delivery contabilidade

Antes de começarmos a falar sobre contabilidade para restaurante delivery, vamos conhecer o terreno. De acordo com o Instituto de Foodservice Brasil, o setor de bares e restaurantes fatura em média R$178 bilhões por mês.

Nada mal para um mercado que começa na informalidade, muitas vezes dentro da própria cozinha, não é mesmo? O problema é que 60% dos empresários do setor acabam não se preocupando com a contabilidade de seus negócios depois do primeiro ano.

E então vem o problema: 80% dos bares e restaurantes fecham as portas antes de completarem cinco anos de existência. Isso é muito sério! Esse conteúdo vai ajudar os empreendedores a cuidar do fluxo de caixa e controlar as transações financeiras do seu restaurante. Continue aqui.

Como fazer o balanço de um restaurante delivery

Já falamos por aqui sobre como abrir um MEI para restaurante e também já compartilhamos dicas para destacar seu estabelecimento em aplicativos de delivery, mas agora vamos falar especificamente sobre a importância da contabilidade para bares e restaurantes. Acompanhe 4 passos essenciais para fazer o balanço de seu delivery.

1. Faça o fluxo de caixa

O segredo para o equilíbrio das finanças de qualquer negócio é a ponta do lápis. Isso mesmo: tenha uma boa gestão da receita e das despesas de seu restaurante delivery, controlando todos os custos com alimentos, fornecedores, pagamento de contas, funcionários, entrega, taxas de aplicativos, encargos, etc. 

Tudo deve estar documentado em seu livro-caixa: as entradas e saídas diárias de seu estabelecimento, sem desprezar nenhum centavo. Monitore seu fluxo semanalmente para verificar se o lucro está dentro do esperado. A gestão do caixa é um dos passos essenciais para fazer a contabilidade de seu restaurante delivery. 

2. Defina metas e objetivos financeiros 

Uma vez feito seu fluxo de caixa, monitore-o frequentemente e passe a ter objetivos financeiros para o seu negócio. Ter um objetivo claro é fundamental para traçar o melhor caminho para chegar a ele. Aposte em um bom planejamento e defina metas para crescer no ramo da alimentação e se diferenciar da concorrência. 

Abrir um espaço físico ou um app de pedidos próprio, investir em uma franquia de alimentação, criar uma identidade visual e divulgar melhor o seu negócio: tudo pode ser considerado um objetivo financeiro. Portanto, a palavra de ordem é foco.    

3. Contrate um profissional de contabilidade

Muitos empreendedores têm dificuldade em articular todas as demandas que envolvem um negócio, e a contabilidade merece atenção especial. Devido à falta de tempo dos donos de restaurantes delivery, é importante priorizar a contratação de um contador para atender aos assuntos burocráticos e financeiros da empresa. 

contador

Contratar um contador fará com que você tenha mais tempo para se dedicar ao controle de qualidade do cardápio, à divulgação de sua marca, à entrega personalizada dos produtos, à fidelização dos clientes e à manutenção do negócio.

O contador poderá focar no cuidado com a legislação vigente, a atenção aos impostos, às questões trabalhistas, à vigilância sanitária, à gestão contábil, às obrigações da empresa e também ao registro de marca.

O registro de marca é de fundamental importância para qualquer negócio que tenha concorrência - ou seja, todos. É um título concedido pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) que dá ao proprietário o direito de utilizar uma marca (nome e logotipo) com exclusividade no segmento de atuação em todo o Brasil. O registro também protege uma marca de ser utilizada ou copiada por terceiros sem autorização. O papel do contador no registro de marcas é super importante.

Imagine que você abriu a empresa e, nos últimos três anos, mantém em dia as movimentações financeiras, o pagamento de tributos, os compromissos trabalhistas e outras obrigações legais, e de repente recebe uma notificação dizendo que não pode mais usar o nome da sua empresa.

Sem o registro de marca isso pode acontecer, e é mais comum do que se pensa. O registro protege o empreendedor desse tipo de situação, e o contador precisa orientar seus clientes sobre a importância de registrar sua marca. 

As empresas que mais crescem no Brasil têm suas marcas registradas. A Consolide está aqui para ajudar todos os empreendedores do país a protegerem suas marcas. Para saber se o nome de seu restaurante está disponível para ser registrado, conte com nossa consultoria gratuita.