Você tem uma ideia, que a princípio considerou genial e inovadora, porém passou a se questionar se ela é mesmo viável? Quer saber como descobrir se sua ideia de startup é boa para o mercado? Neste artigo você encontrará seis passos que vão ajudar você a validar sua ideia.

Como descobrir se sua ideia de startup é boa mesmo

#1 Conheça o problema que você deseja resolver

Antes de desenvolver sua ideia você precisa se perguntar qual problema ela irá resolver. Ao pensar nesse problema, não complique demais. Ele deve ser descrito em apenas uma sentença, de forma clara. Veja um exemplo:

É difícil organizar as finanças pessoais e controlar os gastos. Solução: App Organizze.

Pense em como sua ideia vai solucionar este problema, e se essa solução é uma prioridade para o mercado que você deseja conquistar. Pense na criação de sua marca. 

#2 Qual será seu mercado? Ele precisa do seu produto?

Depois de conhecer o problema que você pretende resolver, você deve pensar no seu público alvo. Para quem será essa solução? Crie uma ou mais personas para responder a essa pergunta.

Uma persona é uma representação do seu cliente ideal. Ela é criada com base em dados reais sobre comportamento e características dos seus clientes. Porém, nessa fase você ainda não possui clientes. Por isso, essa primeira persona pode ser criada a partir de características que você identifica nos seus possíveis compradores.

Exemplo de persona

Vamos supor que a sua ideia de startup é voltada para o mercado da beleza. Um exemplo de persona simples, poderia ser:

Nome: Ana Clara Martins

Idade: 23

Estudante Universitária

Desenvolvendo essas personas você será capaz de conhecer melhor seus possíveis clientes e assim perceber como sua ideia se encaixaria na sua rotina. Também será capaz de definir se sua solução é mesmo necessária para esse público.

#3 Sua ideia tem alto potencial de crescimento?

Muitas ideias começam pequenas, mas com um grande potencial. Como exemplo podemos citar o Facebook, que começou como uma rede social apenas para estudantes de Harvard e hoje é a maior rede social do mundo.

Pense: minha ideia de negócio pode ser expandida? Ela tem um bom potencial de crescimento? Se a resposta for sim, já é um grande indicativo de que sua ideia de startup é boa para o mercado.

#4 Descubra quais serão seus concorrentes e as soluções já existentes

A concorrência é uma das primeiras barreiras que encontramos ao criar um novo negócio. Mesmo que você acredite que sua ideia seja inovadora, já podem existir empresas que ofereçam essa solução ou algo bastante semelhante.

Isso não necessariamente precisa dar fim ao seu projeto. Por um lado, será mais difícil se diferenciar, mas por outro você pode conhecer bem seu concorrente e desenvolver algo ainda melhor.

Para conhecer as soluções já existentes comece realizando uma busca na internet. Nesse momento, é importante que você realize a busca da maneira que acredita que sua persona pesquisaria ao se deparar com o problema que você definiu.

Procure conversar com alguns possíveis consumidores. Pergunte como eles resolvem o problema que você definiu, sem expor a sua ideia. Essas conversas são importantes, pois podem gerar insights que vão te ajudar a aperfeiçoar seu projeto.

Entenda como as empresas que serão concorrentes do seu negócio conseguiram escalar sua ideia. Pesquise:

  • O investimento que elas receberam;
  • Qual foi o crescimento que elas tiveram até então;
  • Quantos usuários ou clientes elas possuem.

Busque também por falhas, pois apresentar uma solução que não tenha os mesmos problemas, pode destacar sua ideia e apresentá-la como uma alternativa melhor.

#5 Valide a demanda

Antes de começar a desenvolver sua ideia, você precisa validar a demanda, ou seja, ter certeza que ela existe.

É necessário que você realize uma pesquisa de mercado ou questionário, que deve ser respondido por pessoas que tenham o perfil dos consumidores que você deseja conquistar. Outra opção, são entrevistas que ajudem a avaliar se existe realmente a necessidade daquela solução.

Essas pesquisas precisam mostrar a você como seus possíveis clientes resolvem o problema que você definiu, se eles gostam da forma que eles resolvem, se gostariam de ter uma solução melhor e quanto pagariam por essa solução.

#6 Escolha um bom nome e garanta sua exclusividade

Escolher a marca da sua startup é um passo importante para garantir seu sucesso, pois é através dela que seu negócio será identificado.

Caso você já tenha uma ideia para o nome da sua nova empresa, é imprescindível que você pesquise se já existe uma marca igual ou parecida no mesmo segmento. Isso é importante, para que você não acabe colocando um produto ou serviço no mercado com uma marca que não poderá ser registrada e depois ter que acabar realizando a troca.

No Brasil existe um órgão que regula o registro de marcas e patentes, o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). O instituto disponibiliza para consulta pública os registros de marcas que já existem e também aqueles que estão em andamento.

O Registro de uma Marca é o que protege de fato aquela determinada marca, tal como a escritura de um imóvel. Portanto, você não pode usar um nome que já foi registrado. 

É preciso fazer uma pesquisa de marcas registradas no site do INPI bem criteriosa, levando em consideração o logo e o nome completo, além de prefixos e combinações variadas.

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