Como ter uma marca forte de pizzaria

Se tem uma coisa que sabe agradar, essa coisa se chama pizza. A variedade de sabores e a capacidade de reunir pessoas, seja em um encontro familiar seja em uma confraternização de trabalho, fazem da pizza um sucesso. Mas, para quem aposta nesse prato como fonte de renda, o que fazer para fortalecer a marca da sua pizzaria e a tornar uma referência?

É claro que o primeiro passo é apostar em um cardápio que dê água na boca e encante todo tipo de paladar. Só que, para as pessoas descobrirem que a sua pizza é deliciosa, precisam chegar até ela. É aí que entra a divulgação e a importância da construção de uma marca forte.

Neste artigo, vamos dar dicas para fortalecer a sua marca, ganhar o reconhecimento do público e, consequentemente, aumentar as suas vendas com uma marca única e exclusiva. 

Primeiros passos para criar sua marca

Antes de criar a marca da sua pizzaria, você precisa pensar em quem é o seu público e como você quer se comunicar com ele. A linguagem, a identidade visual, os canais de comunicação, o posicionamento, tudo isso deve ser levado em conta na hora de começar a construir sua marca.

Outra decisão importante é como você vai vender as suas pizzas. Vai ter uma loja física ou atender apenas por serviço de delivery? Ou as duas coisas? O ideal é colocar no papel prós e contras de cada modelo de negócio para escolher de forma mais assertiva a que vai te atender melhor e conversar melhor com os seus clientes.

Agora que você já se planejou, é hora de colocar a mão na massa para criar a marca da sua pizzaria. Veja algumas dicas:

  1. Regularize a sua empresa;
  2. Caso tenha uma loja física, escolha bem a localização, avaliando o acesso, o fluxo de pessoas e a visibilidade;
  3. Equipe a sua cozinha com o que uma pizzaria precisa para funcionar;
  4. Contrate e treine colaboradores, se for o caso;
  5. Escolha um nome e um logotipo marcantes, que facilitem o seu reconhecimento pelo público;
  6. Registre esse nome e esse logo para que nenhuma outra pizzaria possa usá-los;
  7. Com toda a documentação exigida em mãos, você já pode abrir as portas e começar a lucrar!

como criar uma marca forte

Como deixar a marca da sua pizzaria mais forte

Algumas ações podem te ajudar a fortalecer a marca que você criou e, assim, crescer no ramo de alimentação. Desde uma gestão profissional até a escolha de embalagens, é preciso pensar em todos os detalhes se você quer se destacar.

Confira, a seguir, algumas dicas para fortalecer a sua marca de pizzaria:

Aposte em melhorias constantes

O feedback dos clientes é uma ótima maneira de avaliar como seu produto e sua marca são vistos. Procure saber se o atendimento é ágil e atencioso, se os sabores de pizza que você tem no cardápio agradam (e qual deles é o preferido), se a estrutura que você tem garante uma boa experiência aos clientes e outras questões que podem fazer uma pessoa indicar ou não a sua pizzaria.

Ofereça experiências diferenciadas

A gente está falando de pizza e, sem dúvidas, esse é um prato icônico, com muitas opções de experiências. Não deixe que as pessoas vão à sua pizzaria apenas para comer. Vá além e ofereça degustações, brindes e promoções como forma de criar vínculos com seus clientes.

Apareça nas redes sociais

Sabe aquele velho ditado “quem não é visto não é lembrado?”. Pois é… Você não pode correr o risco de cair no esquecimento do público. E, como hoje em dia, todo mundo está nas redes sociais, você também precisa estar. Faça as pessoas comerem suas pizzas com os olhos publicando fotos dos produtos no Instagram e chame a atenção divulgando um cardápio recheado de delícias. Seja desejado!

Registre sua marca

Como você já deve ter percebido, construir uma marca de pizzaria forte não é uma tarefa fácil. Agora, imagine perder todo esse esforço, além do dinheiro que investiu, porque tem que trocar o nome, o logo, todos os seus materiais de divulgação, apagar todas as suas contas de rede social… Isso pode acontecer se você usar a marca que outra pessoa registrou.

Dá uma indigestão só de pensar, né? Para evitar esse risco, a única solução é o registro da marca e vamos te explicar, em seguida, como é esse procedimento.

O que você precisa saber sobre registro de marca

Registrar uma marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o órgão governamental que atua com registro de marcas no Brasil, é a única forma de garantir que ela se torne uma propriedade sua e que nenhuma outra empresa do mesmo ramo de atividade possa usá-la.

Quando você registra, tem a certeza que a marca é realmente sua, o que dá muito mais segurança para investir e até ampliar os negócios. Além disso, se flagrar alguém usando a sua marca, pode entrar com um processo e pedir indenização.

Por outro lado, se você não registra, é você quem fica sujeito a esse tipo de risco. Isso porque quem registra primeiro é o legítimo dono. Agora, pense bem: e se o seu concorrente faz o registro antes e você perde a marca que teve tanto trabalho para construir?

Proteger a identidade e o patrimônio que você criou é um dos benefícios de ter uma marca registrada. Conheça outras vantagens:

  • Ter uma marca exclusiva no seu segmento de mercado;
  • Evitar prejuízos financeiros com a troca de fachadas, uniformes, sites, cardápios e qualquer outro material que tenha a marca antiga;
  • Ficar seguro contra ações judiciais por uso indevido de marca e contra multas que podem chegar a 5% do seu faturamento bruto nos últimos 5 anos;  
  • Ganhar credibilidade com o símbolo de ® ao lado da marca da sua pizzaria, confirmando que seus produtos têm procedência e qualidade;
  • Abrir portas para novas fontes de renda, como licenciamentos e franquias no setor de alimentação.

Como registrar a marca da sua pizzaria

Agora que você já entendeu a importância de ter uma marca registrada, pode estar se perguntando: “Mas como eu faço para registrar a marca da minha pizzaria?”.

Como o procedimento ainda é desconhecido por muitos empreendedores, pode gerar algumas dúvidas mesmo, por isso, muitas vezes, o ideal é contratar uma empresa especializada em registro de marca

Uma das dúvidas mais comuns é se o registro da marca é caro e a resposta é “não”. Você terá que pagar algumas taxas tabeladas pelo INPI, mas os valores variam entre R$ 440,00 e R$ 1.100,00 e podem ser parcelados. Além disso, MEI (Microempreendedor individual), ME (Microempreendedor) ou EPP (Empresa de Pequeno Porte) têm descontos e podem registrar sua marca pagando menos.

Quer tirar outras dúvidas sobre o registro? Vamos tentar resumir como é o processo em um passo a passo para deixar sua marca protegida:

1. Identifique a classe da sua atividade

Existem 45 classes de atividades nas quais você pode se enquadrar e você precisa saber qual é a classe do INPI para pizzarias. Geralmente, serviços de fornecimento de comida e bebida estão na classe 43, mas o código certo depende de fatores específicos e, por isso, pode ser preciso se registrar em mais de uma classe para estar realmente protegido.

2. Pesquise a disponibilidade da marca

O INPI permite que marcas iguais sejam registradas desde que sejam de segmentos diferentes, como uma pizzaria e uma loja de roupas, por exemplo. Então, depois que identificar a classe na qual você vai solicitar o registro, pesquise se existem marcas iguais no mesmo ramo. Se houver, o ideal é prensar o nome ou o logo, pois há grandes chances de o pedido ser indeferido.

3. Apresente a documentação

Os documentos exigidos para registrar a marca da sua pizzaria, de forma geral, incluem documentação pessoal, se você for registrar como Pessoa Física, e também da empresa, caso seja como Pessoa Jurídica.

4. Dê entrada no pedido no INPI

Depois que você oficializar seu pedido de registro de marca, o INPI inicia o trâmite para avaliar se concede ou não o seu Certificado de Registro. Esse processo inclui várias etapas e pode levar até um ano para ser concluído.

Marca forte e segura

Populares, saborosas e cheias de opção, as pizzas são uma excelente fonte de renda para quem quer empreender no ramo de alimentação. No entanto, para ter uma marca reconhecida e que contribua para aumentar suas vendas, é preciso estar atento a detalhes que fazem toda a diferença.

Assim como aquele molho de família ou tempero especial que você usa em suas receitas, o registro é essencial para fortalecer e proteger a sua marca. Se quiser uma ajuda especializada para agilizar o processo, conte com a experiência da Consolide.

Não deixe que um concorrente tire a marca que você se dedicou tanto para construir. Entre em contato com a Consolide e registre a marca da sua pizzaria com a maior empresa de registro de marcas do Brasil.