Entenda Como Manter Sua Marca Protegida de Seus Concorrentes

Veja como manter sua marca protegida.

marca protegida

Manter a marca protegida é importante para qualquer negócio, já que, além de todo o trabalho, estudo e dedicação envolvidos na sua criação, o nome carrega em si um grande peso de identificação com o público. Sendo assim, é preciso tomar alguns cuidados para não perder a marca para um concorrente. Confira!

A importância de manter uma marca protegida dos seus concorrentes

Ter uma marca protegida é primordial para o desenvolvimento de uma empresa saudável e sólida. Por isso, se precaver contra possíveis ações dos concorrentes é de extrema importância, visto que o plágio é um problema que pode gerar problemas irreversíveis para a sua empresa.

A experiência de já possuir um reconhecimento de mercado e não poder utilizar mais aquela marca não é algo positivo, em especial quando pensamos nos consumidores e no reconhecimento construído ao longo do tempo.

Nesse sentido, estabelecer medidas que evitem a atuação de concorrentes contra a saúde da sua marca é uma tarefa essencial. Veja como manter sua marca protegida:

Registro da marca

O elemento essencial para garantir a segurança da marca é fazer o seu registro. Tenha em mente que de nada adianta criá-la e não oficializá-la. Após o registro pelo INPI você terá controle em relação às possíveis tentativas de plágio, já que a marca passa a ser de posse da sua empresa.

Medidas legais

Caso, mesmo após o registro, ocorra uma situação de plágio da sua marca, é necessário ter conhecimento para tomar as medidas legais que podem e devem ser realizadas para que a sua empresa não sofra com a atividade criminosa. A primeira ação a ser tomada é enviar uma notificação extrajudicial para o plagiador, a fim de dar "um tiro de alerta" e avisá-lo que a marca possui um dono, e o seu uso deve ser interrompido imediatamente.

Evite preocupações

Já que todos esses cuidados são imprescindíveis para manter a marca protegida da concorrência, recomendamos que você conheça a Consolide Sua Marca para evitar preocupações, burocracias e dores de cabeça atrás de documentação, deixando-o livre para pensar na publicidade da sua futura empresa, enquanto nós cuidamos da parte legal.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como manter sua marca protegida da concorrência, aproveite para continuar acompanhando os conteúdos do blog e fique por dentro do ramo empresarial.

O que estão dizendo sobre nós...