Ferramentas de IA para branding: opções práticas

Veja opções de ferramentas de IA para branding, para o que cada uma serve e dicas de uso + valores!

Por Laury von Mühlen 7 min. de leitura

Ilustração de uma mulher com óculos de realidade virtual, interagindo com elementos digitais e gráficos, representando inovação e tecnologia na era digital.

Dentre as diversas ferramentas de IA para branding disponíveis hoje em dia, você pode experimentar opções como o Canva, o ChatGPT e o Looka.

Essas e outras plataformas vão te ajudar a gerar textos e ideias de conteúdo, criar identidade visual e logotipo, definir um tom de voz para a sua marca, pensar numa ideia de slogan etc., permitindo testes sem que seja necessário ficar recomeçando do zero toda vez que alguma ideia não prospera.

Aproveite-as para automatizar processos manuais de branding e até perguntar sobre como a mensagem do seu negócio é percebida pelo público hoje em dia e o que melhorar. Além de analisar a concorrência, claro!

Ainda, visualize cores, fontes e símbolos em conjunto e obtenha insights tanto sobre a sua persona quanto sobre tendências de mercado.

Só não se esqueça: a Inteligência Artificial deve ser usada como suporte e não em substituição à estratégia e ao conhecimento aprofundado de especialistas ou à criatividade humana.

Abaixo, registro as ferramentas que mais tenho visto funcionar na área.

1. Canva

Fácil de usar, o Canva dá uma cara profissional para posts, apresentações e diversos outros formatos de comunicação de uma marca. Ele tem:

  • Galeria de templates
  • Ícones e elementos gráficos
  • Editor de imagens
  • Espaço de criação de logotipo
  • Etc.

Considere-o uma ferramenta para design, especificamente, e utilize-o de graça ou, se precisar de funcionalidades premium ou de um acesso para equipes, escolha um plano pago que fica entre R$ 35 e R$ 70 por mês.

2. ChatGPT

O ChatGPT todo mundo conhece: essa IA conversadora, consegue criar textos de um jeito natural, mas precisa do comando certo para arrasar, então, minha dica é: estude muito sobre prompts!

No branding, o GPT é usado em posts, e-mails, slogans e descrições de produtos, sempre com um direcionamento de produção focado no tom de voz da marca e em outras nuances específicas.

Além disso, a ferramenta pode contribuir com a criação de roteiros de vídeo, ideias de nomes para a sua empresa e sugestões de diferentes estilos de comunicação e de ajustes de linguagem.

Tê-la é como ter um assistente criativo – de graça, para uma “ajudinha básica” ou a partir de US$ 20 mensais.

3. Looka

Para criar uma identidade visual ou um logotipo sem complicações, o Looka é uma das melhores ferramentas da atualidade, pois ajuda a transformar o nome da marca e as suas ideias em fácil de enxergar.

Ele também oferece recursos para você organizar cores, fontes e outros elementos, e você não precisa ter experiência com design para começar a transformar suas ideias em algo concreto através dessa IA.

O Looka é tanto útil para organizar toda a identidade visual da sua marca em um só lugar quanto para fazer testes. Pode ser usado de graça, mas, se desejados todos os recursos e as funcionalidades, os preços vão de US$ 20 (compra única) a US$ 129 (por ano).

4. Namify

O Namify é uma ferramenta que ajuda a criar o nome de empresas, produtos ou serviços, sugerindo opções criativas e cujo domínio provavelmente ainda está disponível.

Utilizá-lo não vai anular o uso de uma ferramenta de consulta de marca na hora do registro oficial, mas vai ser de grande ajuda no processo até lá!

Através do Namify, você:

  • Organiza as sugestões de nomes em listas
  • Filtra as opções por setor, estilo e extensão de domínio
  • Descobre quais são mais e menos recomendadas
  • Encontra ideias de nomes que podem virar love brands (marcas apaixonantes!)
  • Faz comparações

O plano básico é gratuito. Os planos pagos começam em US$ 9 por mês.

5. Logo Maker

Essa outra plataforma, o Logo Maker, é uma IA para quem quer, especificamente, se debruçar sobre os detalhes da criação de logotipos – mexer em ícones, cores e fontes, enquanto vê o resultado acontecendo.

Ele é ótimo se você precisa entender como o seu logo vai ficar em cartões, redes sociais etc., ou seja, para você experimentar ideias sem precisar “alugar” um designer.

Mas já vou avisando: tem gente que usa e, na hora da definição final, mesmo, aciona um especialista! É sobre isso e tá tudo bem, né? Aliás, não poderia estar melhor!

P.S.: para downloads em alta resolução ou acesso a kits completos, o plano gratuito deve ser substituído pelo pago. O mais básico (Essencial) custa R$ 90.

6. Tailor Brands

Agora, se você quiser uma IA para criar uma IA para identidade visual de marca do começo ao fim e ainda ver o resultado aplicado no final, precisa estar disposto a pagar pelo acesso à plataforma Tailor Brands.

  • Crie logotipo e identidade visual
  • Crie um site personalizado e até e-mails profissionais
  • Crie outros materiais para a sua marca

E, então, vá usando tudo o que criou para construir uma presença digital concreta.

Quem é designer ou pertence a um time de marketing costuma gostar do acesso à Tailor Brands porque realmente muita coisa pode ficar centralizada lá, e o uso é bem intuitivo.

Os planos pagos variam de US$ 199 a US$ 249 por ano, dependendo dos recursos escolhidos.

7. Brand24

O Brand24 permite que as pessoas acompanhem o que falam sobre a marca delas na internet, em redes sociais, blogs, fóruns e sites, fazendo um social listening dos bons, de forma automatizada e organizada!

Assim, é mais fácil entender como a empresa é percebida pelo público-alvo e, se necessário, ajustar a comunicação, por exemplo, transmitindo uma imagem mais alinhada através do branding.

Você pode testar o Brand24 durante campanhas promocionais ou de lançamentos ou sempre que quiser acompanhar mais de perto os comentários sobre o seu negócio, mas não é barato: os planos começam em US$ 149 e vão ao infinito e além, como diz Buzz Lightyear.

Tudo depende do volume de menções e dos recursos que você vai precisar. Teste de graça antes de contratar!

8. Copy.ai

Última ferramenta desta lista, o Copy.ai gera textos adequados ao que você aponta ser o jeito que a sua marca fala com o público, ajudando-a a ser reconhecida e lembrada pela comunicação.

Essa IA ajuda com publicações de redes sociais, artigos para blog, textos de e-mails, descrições de produtos e assim por diante, além de sugerir ideias e estruturas para diferentes formatos de conteúdos.

Indico para quem quer se ater 100% ao tom de voz da marca (importantíssimo!), mas não tem tempo para fazer tudo por conta própria ou está esgotado em termos de criatividade.

Só não deixe de dar aquela conferida dupla antes de acatar ou compartilhar alguma produção do algoritmo.

O plano grátis tem uma quantidade limitada de textos por mês. Os planos pagos custam entre US$ 49 e US$ 149 mensais, e a escolha vai depender tanto dos recursos que você quer usar quanto do volume de conteúdos que precisa produzir.

“Criei uma marca ou um logo usando a IA, e agora?”

Ainda bem que você perguntou, viu? Seu próximo passo será fazer o registro da sua propriedade junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) tanto para poder utilizá-la com segurança quanto para construir uma reputação positiva no mercado.

E fique sabendo: não existe exatamente uma IA para te ajudar no processo, mas existem empresas especializadas em registro de marca que fazem todo o passo a passo online por você, eliminando o enfrentamento de burocracias e os gastos desnecessários!

Se antes de dar entrada no pedido no INPI, ainda restar alguma dúvida, não deixe de me escrever. Apenas certifique-se de avançar a essa etapa o quanto antes, caso contrário, todo o trabalho tido até agora corre risco de ser perdido.

Boa jornada!

Deixe seu comentário

Insights e estratégias exclusivas
diretamente no seu e-mail.

Insights e estratégias exclusivas
diretamente no seu e-mail.

Tudo certo!

Seu cadastro foi concluído e logo você receberá, na sua caixa de entrada, as melhores orientações para ter uma marca de sucesso.

Enquanto isso, que tal dar uma olhada nos conteúdos das nossas redes sociais?