como avaliar os resultados

Todos os dados referentes a publicação escolhida para anunciar estarão disponíveis na própria postagem.

Clicando em “insights” da publicação encontrará quantas interações, descobertas, impressões, seguidores, gênero, faixa etária e principais localizações alcançadas.

Também tem a opção de ver pelo gerenciador de anúncios do Facebook. Ao clicar em “visualizar gráficos” aparecerá um relatório ainda mais completo sobre o impulsionamento.

O resultado estará ali em dados para ver se foi bom ou não. O indicado é deixar essa avaliação anotada para poder comparar com as próximas e saber no que melhorar.

Medir essas informações certinho trará benefícios e ações mais assertivas. Não deixe de cumprir essa etapa.

Deixe sua marca segura

Ao pensar em segurança e exclusividade, essa possibilidade para sua marca só existe com o registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Com o certificado em mãos, toda e qualquer tentativa de cópia da sua marca pode ser evitada e, até mesmo, cobrada judicialmente.

O registro tem validade de dez anos, por prorrogação pelo mesmo período e é reconhecido em todo território nacional.

Para saber como fazer o pedido de registro da marca acesse o e-book abaixo.

Esse conteúdo agregou conhecimento a você? Deixe nos comentários sugestões de assuntos que você precisa saber para utilizar em sua marca.