Poucas plataformas digitais são tão férteis e têm um alcance tão amplo quanto o Instagram.  Uma mistura de rede social com blog, de plataforma de vídeos com aplicativo de mensagens instantâneas: o Instagram se tornou uma importante forma de divulgação - de pessoas e de negócios. 

Criar conteúdo digital para a rede social nem sempre é fácil. Envolve criatividade, atualização com as tendências e tempo de sobra. Você e seu negócio estão precisando de ideias de conteúdo para Instagram? A gente pode ajudar você! Esta programação de conteúdo tem assuntos para todos os dias da semana durante 31 dias, para aplicar ao seu nicho. 

Mas antes, entenda todos os recursos do aplicativo.

O que é o Instagram?

De forma rápida, podemos dizer que o Instagram é um aplicativo de compartilhamento de fotos e vídeos, em que você pode adicionar textos, usar hashtags estratégicas, marcar amigos e compartilhar sua localização. Simples assim. Mas o Instagram oferece mais do que isso. Ele oferece uma experiência completa ao usuário, e por isso se tornou a rede social mais acessada no mundo. 

Percebendo o potencial das funcionalidades do Instagram, Mark Zuckerberg - aquele mesmo, o fundador do Facebook - comprou a rede social por 1 bilhão de dólares em 2012. A partir daí, o Insta passou a oferecer outras funções, como compartilhamento de vídeos, stories e IGTV, se transformando ao longo do tempo em uma plataforma completa para pessoas e negócios.

Portanto, se a sua empresa ainda não está no instagram, considere baixar o aplicativo hoje mesmo!

Principais recursos do Instagram 

Veja os principais recursos do Instagram que podem ajudar na divulgação do seu negócio.

Feed

O feed é a “cara” de um perfil no Instagram. É onde suas fotos serão compartilhadas para ficarem organizadas e conduzirem clientes para interagir com curtidas, comentários e compartilhamentos. Um feed organizado vai ajudar os seguidores a acompanharem as suas postagens.

Stories

De acordo com o estudo Inside Video, no Brasil o consumo geral de vídeos aumentou 80% em 2020, sendo que no mundo todo os acessos cresceram 65%. Em redes sociais, o crescimento nacional foi de 72%, enquanto o mundial foi de 57%. 

Aproveitando o crescimento do consumo de vídeos, os stories no Instagram vieram para ficar. Com essa ferramenta, você pode inserir vídeos curtos de 15 segundos, postar fotos, mostrar o seu dia a dia, compartilhar o cotidiano de seu negócio e interagir com seus clientes. O legal desse recurso é que você pode colocar filtros, escrever textos curtos, fazer enquetes, adicionar gifs e figurinhas, e até inserir músicas. 

Os filtros são uma espécie de máscara que você coloca sobre a sua postagem. Em “Localização”, por exemplo, você pode marcar o lugar em que se encontra. Há outras funcionalidades, como a contagem regressiva, os testes, cores, temperatura, emojis, etc. 

Ou seja, os stories servem para compartilhar o dia a dia, postar promoções, falar sobre um produto ou serviço. Por ser um recurso que desaparece depois de 24 horas, você pode priorizar o conteúdo que precisa ser consumido instantaneamente. Para fotos mais elaboradas, prefira a postagem no feed do Instagram, que deixa as imagens permanentemente.

Reels

Para concorrer diretamente com o Tik Tok - rede social original da China, específica para vídeos curtos - o Instagram criou mais um recurso dentro da plataforma: o Reels. Tal como a concorrente, o Reels permite a criação de vídeos de até 15 segundos, sendo possível adicionar efeitos sonoros e visuais. Pode ser editado na própria plataforma, de forma intuitiva e simples.

IGTV

O IGTV é outro recurso do Instagram que nasceu para bater de frente com a concorrência. Similar ao Youtube, plataforma de compartilhamento de vídeos, o IGTV (Instagram TV) agrega a funcionalidade de uma rede social com o formato de vídeos pensado para celular. 

Um prato cheio para quem gosta de postar vídeos mais longos - já que no feed do Instagram os vídeos têm um limite de tempo de até 60 segundos. Então, no IGTV você pode postar vídeos de até 1 hora - caso tenha um perfil comercial - e de até 10 minutos se a sua conta for pessoal.

Lives

O termo “live” em inglês significa “transmissão ao vivo”, e aparece em destaque nas opções de stories. É um recurso excelente para você bater papo com clientes em tempo real, responder perguntas e dúvidas, mostrar tutoriais, conversar com pessoas convidadas, mostrar o seu serviço ou os seus produtos, trazer lançamentos, etc. 

Por ser um formato mais descontraído, as lives no Instagram são ótimas também para gerar vendas. Lojas que vendem produtos podem utilizar as transmissões ao vivo para apresentar as novidades. Dica: crie sempre um roteiro com tudo que pretende abordar no vídeo, antes de iniciar a live! 

Planejando o conteúdo do Instagram

O Instagram é uma ferramenta visual, e você sabe o que mais as pessoas gostam de ver nesta rede social? Pessoas. Isso mesmo, as pessoas gostam de ver outras pessoas. Então, pergunte-se: quais as histórias que eu posso contar através das minhas fotos?

Programe postagens no Instagram que mostram pessoas usando seu produto ou compartilhe fotos de seu cotidiano como empreendedor. O que poderá inspirar seus seguidores em seu trabalho e em suas vidas? Veja algumas dicas para o planejamento de seu conteúdo no Instagram.

1. Use fotos de boa qualidade

Por ser uma rede social baseada em imagens, as fotos precisam ser de qualidade, com boa iluminação. Mantenha seu feed com uma aparência harmônica, postando apenas suas melhores fotos. Ao planejar um post, utilize as três questões a seguir:

  • A foto é de boa qualidade?
  • Corresponde à estética geral do feed?
  • A foto é consistente com o nicho que você pretende atingir?

Geralmente, esses três critérios já são suficientes para você manter um padrão em seu perfil. Se você quer dar um próximo passo na qualidade de suas imagens, utilize o Lightroom ou um aplicativo de edição de fotos semelhante para coordenar a cor e a iluminação das fotos com as demais.  

Manter a harmonia do feed do Instagram é uma parte essencial da marca e garantirá que você se destaque em relação a outras contas semelhantes! Lembre-se: as pessoas adoram consistência, por isso é importante manter o que torna sua marca desejada e aumentar o número de seguidores!

2. Adicione a localização

Adicionar a localização de sua loja ou estabelecimento em cada post no Instagram é sempre positivo. Caso você não tenha um espaço físico, identifique a maior cidade próxima, para manter a privacidade e, ao mesmo tempo, otimizar seu alcance.

Se estiver viajando, sempre marque um local em todas as suas fotos e stories. Como os usuários do Instagram podem pesquisar imagens de acordo com a localização, esse é um meio essencial de exposição de sua marca, que pode até aumentar as visualizações do perfil no Instagram. As postagens que incluem um local marcado podem receber até 79% a mais de engajamento!

Veja como adicionar a localização em suas fotos:

3. Esteja atento às mudanças do Instagram

O Instagram vem anunciando mudanças na plataforma, como por exemplo a priorização da entrega de conteúdo em vídeo. Muitas dessas mudanças se devem ao sucesso do concorrente Tik Tok, um aplicativo de compartilhamento de vídeos rápidos. 

A cada ano que passa, uma nova funcionalidade aparece no Instagram, portanto esteja sempre atualizado com as novidades para não deixar o seu perfil para trás.

4. Mencione clientes e outras marcas

Como já falamos, pessoas adoram ver pessoas :) Então utilize esta máxima a seu favor: marque o perfil de clientes, parceiros e amigos que utilizarem os produtos de sua marca ou fecharem negócio com você. Isso gera compartilhamento e faz com que seus seguidores sintam-se prestigiados. 

5. Meça os resultados

Sente-se ao final de cada mês e analise suas postagens, avaliando quais geraram mais engajamento. O que elas têm em comum? Quais imagens atraíram mais engajamento? Qual formato performou melhor: vídeo ou foto? Stories ou postagens no feed? Faça esta avaliação básica por alguns meses e perceba se há alguma diferença na forma como as pessoas reagiram às postagens.

Lembre-se: nem sempre as recomendações de táticas que funcionaram em outro negócio podem funcionar para você. Quando falamos em mídia social e marketing de conteúdo para negócios online, há vários fatores que contribuem para o sucesso do perfil, como o tamanho do público, os interesses do seu público e a maneira como você fala com ele.

31 ideias de conteúdo para instagram (1 para cada dia do mês!)

Agora sim, vamos às ideias de conteúdo para Instagram que podem ser úteis! Acompanhe 31 dicas de conteúdos que podem ser usadas no feed, nos stories, no IGTV ou até mesmo no Reels:

  1. Apresente seu negócio e quem está por trás dele
  2. Compartilhe as metas de sua marca para o próximo trimestre
  3. Dê uma dica relacionada ao seu principal produto ou serviço
  4. Crie um tutorial de como usar uma ferramenta digital para administrar seu negócio
  5. Ofereça uma dica de organização de sua mesa de trabalho
  6. Mostre sua agenda para a próxima semana
  7. Comemore o número de vendas da semana
  8. Compartilhe uma citação ou frase de algum empreendedor que o inspira
  9. Fale sobre um curso que você fez e gostou
  10. Fale sobre um momento decisivo na criação de seu negócio
  11. Compartilhe as mudanças que você fez em sua empresa
  12. Divulgue dados sobre o nicho de seu negócio
  13. Faça uma live de vendas
  14. 3 erros que as pessoas cometem em seu nicho
  15. Compartilhe depoimentos de clientes
  16. Mostre os bastidores de seu dia de trabalho
  17. Crie uma enquete para o seu público
  18. Conte uma história de fracasso e o que você aprendeu com ela
  19. Dica do livro que mudou a sua vida profissional
  20. Mostre um produto sendo enviado ou uma reunião com cliente
  21. Fale sobre o que ou quem te inspira
  22. Conte fatos curiosos sobre sua história como empreendedor
  23. Marque perfis de empreendedores que inspiram o ano todo
  24. Compartilhe um checklist de coisas que não podem faltar em sua vida
  25. Poste um meme engraçado que tenha a ver com seu nicho
  26. Esclareça mitos e verdades do seu nicho
  27. Indique filmes sobre o seu nicho
  28. Abra uma caixinha de perguntas e compartilhe as respostas em vídeo
  29. Conte como escolheu o nome de sua marca
  30. Mostre um pouco do novo projeto em que está trabalhando
  31. Fale sobre tendências e novidades de seu nicho

-----------

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos empreendedores!