Representar sua empresa de forma visual é o que faz com que o cliente a identifique e gere conexão com ela. No caso dos logotipos para contabilidade tudo que o compõe, como formatos, cores e tipografia, trarão mais valor à marca.

Já algo alguém falar “nossa, esse vermelho me lembra a Coca-Cola” ou “Essa letra aí é do filme Harry Potter”? É exatamente esse o efeito que um logotipo vai causar no seu negócio. Mesmo que inconscientemente as pessoas reconhecem, pois já viram ou se identificam muito com determinada marca.

lojas lado a lado

Depois de ter um logotipo determinado para sua contabilidade será possível se diferenciar dos concorrentes e também criar inúmeros produtos de características únicas para a empresa: cartão de visita, blocos, canecas, arte da fachada, núcleos das paredes, etc. Tudo isso fará o cliente ter uma experiência única com sua marca. São pequenos detalhes que as grandes marcas ganharam espaço no mercado.

O processo de criação dessa identidade visual precisa de um estudo minucioso sobre a sua marca e posicionamento. Por isso, para ter resultados mais permanentes e satisfatórios, o indicado é contratar alguém da área de design para moldar a essência da empresa em forma de logotipo.

Imaginemos que sua empresa recebe uma premiação ou vira destaque por algum motivo e sai nos meios de comunicação, tendo um logotipo adequado a contabilidade mostrará corretamente a personalidade da marca, atributos, valores, estratégias e posicionamento. As cores, por exemplo, transferem todos esses pontos citados acima.

mesa com paletas de cores

Significado das cores na criação do logotipo

Olha só um guia rápido sobre o que cada cor pode representar:

Vermelho

É a cor da força e da grandeza, da ação e da paixão. É bastante usada em empresas de fast food ou marcas que simbolizam velocidade. Como a cor é capaz de excitar o nosso cérebro, podendo causar sentimento de paixão ou até raiva e agressividade, dizer-la em excesso pode causar irritabilidade.

Amarelo

O amarelo é uma cor brilhante, energizante e acolhedora. Por ser uma cor quente, estimula o intelecto, aumenta o otimismo e a esperança. Por esta razão é muito usada em negócios que precisam transmitir credibilidade, ajudando nas decisões de decisão.

Azul

O azul é uma cor fria, que está relacionado à água e ao céu. Gera uma sensação de calma, tranquilidade, honestidade, lealdade e responsabilidade. Quando usar em uma empresa, a cor pode despertar produtividade, confiança e sucesso.

Laranja

O laranja é uma cor otimista, acolhedora e confortável, ligada à energia e à criatividade, além de transmitir dinamismo e mudança.

Verde

O verde transmite serenidade, harmonia e simplicidade, bem como equilíbrio, riqueza e expansão.

Roxo / Violeta

É a cor da imaginação e espiritualidade, pois transmite uma sensação de calma, sabedoria e confiança. É comumente associada à nobreza, ao luxo, à aristocracia, ao poder e à grandeza.

e-book registro de marcas

Segurança para seu logotipo

Depois de passar por um processo de escolha de logotipo e identidade visual da contabilidade é preciso garantir que essa representação seja somente sua. A partir do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) é possível fazer o Registro de Marca e adquirir esse direito no âmbito nacional.

Tanto o nome quanto o logo da sua marca precisam estar registrados no INPI, apenas ter o CNPJ não oferece exclusividade do uso. Na hora de fazer o registro é importante lembrar que existem quatro tipos:

  • Nominativa: formada por palavras, neologismos e combinações de letras e números. 
  • Figurativa: localização por desenho, imagem, ideograma, forma fantasiosa ou figurativa de letra ou algarismo, e palavras compostas por letras de alfabetos como hebraico, cirílico, árabe, etc.
  • Mista: combinação imagem e palavra.
  • Tridimensional: pode ser considerada marca tridimensional a forma de um produto, quando é capaz de distingui-lo de outros produtos semelhantes.

---

Esse é o ponto chave: levar a experiência ideal já na criação da marca. E aí, pronto para ir em busca de um logotipo perfeito?

* Vale lembrar que esse tipo de informação como Registro de Marca também é importante para seu cliente. Ajude ele a garantir que seu negócio esteja protegido.