como fazer marca crescer no ramo de alimentação

Você abriu um restaurante, bar, confeitaria, pizzaria, oferece um bom produto, tem um bom preço, mas sente que não está avançando? Saiba que, como em outros segmentos, fazer sua marca crescer no ramo de alimentação não tem receita pronta.

Identificar pontos fortes e fracos, conhecer bem seu público e encontrar oportunidades que atendam a suas necessidades e ajudem a dar um impulso para os negócios não é uma tarefa fácil. O ideal é apostar em um bom planejamento e definir metas claras para ampliar suas possibilidades de crescimento.

Neste artigo, vamos te ajudar com algumas dicas para você se diferenciar da concorrência e acelerar em direção ao sucesso.

10 dicas para sua marca crescer no ramo de alimentação

O mercado de bebidas e alimentos é bastante competitivo e, por isso, ficar parado esperando que os negócios melhorem é uma opção arriscada. Para se destacar, conquistar clientes e, consequentemente, aumentar seus lucros, é preciso unir planejamento, criatividade e ação.

Se você está pronto para crescer, mas precisa de ideias, acompanhe abaixo algumas dicas para valorizar sua marca e sua empresa. 

1. Conheça bem o seu público

Quem frequenta seu restaurante ou lanchonete? Quais são os pratos preferidos? Preferem comer no local ou pedir um delivery?

Essas perguntas precisam ser respondidas para você ter certeza de quem é sua clientela e o que ela espera de você. Leve em conta que, quando falamos de alimentação, os hábitos podem ser muito diferentes e, sem saber para quem você está vendendo, não há como definir quais são as necessidades.

Uma ferramenta interessante para conhecer melhor seu público é o Mapa da Empatia, um material que permite detalhar e compreender a personalidade do seu cliente.

Para isso, são feitas 6 perguntas voltadas a identificar sentimentos, dores e necessidades:

  • O que ele pensa e sente?
  • O que ele escuta?
  • O que ele fala e faz?
  • O que ele vê?
  • Quais são as dores dele?
  • Quais são seus ganhos?

 

2. Ofereça experiências

Conhecendo bem o seu público, você vai saber como agradá-lo. Para muitas pessoas, comer não é só uma necessidade, mas um prazer. Então, transforme o momento da refeição em uma verdadeira experiência para seus clientes.

Para isso, invista em um ambiente diferenciado, de acordo com o perfil da clientela. Vale desde uma decoração temática até música ao vivo em alguns dias da semana.

Se você não tem um espaço físico, pode se destacar por um cardápio com nomes criativos ou o uso de ingredientes não convencionais, por exemplo.

São muitas opções para fugir do óbvio; o que não pode faltar de jeito nenhum é um atendimento focado na satisfação do cliente, para que a experiência em seu restaurante seja tão gostosa quanto a comida.

3. Escolha um nicho e especialize-se

Tentar ser o melhor em tudo não funciona para nenhum segmento. Para crescer no ramo de alimentação, não é diferente, então, se especializar em um tipo de gastronomia pode ser o seu diferencial de sucesso.

Seus clientes preferem pratos sofisticados? Invista em treinamentos para que sua equipe se torne expert em pratos montados com requinte. Opções veganas são as mais procuradas? Amplie as opções de alimentos sem proteína animal. Um determinado tipo de hamburger é o carro-chefe do cardápio? Valorize ainda mais com aquele molho exclusivo que só você tem a receita.

Seja qual for o nicho que mais atende ao seu público, invista nele e se torne uma referência.

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4. Amplie a oferta de produtos

Não, isso não é contraditório com a dica acima. Não é porque você se especializou em um tipo de prato que vai oferecer um cardápio limitado, certo?

Por mais que você entenda a preferência dos seus clientes, sempre vai ter aquele que ama maionese temperada e o que não come nenhum tipo de molho. E você precisa estar pronto para atender com a mesma qualidade aos dois tipos.

Quando você diversifica as opções, especialmente no ramo de alimentação, sempre aumenta suas oportunidades de venda. Sem falar que ninguém vai a algum lugar para comer sempre a mesma coisa. Fique atento às tendências e experimente novas receitas para surpreender seu público.

5. Avalie as opções de expansão

Abrir uma filial, criar um delivery ou um app de pedidos próprio, investir em uma franquia de alimentação... Quando você planeja o crescimento da sua empresa, é preciso olhar com atenção para cada uma das opções.

Em alguns casos, o melhor caminho é apostar em novos canais de vendas, incluindo as redes sociais; em outros, abrir um espaço físico em outro ponto da cidade pode ser o ideal. É preciso avaliar com cautela o seu momento.

Dependendo do ramo de atuação, vale a pena se informar sobre o funcionamento do sistema de franquias e como elas poderiam ajudar a ampliar suas oportunidades e suas vendas.

6. Use a tecnologia a seu favor

Quando falamos de tecnologia, não estamos falando apenas de estar presente no meio digital. É claro que, hoje em dia, marcar presença nas redes sociais ou em algum aplicativo de delivery faz muita diferença, mas explorar os avanços tecnológicos vai bem além disso.

Invista na automação de processos, com um software de gestão, por exemplo. Assim, é possível centralizar e organizar todas as informações que você precisa para manter o negócio nos trilhos.

Além disso, sem se preocupar com questões administrativas e burocráticas que podem ser automatizadas, sobra mais tempo para você se dedicar à cozinha e deixar seus pratos ainda mais saborosos.

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Conte com a tecnologia para oferecer diferentes formas de pagamento

7. Ofereça várias formas de pagamento

Olha a tecnologia de novo ao lado para te ajudar a crescer! Com as várias formas de pagamento que existem hoje em dia, não dá mais para se limitar ao dinheiro físico ou cartão, seja de crédito ou débito.

Permitir que seus clientes paguem por pix ou carteira digital é uma forma de se diferenciar e mostrar que você está atualizado e acompanha as tendências. Aceitar vales que são fornecidos pelas empresas aos funcionários também ajuda a aumentar sua clientela.

Avalie as melhores opções para o seu negócio e, principalmente, para o seu cliente e conte com a tecnologia para ampliar suas possibilidades.

8. Faça promoções

Quem não adora uma promoção? Usar a criatividade e inovar em ofertas especiais pode ser um bom caminho para crescer no ramo de alimentação.

Criar combos com seus pratos mais pedidos, oferecendo a bebida como brinde, por exemplo, é uma boa forma de aumentar as vendas. Cartões de fidelidade com brindes ou descontos progressivos também são uma alternativa para fazer com que o cliente volte sempre.

Promoções com tempo limitado, como desconto em um determinado prato em um dia da semana, costumam trazer bons resultados e podem se tornar parte de sua rotina.

9. Invista em divulgação

Ter o melhor sanduíche da cidade, oferecer várias formas de pagamento e garantir um preço convidativo não vão adiantar de nada se as pessoas não ficarem sabendo, certo? Então, depois de definir suas estratégias, é hora de contar ao mundo o quanto você é bom.

A divulgação pode incluir desde as redes sociais, com um perfil com fotos de alimentos atrativas dos seus pratos, até campanhas pagas. E não esqueça do bom e velho boca a boca: se você oferece um serviço de excelência e uma comida deliciosa, os próprios clientes se tornam divulgadores.

10. Proteja sua marca

Já imaginou colocar em prática todas essas dicas com sucesso e se tornar um novo McDonald's? Agora, imagine se, depois de tanto esforço para ganhar esse reconhecimento, você for proibido de usar o nome da sua empresa. Isso pode acontecer se alguém registrar a sua marca antes de você.

Então, se está planejando a expansão dos negócios, inclua o registro de marca na sua estratégia. Só assim você será o legítimo dono e poderá investir seus esforços e recursos sem medo de perder a marca no futuro.

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Avalie suas opções de expansão e elabore um plano de ação criativo

Receita de sucesso saindo do forno

Este artigo te trouxe muitas ideias para crescer no ramo de alimentação? Então, agora é com você! Crie um bom plano de ação e não esqueça de colocar prazo para atingir suas metas.

Lembre-se, também, de proteger sua marca com o registro, evitando que alguém use o nome da sua empresa indevidamente. Se precisa de mais informações sobre o processo de registro, entre em contato e um consultor pode te ajudar.

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