criar marca distintiva

Sabe aquelas marcas que você vê e identifica imediatamente a empresa? Ela é inconfundível, única e inesquecível. Em resumo, ela é uma marca distintiva.

O caráter distintivo de uma marca é capaz de representar a identidade da empresa e a diferenciar dos concorrentes, fazendo com que seja facilmente reconhecida no mercado.

Além disso, uma marca distintiva bem construída ajuda a criar conexão emocional com os consumidores, gerando fidelização e aumentando o valor da marca. Por isso, ela também se torna um ativo valioso para a empresa.

Para o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), responsável por avaliar e conceder o registro de marcas no Brasil, a distintividade também é um requisito para que a marca possa ser registrada e, assim, você garanta a proteção da sua propriedade intelectual.

Neste artigo, vamos explorar a importância de criar uma marca distintiva e te dar dicas práticas para ajudar a desenvolver uma marca forte e memorável para o seu negócio.

O que é uma marca distintiva

O INPI define a marca distintiva como um "sinal visualmente perceptível que identifica e distingue produtos e serviços de outros análogos, de procedência ou titularidade diversa, bem como certifica a conformidade dos mesmos com normas técnicas ou especificações técnicas".

Em outras palavras, uma marca distintiva é qualquer sinal que permita identificar produtos ou serviços de uma empresa e diferenciá-los de outras empresas. Pode ser um nome, um logotipo, uma cor, um símbolo ou outro elemento que tenha capacidade de distinguir uma marca.

O INPI leva em conta uma série de requisitos para avaliar se uma marca é distintiva ou não. Entre eles, estão:

  • a originalidade do sinal;
  • o grau de distintividade;
  • a capacidade de ser memorizada pelo público;
  • a facilidade de pronúncia e escrita.

Importância de uma marca distintiva

Ter uma marca distintiva é fundamental para qualquer negócio que deseja se destacar em um mercado competitivo. Afinal, a marca é a forma pela qual o público reconhece uma empresa, produto ou serviço e ninguém quer ser confundido com o concorrente, não é?

Por isso, investir na distintividade de uma marca deve ser uma preocupação do empreendedor desde os primeiros passos da criação. Algumas das principais razões para investir em uma marca distintiva incluem:

Identificação

A marca distintiva permite que os clientes identifiquem facilmente a empresa e seus produtos ou serviços no mercado. Por isso, o caráter distintivo ajuda a criar uma identidade visual forte e reconhecida pelos consumidores.

Isso contribui para o sucesso de diversas estratégias de marketing, desde a criação de embalagens de produtos até campanhas publicitárias, aumentando a eficácia dessas ações.

Diferenciação

A marca distintiva ajuda a empresa a se destacar dos seus concorrentes e a construir sua imagem e reputação no mercado. Além disso, é uma ferramenta importante para a fidelização de clientes.

Quando uma marca fica gravada na mente dos consumidores, ela passa a ser uma referência de qualidade e confiabilidade dos produtos ou serviços e, assim, é capaz de conquistar clientes fieis.

Proteção

De acordo com o INPI, para que uma marca seja registrada, é necessário que ela cumpra diversos requisitos, entre eles, ter caráter distintivo.

Ou seja, a distintividade é um requisito obrigatório para o registro de uma marca e, consequentemente, para impedir que seja usada por terceiros sem autorização.

Valorização

Uma marca distintiva forte pode aumentar o valor da empresa e ser um ativo valioso.

Afinal, uma marca consolidada na mente dos consumidores se torna mais atrativa para investidores e permite uma negociação mais interessante caso você deseje vendê-la.

10 passos para criar uma marca distintiva

Com algumas dicas simples, mas importantes, você será capaz de criar uma marca que seja memorável para os clientes.

Veja, a seguir, um passo a passo para criar uma marca distintiva para o seu negócio:

1.    Pesquise o mercado e a concorrência

Antes de criar sua marca distintiva, é importante conhecer o mercado em que você está inserido e analisar a concorrência. Isso pode ajudá-lo a identificar tendências e evitar a criação de algo que já está sendo usado por outra empresa. Para saber se a marca que você quer já está registrada, faça uma consulta de marca gratuita on-line.

2.    Conheça seu público-alvo

Além do mercado e da concorrência, é importante conhecer bem o público-alvo da empresa, suas preferências e necessidades. Isso permite criar uma marca que seja relevante e atraente para esses consumidores.

3.    Seja autêntico

A autenticidade é a chave para criar uma marca que se destaque na multidão. Não tente imitar outras marcas, seja criativo e original na sua abordagem. Para ter uma marca única e memorável, opte por um nome e um símbolo marcantes e facilmente reconhecíveis e certifique-se de que eles não têm conotações negativas ou ofensivas em outras culturas ou idiomas.

4.    Defina sua personalidade

A marca distintiva deve refletir a identidade visual da sua empresa, incluindo cores, fontes e estilo. Lembre-se que a marca deve estar alinhada com a personalidade e valores da marca para que sua comunicação seja coerente.

5.    Escolha um nome memorável

Um nome fácil de lembrar e pronunciar é importante para ajudar os clientes a lembrar da sua marca. Um bom exemplo é a Nike, que tem um nome curto, sonoro, fácil de memorizar e associar com a marca.

6.    Use cores e imagens impactantes

As cores e imagens são essenciais na identidade visual da marca e devem ser escolhidas com cuidado. Escolha opções impactantes, fáceis de identificar e alinhadas com a personalidade e os valores da marca.

7.    Use fontes legíveis

A escolha da fonte também é importante para a legibilidade da marca. Escolha fontes simples, claras e legíveis e teste em diferentes cores, tamanhos e aplicações. Assim como as cores e imagens, a fonte também deve ser coerente com a personalidade da empresa.

8.    Seja consistente

A consistência é importante para criar uma marca forte e memorável. Use a mesma identidade visual e comunicação em todos os canais de marketing e comunicação da marca.

9.    Faça testes

Antes de lançar sua marca ao público, faça testes com amigos, familiares e clientes em potencial. Isso pode ajudá-lo a identificar possíveis problemas e ajustar algo, se necessário.

10. Proteja sua marca

Após todo o esforço para criar uma marca distintiva, forte e única, você não vai querer vê-la sendo usada indiscriminadamente por outras pessoas, certo? Para evitar que isso aconteça, proteja a sua criação com o registro de marca. Dessa forma, você garante legalmente a propriedade e exclusividade da marca.

--------------------------

Ao seguir as dicas apresentadas neste artigo, você pode criar uma marca que se destaque e deixe uma impressão forte e duradoura em seus clientes. No entanto, não basta apenas criar uma marca memorável. É importante protegê-la por meio do registro de marca, para garantir que ninguém mais possa usá-la sem a sua permissão.

Com uma marca distintiva registrada, você terá mais segurança e tranquilidade ao investir em seu negócio e em sua marca.

Se você tem dúvidas ou mesmo não sabe por onde começar, entre em contato com um de nossos consultores para saber mais.