Se você mora em cidades maiores, bate aquela fome e precisa comer algo bom e rápido… Os benditos fast foods são a salvação. Quanto mais organizada a franquia, mais fãs ela ganha.

Um caso de amor de muita gente são os famosos lanches do Burger King. A marca chegou ao Brasil em 2004, mas somente em 2011 começou a expandir com a venda da rede.

Atualmente, no país são mais de 16 mil colaboradores, em todos os estados e com mais de 850 pontos de venda.

É bem possível que você já tenha experimentado um lanche do BK. E, nesse artigo, você conhecerá um pouco mais sobre a marca.

História do Burger King

O início de tudo o que hoje esse marca representa foi sonhado por Matthew Burns e Keith J. Kramer, em Jacksonville, na ensolarada Flórida.

O restaurante de alimentação rápida se chamava Insta-Burger King. Porém, com pouco mais de um ano e por motivo de dificuldades financeiras, dois homens com experiência no ramo W. McLamore e David Edgerton compraram o negócio que passou a se chamar somente Burger King.

Anos mais tarde, em 1967, a rede de restaurantes foi novamente vendida para uma tradicional empresa do ramo de panificação Pillsbury Company.

Sim, aquela dúvida que não quer calar: o BK foi inspirado no MCDonald 's… e muita história já rolou entre essas marcas.

Depois de 1974, o forte investimento em publicidade refletiu na imagem poderosa que o BK tem formado hoje. Provocar a concorrência nunca foi problema para eles, com slogans comparativos.

Uma das propagandas mais engraçadas e criativas criadas pelo BK foi a provocação feita com o mascote do MCDonald 's indo comer na rede e com a seguinte frase: “Por que comer com um palhaço quando se pode jantar com o rei?”.

(Foto: Divulgação)

Em 2015, com uma bela estratégia de marketing para as duas redes entrarem para a história da publicidade, o BK deu a ideia de criar o “McWhopper”, um sanduíche que misturava os lanches mais famosos das duas redes, em comemoração ao “Dia Mundial da Paz”. Porém, o concorrente não aceitou a ideia.

Nesse meio tempo, muitas coisas foram implantadas. Como o drive-thru (entrega dos lanches nos carros), várias e várias linhas de sanduíches e itens novos no cardápio.

Em 2010, após ter passado por outras negociações, a rede foi comprada por US $4 bilhões, pelo fundo 3G Capital, que concentra os investimentos dos brasileiros, Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira.

Explorando a identidade visual do BK

Essa é a linha do tempo e alterações no logotipo do Burger King:

(Foto: Divulgação)

O primeiro logo não se tem uma definição correta pelo motivo da criação, uma das hipóteses é que tenha sido criado em homenagem a Miami pelo clima ensolarado.

A relação com o hambúrguer só apareceu em 1969 e com o tempo só foi modernizado e aprimorado detalhes. A última versão foi atualizada em 1999.

Uma das diferenças mais marcantes veio com a inserção do rei, o mascote da rede e, que ao longo do tempo, também teve alterações em seu visual.

(Foto: Divulgação)

O que aprender com o Burger King?

Competir com uma das maiores marcas de fast foods do mundo não é simples. Então, a história do Burger King merece reconhecimento.

Com ela, também é possível aprender várias coisas para aplicar em seu negócio. Aqui estão algumas delas:

  • Admire marcas do mesmo ramo. Não é porque é da mesma área que não pode ter uma referência e inspiração. A história de sucesso do McDonald 's fez Matthew Burns e Keith J. Kramer inaugurar o Insta-Burger King.
  • Ouse no licenciamento de produtos. Até mesmo perfume com cheiro de carne o BK teve produção.
  • Dê espaço às tendências. A partir de 1975, implantou o Drive-thru. O serviço representa hoje aproximadamente 45% do faturamento do Burger King.

Quatro pilares sustentam a marca Burger King: ser a preferida, mais rentável, trabalhar com pessoas talentosas e ter uma forte presença nacional. Acredita que eles concretizam esses objetivos?

Deixe nos comentários o que você achou da história dessa marca e se ela faz parte do seu dia a dia.