crescimento de empresa

Uma nova forma de trabalhar. Assim, pode ser definida o que é uma startup. Empresas com ambientes descontraídos, inovadores e com muitas metas para se bater. O que chama atenção para entrar nesse mundo é a liberdade de criação.

Até 18 de fevereiro deste ano, conforme a calculadora do site startupbase.com.br, existem 13.433 startups divididas pelo país. Imagina só quantas e quantas oportunidades de se destacar. Por se tratar de tecnologia e inovação é preciso esquecer o óbvio e escolher sair da caixinha para permanecer nesses ambientes.

Não é só o candidato que precisa ter bons requisitos para entrar no mundo das startups, para conseguir atrair e reter talentos qualificados, as marcas também necessitam chamar a atenção. Ainda mais se tratando de uma empresa que se diz inovadora ou tecnológica.

e-book

5 diferenciais que sua startup deve ter:

Valorize seus talentos

O quesito salarial compatível com a função e benefícios extras são o mínimo que a startup deve oferecer. Muito do que conta para o funcionário é o reconhecimento do que é feito no dia a dia sendo em forma de elogios ou mimos isso fará com que o talento queira permanecer na empresa e contribua ainda mais para que ela cresça.

Tenha um bom ambiente profissional

Todos buscam dias assim: leves e gostosos de se viver. Então, ofereça o máximo de conforto e descontração (sem perder o foco ou deixar tarefas para trás).

Startups já são famosas por oferecerem ambientes totalmente diferentes dos trabalhos convencionais. O local deve ser bem pensado, pois ali os talentos passarão a maior parte do seu tempo. Sem contar também, na fluidez dos relacionamentos. Ter uma equipe que saiba gerir emoções é muito importante para que o coletivo seja beneficiado.

Investimento

Quando você tem uma planta, é preciso regá-la para ter vida, certo? Entrar na vaga foi sim uma grande oportunidade, mas, com o passar do tempo é preciso olhar com carinho e fazer com que aquele talento cresça e se desenvolva.

As oportunidades são sempre bem-vindas. Alguns exemplos são oferecer qualificações, evolução de cargo e aumento de salário.

Ofereça horários flexíveis

Esse é um ponto que já vem sendo modificado, principalmente pós pandemia. As empresas começaram a cobrar muito mais produtividade e entrega de demanda do que um horário fechado exatamente.

Muitas pessoas reclamavam de não ter tempo para aproveitar a vida, pois boa parte de sua semana era consumida pelo trabalho. Com esses novos formatos, como o home office, foi visto que é possível ter uma rotina saudável e ao mesmo tempo entregar o trabalho no tempo certo. Tudo vai de analisar a situação e o cargo disponível.

Dê feedback

O Feedback é muito importante para o desenvolvimento de habilidades do próprio funcionário. Estar em contato constante faz com que ele se sinta visto e também importante para o crescimento da empresa.

Dar a opinião sobre como ele está em relação às expectativas é mostrar que o quer por perto. Além disso, também é necessário ouvir o que o colaborador tem a dizer, pois o “erro” pode não estar somente nas mãos dele.

mulher trabalhando feliz

#DicaBônus Quais são os valores da sua marca?

Parece algo simples, não é mesmo? Porém, quem gera conexão é quem tem valor. Assim como o foco sempre é no cliente, o funcionário só vai saber passar o valor real do seu produto se fizer parte dele.

Os talentos que se aproximarão da sua marca serão aqueles que além do serviço se identificam com a forma que conduzem a vivência. A escolha desses valores vai definir sensações como alegria, confiança, segurança e diversão.

Como exemplo podemos trazer os valores da própria Consolide Registro de Marcas. Divididos em seis pilares, as pessoas que trabalham na empresa compactuam ou tem como parte do seu estilo de vida. São eles:

  1. Honestidade
  2. Resiliência
  3. Resultado
  4. Compromisso
  5. Comunicação
  6. Alegria

>> Como descubro se minha ideia de startup é boa para o mercado? Veja nossas dicas. <<

 

------

Nós da Consolide Registro de Marcas apoiamos a diversidade e a expressão. Acreditamos que a honestidade e a comunicação são capazes de tornar o mundo melhor. Quer trabalhar conosco? Clique aqui para conferir nossas vagas.

Gostou desse conteúdo? Conte para nós nos comentários.